[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950 |
Resumo: | [pt] O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização amplamente utilizada para a geração de sombras de superfícies arbitrárias em tempo real. No entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois problemas de difícil resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência serrilhada das bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de modelos CAD (Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores, devido à existência de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado grau de complexidade em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise detalhada dos problemas de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando trabalhos de diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas para melhoria de algoritmos existentes: o alinhamento de amostras independente de programas de vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light- Space Perspective Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em profundidade. Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes algoritmos quando aplicados a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade de implementação, qualidade visual e eficiência computacional. |
id |
PUC_RIO-1_8ddb8028cf149dcdb95fdb8057c0a7df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:9950 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD [en] REAL-TIME SHADOW MAPPING TECHNIQUES FOR CAD MODELS [pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL[pt] ANTI-SERRILHAMENTO[pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS[pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS[en] REAL TIME RENDERING[en] ANTI-ALIASING[en] SHADOW MAPPING[en] SHADOW ALGORITHMS[pt] O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização amplamente utilizada para a geração de sombras de superfícies arbitrárias em tempo real. No entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois problemas de difícil resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência serrilhada das bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de modelos CAD (Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores, devido à existência de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado grau de complexidade em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise detalhada dos problemas de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando trabalhos de diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas para melhoria de algoritmos existentes: o alinhamento de amostras independente de programas de vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light- Space Perspective Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em profundidade. Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes algoritmos quando aplicados a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade de implementação, qualidade visual e eficiência computacional.[en] Shadow mapping is a widely used rendering technique for shadow generation on arbitrary surfaces. However, because of the limited resolution available for sampling the scene, the algorithm presents two difficult problems to be solved: the incorrect self-shadowing of objects and the jagged appearance of shadow borders, also known as aliasing. Generating shadows for CAD (Computer-Aided Design) models presents additional challenges, due to the existence of many thin complex-silhouette objects and the high depth complexity. In this work, we present a detailed analysis of self-shadowing and aliasing by reviewing and building on works from different authors. We also propose some impromevents to existing algorithms: sample alignment without vertex shaders, a generalized parameter for the LiSPSM (Light-Space Perspective Shadow Map) algorithm, and an adaptive z- partitioning scheme. Finally, we investigate the effectiveness of different algorithms when applied to CAD models, considering ease of implementation, visual quality and computational efficiency.MAXWELLWALDEMAR CELES FILHOVITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO2007-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9950Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD [en] REAL-TIME SHADOW MAPPING TECHNIQUES FOR CAD MODELS |
title |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD |
spellingShingle |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO [pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL [pt] ANTI-SERRILHAMENTO [pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS [pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS [en] REAL TIME RENDERING [en] ANTI-ALIASING [en] SHADOW MAPPING [en] SHADOW ALGORITHMS |
title_short |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD |
title_full |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD |
title_fullStr |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD |
title_full_unstemmed |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD |
title_sort |
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD |
author |
VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO |
author_facet |
VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
WALDEMAR CELES FILHO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL [pt] ANTI-SERRILHAMENTO [pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS [pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS [en] REAL TIME RENDERING [en] ANTI-ALIASING [en] SHADOW MAPPING [en] SHADOW ALGORITHMS |
topic |
[pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL [pt] ANTI-SERRILHAMENTO [pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS [pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS [en] REAL TIME RENDERING [en] ANTI-ALIASING [en] SHADOW MAPPING [en] SHADOW ALGORITHMS |
description |
[pt] O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização amplamente utilizada para a geração de sombras de superfícies arbitrárias em tempo real. No entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois problemas de difícil resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência serrilhada das bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de modelos CAD (Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores, devido à existência de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado grau de complexidade em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise detalhada dos problemas de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando trabalhos de diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas para melhoria de algoritmos existentes: o alinhamento de amostras independente de programas de vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light- Space Perspective Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em profundidade. Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes algoritmos quando aplicados a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade de implementação, qualidade visual e eficiência computacional. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822563243622400 |