[es] EL ACTO DE LA OBSERVACIÓN: EXPERIENCIA DE LA TRANSMISIÓN DE UN ETHOS SUBYACENTE
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51791@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51791@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51791@4 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51791 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa procura esclarecer os princípios fundamentais que a Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile, vem trabalhando ao longo de sua trajetória, centrando-se nos conceitos de observação e ato de observação, entendidos estes como elementos fundamentais de um processo de transmissão de ferramentas disciplinares e, ao mesmo tempo, como elementos do processo formativo que esta escola propõe. A suposição que se formula nesta pesquisa é que subjacente a estes conceitos encontramos os componentes que permitem esclarecer as dimensões que conformam o ethos da escola, que se funda na relação estabelecida entre arquitetura e poesia, segundo a orientação artística por ela sustentada. Tratamos então de identificar aqueles elementos constitutivos do ethos que assim se evidencia, para então adentrarmos e elucidarmos o ethos que supomos subjacente, e que buscamos na produção discursiva da escola, na transmissão oral, nos textos fundamentais e especialmente no exercício de suas práticas, enfim naquilo que é próprio de seu processo formativo, e que possibilita revelar aqueles aspectos que para esta pesquisa permitem esclarecer um modo de relação entre a disciplina do design e o ethos que a anima. Relação essa, segundo se propõe aqui, fundada na práxis de um modo e ver a realidade, a observação, permeada por isso que chamamos aqui de um ethos subjacente, gerado nos efeitos que essa mesma práxis da observação suscita. Trata-se aqui portanto do tema da formação do Homem, digamos de uma ética humanista de formação, tema próprio da modernidade, que esta pesquisa propõe confrontar com uma perspectiva contemporânea, à luz de uma ética de formação de sujeitos. A questão que está em jogo aqui é a tentativa de elucidar em que medida este ethos, que supomos subjacente às práticas e aos discursos da escola, pode ser aproximado das considerações de Foucault a propósito do ethos grego formulado nos preceitos do cuidado de si, e em que medida este cuidado de si pode ser entendido como um elemento fundamental para a formulação do ethos que esta escola constrói. Esta busca de um modelo de formação próprio desenvolvido por essa escola se enraíza em uma genealogia de pistas filosóficas encontradas em seus fundamentos, tanto explícitos como não explicitados. Se esta escola se funda na busca de um olhar próprio (seu sentido de originalidade), desde o estabelecimento de uma linguagem para a formação de um olhar próprio do sujeito, como podemos conceber para ela um modo de formação que atenda às exigências acadêmicas contemporâneas para reencontrar o sentido de uma formação de sujeitos? E, desde esta perspectiva, o que seria então a observação? Porque supomos que o ato de observação propicia a transmissão do ethos desta escola? |
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[es] EL ACTO DE LA OBSERVACIÓN: EXPERIENCIA DE LA TRANSMISIÓN DE UN ETHOS SUBYACENTE[pt] O ATO DE OBSERVAÇÃO: A TRANSMISSÃO DE EXPERIÊNCIA DE UM ETHOS SUBJACENTE[en] THE ACT OF OBSERVATION: EXPERIENCE OF THE TRANSMISSION OF AN UNDERLYING ETHOS[pt] ETHOS[pt] PRATICAS DE SI[pt] ATO DE OBSERVACAO[pt] ESCOLA[en] ETHOS[en] SELF PRACTICE[en] ACT OF OBSERVATION[en] SCHOOL[es] ETHOS[es] PRACTICAS DE SI[es] ACTO DE OBSERVACION[pt] Esta pesquisa procura esclarecer os princípios fundamentais que a Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile, vem trabalhando ao longo de sua trajetória, centrando-se nos conceitos de observação e ato de observação, entendidos estes como elementos fundamentais de um processo de transmissão de ferramentas disciplinares e, ao mesmo tempo, como elementos do processo formativo que esta escola propõe. A suposição que se formula nesta pesquisa é que subjacente a estes conceitos encontramos os componentes que permitem esclarecer as dimensões que conformam o ethos da escola, que se funda na relação estabelecida entre arquitetura e poesia, segundo a orientação artística por ela sustentada. Tratamos então de identificar aqueles elementos constitutivos do ethos que assim se evidencia, para então adentrarmos e elucidarmos o ethos que supomos subjacente, e que buscamos na produção discursiva da escola, na transmissão oral, nos textos fundamentais e especialmente no exercício de suas práticas, enfim naquilo que é próprio de seu processo formativo, e que possibilita revelar aqueles aspectos que para esta pesquisa permitem esclarecer um modo de relação entre a disciplina do design e o ethos que a anima. Relação essa, segundo se propõe aqui, fundada na práxis de um modo e ver a realidade, a observação, permeada por isso que chamamos aqui de um ethos subjacente, gerado nos efeitos que essa mesma práxis da observação suscita. Trata-se aqui portanto do tema da formação do Homem, digamos de uma ética humanista de formação, tema próprio da modernidade, que esta pesquisa propõe confrontar com uma perspectiva contemporânea, à luz de uma ética de formação de sujeitos. A questão que está em jogo aqui é a tentativa de elucidar em que medida este ethos, que supomos subjacente às práticas e aos discursos da escola, pode ser aproximado das considerações de Foucault a propósito do ethos grego formulado nos preceitos do cuidado de si, e em que medida este cuidado de si pode ser entendido como um elemento fundamental para a formulação do ethos que esta escola constrói. Esta busca de um modelo de formação próprio desenvolvido por essa escola se enraíza em uma genealogia de pistas filosóficas encontradas em seus fundamentos, tanto explícitos como não explicitados. Se esta escola se funda na busca de um olhar próprio (seu sentido de originalidade), desde o estabelecimento de uma linguagem para a formação de um olhar próprio do sujeito, como podemos conceber para ela um modo de formação que atenda às exigências acadêmicas contemporâneas para reencontrar o sentido de uma formação de sujeitos? E, desde esta perspectiva, o que seria então a observação? Porque supomos que o ato de observação propicia a transmissão do ethos desta escola?