Inclusion and early childhood education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa eng |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214 |
Resumo: | O direito de todos à educação de qualidade tem se constituído em meta nas políticas públicas sociais, frente às desigualdades engendradas pelas/nas condições de existência humana, o que, sem dúvida, configurou avanços direcionados a minimizar essas desigualdades. Entretanto, equívocos e contradições persistem, no que diz respeito à esfera educacional, tensionando o debate acerca das possibilidades de superação dessas desigualdades e de garantia desse direito, determinando, também, retrocessos que, indubitavelmente, afetam a inclusão de crianças da Educação Infantil nos processos educativos, a depender da maneira como tais processos são compreendidos e de como isso se refrata no trabalho educativo. |
id |
UNESP-15_5e329ca093dbef523ecfbc304c73d956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12214 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusion and early childhood educationInclusión y educación infantilInclusão e educação infantilO direito de todos à educação de qualidade tem se constituído em meta nas políticas públicas sociais, frente às desigualdades engendradas pelas/nas condições de existência humana, o que, sem dúvida, configurou avanços direcionados a minimizar essas desigualdades. Entretanto, equívocos e contradições persistem, no que diz respeito à esfera educacional, tensionando o debate acerca das possibilidades de superação dessas desigualdades e de garantia desse direito, determinando, também, retrocessos que, indubitavelmente, afetam a inclusão de crianças da Educação Infantil nos processos educativos, a depender da maneira como tais processos são compreendidos e de como isso se refrata no trabalho educativo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1221410.21723/riaee.v14iesp.1.12214Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2019) v .14, n. esp. 1, abr. - Dossiê Inclusão e Educação Infantil; 635-640Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2019) v .14, n. esp. 1, abr. - Dossiê Inclusão e Educação Infantil; 635-6401982-55872446-860610.21723/riaee.v14iesp.1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspaenghttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8044https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8045https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8046https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8921Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiroto, Claudia Regina MoscaVitta, Fabiana Cristina Frigieri deAraujo, Luciana Aparacida de2020-12-04T00:16:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12214Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-04T00:16:43Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusion and early childhood education Inclusión y educación infantil Inclusão e educação infantil |
title |
Inclusion and early childhood education |
spellingShingle |
Inclusion and early childhood education Giroto, Claudia Regina Mosca |
title_short |
Inclusion and early childhood education |
title_full |
Inclusion and early childhood education |
title_fullStr |
Inclusion and early childhood education |
title_full_unstemmed |
Inclusion and early childhood education |
title_sort |
Inclusion and early childhood education |
author |
Giroto, Claudia Regina Mosca |
author_facet |
Giroto, Claudia Regina Mosca Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de Araujo, Luciana Aparacida de |
author_role |
author |
author2 |
Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de Araujo, Luciana Aparacida de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giroto, Claudia Regina Mosca Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de Araujo, Luciana Aparacida de |
description |
O direito de todos à educação de qualidade tem se constituído em meta nas políticas públicas sociais, frente às desigualdades engendradas pelas/nas condições de existência humana, o que, sem dúvida, configurou avanços direcionados a minimizar essas desigualdades. Entretanto, equívocos e contradições persistem, no que diz respeito à esfera educacional, tensionando o debate acerca das possibilidades de superação dessas desigualdades e de garantia desse direito, determinando, também, retrocessos que, indubitavelmente, afetam a inclusão de crianças da Educação Infantil nos processos educativos, a depender da maneira como tais processos são compreendidos e de como isso se refrata no trabalho educativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214 10.21723/riaee.v14iesp.1.12214 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v14iesp.1.12214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa eng |
language |
por spa eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8044 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8045 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8046 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2019) v .14, n. esp. 1, abr. - Dossiê Inclusão e Educação Infantil; 635-640 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2019) v .14, n. esp. 1, abr. - Dossiê Inclusão e Educação Infantil; 635-640 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v14iesp.1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215857181229056 |