[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RENATA VILANOVA LIMA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890
Resumo: [pt] Esta pesquisa discute a ilustração em livro-ilustrado infantil contemporâneo, a vê como uma interseção entre Design-Artes-Literatura e realça sua importância na formação do leitor de imagens não alfabetizado visualmente. Esta ilustração é um espaço fundamental para o Design, através do ficcional, cria pontes entre ficção literária e o cidadão, inserido no contexto urbano. Traça paralelos entre a história gráfica do livro em solo fértil literário brasileiro, de origem multicultural e os momentos de construção identitária ocidental e brasileira, culminando na riqueza textual desses livros. Indo além, defendem-se dois pontos: que a ilustração no livro infantil contemporâneo contribui para o ensino de artes na escola, a partir do estímulo à leitura das imagens simbólicas que traz em si; e que a influência modernista e sua releitura brasileira promoveram uma identidade cultural brasileira de caráter expressivo, caricatural e estilístico. Sugere-se uma metodologia de estrelas (ISER, 1997) que estimula a construção de constelações pessoais a partir da leitura visual. A leitura de sete livros-ilustrados infantis premiados pelo Prêmio Jabuti encontra-se detalhada nesta tese, assim como o diálogo com mediadores de leitura. Defende-se que a aplicação de um olhar estético, assumindo rupturas e questionamentos presentes em tais ilustrações, ajuda-nos a configurar um conceito abrangente de Design e sociedade, em constantes atualizações e construções.
id PUC_RIO-1_910be9d5d1fcb2f749ea01e1834ca495
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:60890
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS [pt] ILUSTRAÇÕES EM TRAÇOS E MANCHAS NO DESIGN: NO LIVRO-ILUSTRADO INFANTIL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO[pt] LITERATURA[pt] LEITURA DE IMAGEM[pt] LIVRO ILUSTRADO[pt] DESIGN NA LEITURA[pt] MEDIACAO[pt] ILUSTRACAO[en] LITERATURE[en] IMAGE LITERACY[en] READING DESIGN[en] MEDIATION[en] ILUSTRATION[pt] Esta pesquisa discute a ilustração em livro-ilustrado infantil contemporâneo, a vê como uma interseção entre Design-Artes-Literatura e realça sua importância na formação do leitor de imagens não alfabetizado visualmente. Esta ilustração é um espaço fundamental para o Design, através do ficcional, cria pontes entre ficção literária e o cidadão, inserido no contexto urbano. Traça paralelos entre a história gráfica do livro em solo fértil literário brasileiro, de origem multicultural e os momentos de construção identitária ocidental e brasileira, culminando na riqueza textual desses livros. Indo além, defendem-se dois pontos: que a ilustração no livro infantil contemporâneo contribui para o ensino de artes na escola, a partir do estímulo à leitura das imagens simbólicas que traz em si; e que a influência modernista e sua releitura brasileira promoveram uma identidade cultural brasileira de caráter expressivo, caricatural e estilístico. Sugere-se uma metodologia de estrelas (ISER, 1997) que estimula a construção de constelações pessoais a partir da leitura visual. A leitura de sete livros-ilustrados infantis premiados pelo Prêmio Jabuti encontra-se detalhada nesta tese, assim como o diálogo com mediadores de leitura. Defende-se que a aplicação de um olhar estético, assumindo rupturas e questionamentos presentes em tais ilustrações, ajuda-nos a configurar um conceito abrangente de Design e sociedade, em constantes atualizações e construções.[en] Illustration in children s picture books represents a very important space for Design, for, by means of fiction, it can reinforce or challenge our beliefs, and can also stimulate new fantasies, which are needed to suspend our illusory and instantaneous reality. As a consequence, illustration bridges the gap between the literary fiction and the urban environment, building new ways for us to exist as citizens. In the present study, illustration in children s picture books was understood as an intersection among Design-Arts-Literature, and its importance in the formation of visually illiterate image readers was investigated. A parallel was