[en] This research will try to clarify the fundamental principles that the School of Architecture and Design of the Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, Chile, has worked throughout its development, focusing on the concepts of observation and observation, understood as fundamental elements of A process of transmission of disciplinary tools and at the same time, as elements of the formative process that this school proposes. The assumption that emerges from this research is that these concepts underlie the components that allow us to clarify the dimensions that make up the ethos of the school, which we assume is based on the relation architecture - poetry, artistic orientation that this school supports. We will then try to identify those constituent elements of the ethos that are evidenced, in order to delve in and elucidate the underlying ethos, which we can assume present in the discursive elements that this school unfolds, being oral transmission, fundamental texts and especially The exercise of its practices, that which as part of its training process, will reveal or make it possible to reveal those aspects that for this research allow to clarify a way of relating between design discipline and the ethos that animates it, which is assumed here, founded In the praxis of a way of seeing reality, the observation and that is now faced with another look, which in the words of this research we call as an underlying ethos, generated from the same sense that the exercise of the praxis of Observation provokes. We then deal with the formation of Men, let us say of a humanist ethic of forming men, a subject characteristic of modernity, but, apparently of this research, it becomes necessary to proceed with another vision, to put it in question with another perspective Contemporary, let us say, in the light of an ethics to form subjects. The question at stake here is to elucidate the extent to which this supposedly underlying ethos corresponds to a look that approximates Foucault s proposal for the Greek ethos, since the e (ad) generates a clear Approach to the Greek way that Foucault points out as care of itself and this as a fundamental element for the conformation of the ethos that this school builds. This search for a model of own formation that this school develops, finds roots in a heap of philosophical foundations, for that reason, it is believed then, that one must attend to these foundations, both explicit and not explicit. If this school is founded on the search for its own look (its sense of originality), that is, from the establishment of a language for the formation of a look of the subject, how can we conceive a way of training that attends to the Contemporary needs to rediscover the meaning of a formation of subjects? And in this perspective, what then is the observation? And why do we suppose there is an act of observation that allows such transmission of the ethos of this school?[es] Esta investigación tratará de clarificar los principios fundamentales que la escuela de Arquitectura y Diseño de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, ha trabajado a lo largo de su desarrollo, centrándose en los conceptos de observación y acto de observación entendidos estos como elementos fundamentales de un proceso de transmisión de herramientas disciplinares y a la vez, como elementos del proceso formativo que esta escuela propone. El supuesto que se desprende de esta investigación es que en estos conceptos subyacen los componentes que permiten esclarecer las dimensiones que conforman el ethos de la escuela, lo que suponemos tiene su fundamento en la relación arquitectura – poesía, orientación artística que esta escuela sostiene. Trataremos entonces de identificar aquellos elementos constituyentes del ethos que se evidencia, para desde allí adentrarnos y dilucidar el ethos que suponemos subyacente, que lo podemos suponer presente en los elementos discursivos que esta escuela despliega, siendo la transmisión oral, los textos fundamentales y en especial el ejercicio de sus prácticas, aquello que como propio de su proceso formativo, revelará o hará posible revelar aquellos aspectos que para esta investigación permitan clarificar un modo de relación entre disciplina del diseño y el ethos que la anima, la que se supone aquí, fundada en la praxis de un modo de ver “la realidad”, la observación y que queda ahora enfrentada a otra mirada, la que al decir de esta investigación llamamos como un ethos subyacente, generado desde ese mismo sentido que el ejercicio de la praxis de la observación provoca. Tratamos entonces el tema de la formación de Hombres, digamos de una ética humanista de formar hombres, tema propio de la modernidad, pero, que al parecer de esta investigación, se hace necesario discurrir con otra visión, ello para ponerla en cuestión con otra perspectiva contemporánea, digamos, a la luz de una ética para formar sujetos. La cuestión aquí en juego es dilucidar en qué medida este ethos supuesto como subyacente, corresponde a una mirada que se aproxima a la propuesta de Foucault a propósito del ethos griego, ello, por cuanto la e(ad) genera en su devenir, una clara aproximación al modo griego que Foucault señala como cuidado de si y este como un elemento fundamental para la conformación del ethos que esta escuela construye. Esta búsqueda de un modelo de formación propio que esta escuela desarrolla, encuentra raíces en un cumulo de fundamentaciones filosóficas, por ello, se cree entonces, que se debe atender a esos fundamentos, tanto explícitos como no explicitados. Si esta escuela se funda en la búsqueda de una propia mirada (su sentido de originalidad), es decir, desde el establecimiento de un lenguaje para la formación de una mirada propia del sujeto, ¿Cómo podemos concebir un modo de formación que atienda à las necesidades contemporáneas para reencontrar el sentido de una formación de sujetos? Y en esta perspectiva, ¿Qué es entonces la observación? y ¿Por qué suponemos existe un acto de observación que permite tal transmisión de del ethos de esta escuela?MAXWELLDENISE BERRUEZO PORTINARIARTURO DANIEL CHICARO JIMENEZ2021-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51791@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51791@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51791@4http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51791spareponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51791Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-09-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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