CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@2 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar como se dá a inclusão da criança deficiente nas salas regulares da Educação Infantil do município de Vitória, à luz das representações sociointerativas da criança deficiente com o meio que a cerca, levando em consideração três pressupostos básicos de análise: as concepções de educação, infância e inclusão. A pesquisa foi desenvolvida num centro municipal de Educação Infantil pertencente ao Sistema Municipal de Ensino de Vitória, a partir da perspectiva do estudo de caso, tendo como sujeitos um grupo de crianças de uma sala de pré-escola com criança deficiente em processo de inclusão, a professora da turma, o corpo técnico-administrativo, bem como o serviço de assessoramento de Educação Infantil e Educação Especial da Secretaria de Educação. Tendo como pressuposto analítico o processo inclusivista desenvolvido na Educação Infantil do município de Vitória, o estudo realizado buscou considerar e entender que concepções de infância e de Educação Especial - inclusão - fazem parte do discurso de quem está à frente do processo educacional - professor, diretor, pedagogo, assessor - e daquele que se reflete na prática, no cotidiano das crianças em interação com as outras crianças - com e sem deficiência diagnosticada - e com os adultos que faziam parte desse contexto. Para tanto, os dados obtidos foram analisados tendo como principais interlocutores a literatura contemporânea, que trata da inclusão de indivíduos deficientes nas salas regulares do ensino, e os estudos desenvolvidos por Vygotsky, pelo fato de que esse teórico entendia o ser humano como um ser que possui, produz e reproduz história e cultura. A pesquisa evidenciou uma distância entre o que se fala acerca da inclusão e do cotidiano dos atores do processo educacional. Além disso, pôde-se perceber que existem diferentes ações no contexto pesquisado que, ao invés de incluir, parecem causar a exclusão no processo de escolarização, e isso a partir da Educação Infantil. |
id |
PUC_RIO-1_8a5f56223e365caa068e9de84dd270d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:8368 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIAINFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO EM VITÓRIA2005-12-14SONIA KRAMER31630863734lattes.cnpq.br/6812712541815164MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVESROSALIA MARIA DUARTESONIA KRAMERCECILIA MARIA ALDIGUERI GOULARTDENISE MEYRELLES DE JESUS00792346742ROGERIO DRAGOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste estudo teve como objetivo investigar como se dá a inclusão da criança deficiente nas salas regulares da Educação Infantil do município de Vitória, à luz das representações sociointerativas da criança deficiente com o meio que a cerca, levando em consideração três pressupostos básicos de análise: as concepções de educação, infância e inclusão. A pesquisa foi desenvolvida num centro municipal de Educação Infantil pertencente ao Sistema Municipal de Ensino de Vitória, a partir da perspectiva do estudo de caso, tendo como sujeitos um grupo de crianças de uma sala de pré-escola com criança deficiente em processo de inclusão, a professora da turma, o corpo técnico-administrativo, bem como o serviço de assessoramento de Educação Infantil e Educação Especial da Secretaria de Educação. Tendo como pressuposto analítico o processo inclusivista desenvolvido na Educação Infantil do município de Vitória, o estudo realizado buscou considerar e entender que concepções de infância e de Educação Especial - inclusão - fazem parte do discurso de quem está à frente do processo educacional - professor, diretor, pedagogo, assessor - e daquele que se reflete na prática, no cotidiano das crianças em interação com as outras crianças - com e sem deficiência diagnosticada - e com os adultos que faziam parte desse contexto. Para tanto, os dados obtidos foram analisados tendo como principais interlocutores a literatura contemporânea, que trata da inclusão de indivíduos deficientes nas salas regulares do ensino, e os estudos desenvolvidos por Vygotsky, pelo fato de que esse teórico entendia o ser humano como um ser que possui, produz e reproduz história e cultura. A pesquisa evidenciou uma distância entre o que se fala acerca da inclusão e do cotidiano dos atores do processo educacional. Além disso, pôde-se perceber que existem diferentes ações no contexto pesquisado que, ao invés de incluir, parecem causar a exclusão no processo de escolarização, e isso a partir da Educação Infantil.This paper aims at investigating how disabled children are integrated in main steam preschool in the municipality of Vitória, taking into view social-interactive representations of disable children and their surrounding environment. Three basic analytical assumptions are taken into consideration: concepts of education, childhood and inclusion. The research was carried out at a municipal center for primary education belonging to the Municipal Education System of Vitória. The starting