[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4368 |
Resumo: | [pt] Este trabalho pretende contribuir para o pensar a atividade de design, apresentando aspectos importantes e limitações de uma ênfase ecológica nos cursos. Debates freqüentes em relação às produções da cultura material têm enfatizado a necessidade de adequação de parâmetros ambientais para a projetação de produtos, decorrente de uma nova perspectiva que visualiza a exploração acelerada de recursos naturais como incompatível com o constante desenvolvimento do ser humano. O aumento desses questionamentos se deve a uma percepção de destruições em nível global que passam a ser enfatizadas e disseminadas como questões de responsabilidade de todas as nações e dependente de um esforço conjunto para atuação. Para avaliar a situação das questões ambientais no ensino de desenho industrial,realizamos uma pesquisa entre as escolas do Estado do Rio de Janeiro, identificando o que vem sendo realizado nos cursos e o que coordenadores, professores e alunos pensam a respeito. Procuramos examinar e discutir questões a respeito da influência do discurso literário sobre o meio-ambiente na atuação dos designers; a importância de sua atuação; o papel dos meios educacionais; e detectar algumas mudanças possíveis para uma abordagem de parâmetros ambientais efetiva. |
id |
PUC_RIO-1_904036e79e21cf48dab553913d7bac00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:4368 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO[en] THE SPEECHES ABOUT TEACHING DESIGN WITH ENVIRONMENTAL CONSIDERATIONS [pt] DESIGN[pt] ECODESIGN[pt] ENSINO[en] DESIGN[en] ECODESIGN[en] TEACHING[pt] Este trabalho pretende contribuir para o pensar a atividade de design, apresentando aspectos importantes e limitações de uma ênfase ecológica nos cursos. Debates freqüentes em relação às produções da cultura material têm enfatizado a necessidade de adequação de parâmetros ambientais para a projetação de produtos, decorrente de uma nova perspectiva que visualiza a exploração acelerada de recursos naturais como incompatível com o constante desenvolvimento do ser humano. O aumento desses questionamentos se deve a uma percepção de destruições em nível global que passam a ser enfatizadas e disseminadas como questões de responsabilidade de todas as nações e dependente de um esforço conjunto para atuação. Para avaliar a situação das questões ambientais no ensino de desenho industrial,realizamos uma pesquisa entre as escolas do Estado do Rio de Janeiro, identificando o que vem sendo realizado nos cursos e o que coordenadores, professores e alunos pensam a respeito. Procuramos examinar e discutir questões a respeito da influência do discurso literário sobre o meio-ambiente na atuação dos designers; a importância de sua atuação; o papel dos meios educacionais; e detectar algumas mudanças possíveis para uma abordagem de parâmetros ambientais efetiva.[en] This paper intends to collaborate with the activity of design thinking, presenting importants aspects and the limitations of an ecological emphases on the courses. Often debates in relation to the production of a concrete culture have emphasized the need of a suitability for the environmental parameters, wich makes projection of products. That happens because of a new perspective wich visualizes the aceleration in the exploration of natural resources as something incompatible with the humam development. Questions about this have increased as a consequence of the perception that there is destruction in global levels and has being spread and emphasized as an issue concerning to all nations and as something that needs mutual effort for a positive performance. To evaluate the situation of environmental matters in the teaching of industrial design, a poll was made among the schools in the state of Rio de Janeiro,identifying what has been done in the courses and what coordinators, teachers, and students think about it. It is an attempt to analyze and discuss questions about the influency of the literary speech about environment in the designers action: the importance of their action; the role of the educacional system; and detect some possible changes for an effective approach of the environmental parameters.MAXWELLALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRAALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRAFABIANA FERREIRA DE ALCANTARA2004-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4368porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4368Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO [en] THE SPEECHES ABOUT TEACHING DESIGN WITH ENVIRONMENTAL CONSIDERATIONS |
title |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO |
spellingShingle |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO FABIANA FERREIRA DE ALCANTARA [pt] DESIGN [pt] ECODESIGN [pt] ENSINO [en] DESIGN [en] ECODESIGN [en] TEACHING |
title_short |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO |
title_full |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO |
title_fullStr |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO |
title_full_unstemmed |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO |
title_sort |
[pt] O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO |
author |
FABIANA FERREIRA DE ALCANTARA |
author_facet |
FABIANA FERREIRA DE ALCANTARA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FABIANA FERREIRA DE ALCANTARA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] DESIGN [pt] ECODESIGN [pt] ENSINO [en] DESIGN [en] ECODESIGN [en] TEACHING |
topic |
[pt] DESIGN [pt] ECODESIGN [pt] ENSINO [en] DESIGN [en] ECODESIGN [en] TEACHING |
description |
[pt] Este trabalho pretende contribuir para o pensar a atividade de design, apresentando aspectos importantes e limitações de uma ênfase ecológica nos cursos. Debates freqüentes em relação às produções da cultura material têm enfatizado a necessidade de adequação de parâmetros ambientais para a projetação de produtos, decorrente de uma nova perspectiva que visualiza a exploração acelerada de recursos naturais como incompatível com o constante desenvolvimento do ser humano. O aumento desses questionamentos se deve a uma percepção de destruições em nível global que passam a ser enfatizadas e disseminadas como questões de responsabilidade de todas as nações e dependente de um esforço conjunto para atuação. Para avaliar a situação das questões ambientais no ensino de desenho industrial,realizamos uma pesquisa entre as escolas do Estado do Rio de Janeiro, identificando o que vem sendo realizado nos cursos e o que coordenadores, professores e alunos pensam a respeito. Procuramos examinar e discutir questões a respeito da influência do discurso literário sobre o meio-ambiente na atuação dos designers; a importância de sua atuação; o papel dos meios educacionais; e detectar algumas mudanças possíveis para uma abordagem de parâmetros ambientais efetiva. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4368 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822547792855040 |