[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950
Resumo: [pt] O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização amplamente utilizada para a geração de sombras de superfícies arbitrárias em tempo real. No entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois problemas de difícil resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência serrilhada das bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de modelos CAD (Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores, devido à existência de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado grau de complexidade em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise detalhada dos problemas de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando trabalhos de diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas para melhoria de algoritmos existentes: o alinhamento de amostras independente de programas de vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light- Space Perspective Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em profundidade. Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes algoritmos quando aplicados a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade de implementação, qualidade visual e eficiência computacional.
id PUC_RIO-1_8ddb8028cf149dcdb95fdb8057c0a7df
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9950
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD [en] REAL-TIME SHADOW MAPPING TECHNIQUES FOR CAD MODELS [pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL[pt] ANTI-SERRILHAMENTO[pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS[pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS[en] REAL TIME RENDERING[en] ANTI-ALIASING[en] SHADOW MAPPING[en] SHADOW ALGORITHMS[pt] O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização amplamente utilizada para a geração de sombras de superfícies arbitrárias em tempo real. No entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois problemas de difícil resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência serrilhada das bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de modelos CAD (Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores, devido à existência de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado grau de complexidade em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise detalhada dos problemas de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando trabalhos de diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas para melhoria de algoritmos existentes: o alinhamento de amostras independente de programas de vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light- Space Perspective Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em profundidade. Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes algoritmos quando aplicados a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade de implementação, qualidade visual e eficiência computacional.[en] Shadow mapping is a widely used rendering technique for shadow generation on arbitrary surfaces. However, because of the limited resolution available for sampling the scene, the algorithm presents two difficult problems to be solved: the incorrect self-shadowing of objects and the jagged appearance of shadow borders, also known as aliasing. Generating shadows for CAD (Computer-Aided Design) models presents additional challenges, due to the existence of many thin complex-silhouette objects and the high depth complexity. In this work, we present a detailed analysis of self-shadowing and aliasing by reviewing and building on works from different authors. We also propose some impromevents to existing algorithms: sample alignment without vertex shaders, a generalized parameter for the LiSPSM (Light-Space Perspective Shadow Map) algorithm, and an adaptive z- partitioning scheme. Finally, we investigate the effectiveness of different algorithms when applied to CAD models, considering ease of implementation, visual quality and computational efficiency.MAXWELLWALDEMAR CELES FILHOVITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO2007-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9950Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
[en] REAL-TIME SHADOW MAPPING TECHNIQUES FOR CAD MODELS
title [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
spellingShingle [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO
[pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL
[pt] ANTI-SERRILHAMENTO
[pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS
[pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS
[en] REAL TIME RENDERING
[en] ANTI-ALIASING
[en] SHADOW MAPPING
[en] SHADOW ALGORITHMS
title_short [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
title_full [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
title_fullStr [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
title_full_unstemmed [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
title_sort [pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
author VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO
author_facet VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv WALDEMAR CELES FILHO
dc.contributor.author.fl_str_mv VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL
[pt] ANTI-SERRILHAMENTO
[pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS
[pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS
[en] REAL TIME RENDERING
[en] ANTI-ALIASING
[en] SHADOW MAPPING
[en] SHADOW ALGORITHMS
topic [pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL
[pt] ANTI-SERRILHAMENTO
[pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS
[pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS
[en] REAL TIME RENDERING
[en] ANTI-ALIASING
[en] SHADOW MAPPING
[en] SHADOW ALGORITHMS
description [pt] O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização amplamente utilizada para a geração de sombras de superfícies arbitrárias em tempo real. No entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois problemas de difícil resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência serrilhada das bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de modelos CAD (Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores, devido à existência de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado grau de complexidade em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise detalhada dos problemas de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando trabalhos de diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas para melhoria de algoritmos existentes: o alinhamento de amostras independente de programas de vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light- Space Perspective Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em profundidade. Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes algoritmos quando aplicados a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade de implementação, qualidade visual e eficiência computacional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822563243622400