point was the perspective of case study, having as subjects a preschool children class with disabled children undergoing inclusion process, the group´s teacher, the technical and administrative board, as well as the assistance service for preschool children and special education of the Department of Education. Having as analytical assumption the inclusion process developed for preschool education of the municipality of Vitória, the study aimed at considering and understanding which conceptions of childhood and special education - inclusion - comprise the speech of the individuals in charge of the educational process - teacher, principal, pedagogue, assessor - and what is reflected in practice, in the everyday experience of children undergoing the interaction process with other children - both with and without diagnosed disability - and with adults that are part of such context. In order to accomplish that, all data obtained was analyzed in view of contemporaneous literature on inclusion of disabled subjects in main stream classrooms and the studies developed by Vygotsky, who understood human beings as subjects that have, produce and reproduce history and culture. The research was able to evidence the distance between what is said about inclusion and the everyday experience of the actors involved in the educational process. Besides, it could also bring forth the different actions within the researched in the schooling process, and that from primary education on.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:47:50Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8368Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO EM VITÓRIA |
title |
CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA |
spellingShingle |
CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA ROGERIO DRAGO |
title_short |
CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA |
title_full |
CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA |
title_fullStr |
CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA |
title_full_unstemmed |
CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA |
title_sort |
CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ROGERIO DRAGO |
author_facet |
ROGERIO DRAGO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SONIA KRAMER |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
31630863734 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6812712541815164 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
SONIA KRAMER |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CECILIA MARIA ALDIGUERI GOULART |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
DENISE MEYRELLES DE JESUS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00792346742 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROGERIO DRAGO |
contributor_str_mv |
SONIA KRAMER MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES ROSALIA MARIA DUARTE SONIA KRAMER CECILIA MARIA ALDIGUERI GOULART DENISE MEYRELLES DE JESUS |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar como se dá a inclusão da criança deficiente nas salas regulares da Educação Infantil do município de Vitória, à luz das representações sociointerativas da criança deficiente com o meio que a cerca, levando em consideração três pressupostos básicos de análise: as concepções de educação, infância e inclusão. A pesquisa foi desenvolvida num centro municipal de Educação Infantil pertencente ao Sistema Municipal de Ensino de Vitória, a partir da perspectiva do estudo de caso, tendo como sujeitos um grupo de crianças de uma sala de pré-escola com criança deficiente em processo de inclusão, a professora da turma, o corpo técnico-administrativo, bem como o serviço de assessoramento de Educação Infantil e Educação Especial da Secretaria de Educação. Tendo como pressuposto analítico o processo inclusivista desenvolvido na Educação Infantil do município de Vitória, o estudo realizado buscou considerar e entender que concepções de infância e de Educação Especial - inclusão - fazem parte do discurso de quem está à frente do processo educacional - professor, diretor, pedagogo, assessor - e daquele que se reflete na prática, no cotidiano das crianças em interação com as outras crianças - com e sem deficiência diagnosticada - e com os adultos que faziam parte desse contexto. Para tanto, os dados obtidos foram analisados tendo como principais interlocutores a literatura contemporânea, que trata da inclusão de indivíduos deficientes nas salas regulares do ensino, e os estudos desenvolvidos por Vygotsky, pelo fato de que esse teórico entendia o ser humano como um ser que possui, produz e reproduz história e cultura. A pesquisa evidenciou uma distância entre o que se fala acerca da inclusão e do cotidiano dos atores do processo educacional. Além disso, pôde-se perceber que existem diferentes ações no contexto pesquisado que, ao invés de incluir, parecem causar a exclusão no processo de escolarização, e isso a partir da Educação Infantil. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324887936630784 |