drawn between the graphic history of the book and some milestones in the creation of the Western and Brazilian identities, culminating with the textual richness of Brazilian children s picture books.. It is possible that the modernist influence and its interpretation in Brazil promoted an expressive, caricatural and stylistic Brazilian cultural identity. With this aim, a methodology that allows the construction of personal constellations based on visual reading – stars methodology (ISER, 1997) – was suggested. Then, mediators and readers were consulted in order to improve the organicity and nonlinearity of this methodology. Finally, seven Jabuti Prize winning children s picture books were analyzed. The author believes that an aesthetical look that takes into account ruptures and questionings present in the illustrations may help us broaden the understanding of both Design and society, which are constantly being updated and built.MAXWELLLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOLUIZ ANTONIO LUZIO COELHORENATA VILANOVA LIMA2022-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60890Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-10-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
[pt] ILUSTRAÇÕES EM TRAÇOS E MANCHAS NO DESIGN: NO LIVRO-ILUSTRADO INFANTIL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
title [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
spellingShingle [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
RENATA VILANOVA LIMA
[pt] LITERATURA
[pt] LEITURA DE IMAGEM
[pt] LIVRO ILUSTRADO
[pt] DESIGN NA LEITURA
[pt] MEDIACAO
[pt] ILUSTRACAO
[en] LITERATURE
[en] IMAGE LITERACY
[en] READING DESIGN
[en] MEDIATION
[en] ILUSTRATION
title_short [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
title_full [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
title_fullStr [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
title_full_unstemmed [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
title_sort [en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
author RENATA VILANOVA LIMA
author_facet RENATA VILANOVA LIMA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.author.fl_str_mv RENATA VILANOVA LIMA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LITERATURA
[pt] LEITURA DE IMAGEM
[pt] LIVRO ILUSTRADO
[pt] DESIGN NA LEITURA
[pt] MEDIACAO
[pt] ILUSTRACAO
[en] LITERATURE
[en] IMAGE LITERACY
[en] READING DESIGN
[en] MEDIATION
[en] ILUSTRATION
topic [pt] LITERATURA
[pt] LEITURA DE IMAGEM
[pt] LIVRO ILUSTRADO
[pt] DESIGN NA LEITURA
[pt] MEDIACAO
[pt] ILUSTRACAO
[en] LITERATURE
[en] IMAGE LITERACY
[en] READING DESIGN
[en] MEDIATION
[en] ILUSTRATION
description [pt] Esta pesquisa discute a ilustração em livro-ilustrado infantil contemporâneo, a vê como uma interseção entre Design-Artes-Literatura e realça sua importância na formação do leitor de imagens não alfabetizado visualmente. Esta ilustração é um espaço fundamental para o Design, através do ficcional, cria pontes entre ficção literária e o cidadão, inserido no contexto urbano. Traça paralelos entre a história gráfica do livro em solo fértil literário brasileiro, de origem multicultural e os momentos de construção identitária ocidental e brasileira, culminando na riqueza textual desses livros. Indo além, defendem-se dois pontos: que a ilustração no livro infantil contemporâneo contribui para o ensino de artes na escola, a partir do estímulo à leitura das imagens simbólicas que traz em si; e que a influência modernista e sua releitura brasileira promoveram uma identidade cultural brasileira de caráter expressivo, caricatural e estilístico. Sugere-se uma metodologia de estrelas (ISER, 1997) que estimula a construção de constelações pessoais a partir da leitura visual. A leitura de sete livros-ilustrados infantis premiados pelo Prêmio Jabuti encontra-se detalhada nesta tese, assim como o diálogo com mediadores de leitura. Defende-se que a aplicação de um olhar estético, assumindo rupturas e questionamentos presentes em tais ilustrações, ajuda-nos a configurar um conceito abrangente de Design e sociedade, em constantes atualizações e construções.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822638325858304