[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa discute a ilustração em livro-ilustrado infantil contemporâneo, a vê como uma interseção entre Design-Artes-Literatura e realça sua importância na formação do leitor de imagens não alfabetizado visualmente. Esta ilustração é um espaço fundamental para o Design, através do ficcional, cria pontes entre ficção literária e o cidadão, inserido no contexto urbano. Traça paralelos entre a história gráfica do livro em solo fértil literário brasileiro, de origem multicultural e os momentos de construção identitária ocidental e brasileira, culminando na riqueza textual desses livros. Indo além, defendem-se dois pontos: que a ilustração no livro infantil contemporâneo contribui para o ensino de artes na escola, a partir do estímulo à leitura das imagens simbólicas que traz em si; e que a influência modernista e sua releitura brasileira promoveram uma identidade cultural brasileira de caráter expressivo, caricatural e estilístico. Sugere-se uma metodologia de estrelas (ISER, 1997) que estimula a construção de constelações pessoais a partir da leitura visual. A leitura de sete livros-ilustrados infantis premiados pelo Prêmio Jabuti encontra-se detalhada nesta tese, assim como o diálogo com mediadores de leitura. Defende-se que a aplicação de um olhar estético, assumindo rupturas e questionamentos presentes em tais ilustrações, ajuda-nos a configurar um conceito abrangente de Design e sociedade, em constantes atualizações e construções. |
id |
PUC_RIO-1_910be9d5d1fcb2f749ea01e1834ca495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:60890 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS [pt] ILUSTRAÇÕES EM TRAÇOS E MANCHAS NO DESIGN: NO LIVRO-ILUSTRADO INFANTIL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO[pt] LITERATURA[pt] LEITURA DE IMAGEM[pt] LIVRO ILUSTRADO[pt] DESIGN NA LEITURA[pt] MEDIACAO[pt] ILUSTRACAO[en] LITERATURE[en] IMAGE LITERACY[en] READING DESIGN[en] MEDIATION[en] ILUSTRATION[pt] Esta pesquisa discute a ilustração em livro-ilustrado infantil contemporâneo, a vê como uma interseção entre Design-Artes-Literatura e realça sua importância na formação do leitor de imagens não alfabetizado visualmente. Esta ilustração é um espaço fundamental para o Design, através do ficcional, cria pontes entre ficção literária e o cidadão, inserido no contexto urbano. Traça paralelos entre a história gráfica do livro em solo fértil literário brasileiro, de origem multicultural e os momentos de construção identitária ocidental e brasileira, culminando na riqueza textual desses livros. Indo além, defendem-se dois pontos: que a ilustração no livro infantil contemporâneo contribui para o ensino de artes na escola, a partir do estímulo à leitura das imagens simbólicas que traz em si; e que a influência modernista e sua releitura brasileira promoveram uma identidade cultural brasileira de caráter expressivo, caricatural e estilístico. Sugere-se uma metodologia de estrelas (ISER, 1997) que estimula a construção de constelações pessoais a partir da leitura visual. A leitura de sete livros-ilustrados infantis premiados pelo Prêmio Jabuti encontra-se detalhada nesta tese, assim como o diálogo com mediadores de leitura. Defende-se que a aplicação de um olhar estético, assumindo rupturas e questionamentos presentes em tais ilustrações, ajuda-nos a configurar um conceito abrangente de Design e sociedade, em constantes atualizações e construções.[en] Illustration in children s picture books represents a very important space for Design, for, by means of fiction, it can reinforce or challenge our beliefs, and can also stimulate new fantasies, which are needed to suspend our illusory and instantaneous reality. As a consequence, illustration bridges the gap between the literary fiction and the urban environment, building new ways for us to exist as citizens. In the present study, illustration in children s picture books was understood as an intersection among Design-Arts-Literature, and its importance in the formation of visually illiterate image readers was investigated. A parallel was drawn between the graphic history of the book and some milestones in the creation of the Western and Brazilian identities, culminating with the textual richness of Brazilian children s picture books.. It is possible that the modernist influence and its interpretation in Brazil promoted an expressive, caricatural and stylistic Brazilian cultural identity. With this aim, a methodology that allows the construction of personal constellations based on visual reading – stars methodology (ISER, 1997) – was suggested. Then, mediators and readers were consulted in order to improve the organicity and nonlinearity of this methodology. Finally, seven Jabuti Prize winning children s picture books were analyzed. The author believes that an aesthetical look that takes into account ruptures and questionings present in the illustrations may help us broaden the understanding of both Design and society, which are constantly being updated and built.MAXWELLLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOLUIZ ANTONIO LUZIO COELHORENATA VILANOVA LIMA2022-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60890Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-10-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS [pt] ILUSTRAÇÕES EM TRAÇOS E MANCHAS NO DESIGN: NO LIVRO-ILUSTRADO INFANTIL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO |
title |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS |
spellingShingle |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS RENATA VILANOVA LIMA [pt] LITERATURA [pt] LEITURA DE IMAGEM [pt] LIVRO ILUSTRADO [pt] DESIGN NA LEITURA [pt] MEDIACAO [pt] ILUSTRACAO [en] LITERATURE [en] IMAGE LITERACY [en] READING DESIGN [en] MEDIATION [en] ILUSTRATION |
title_short |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS |
title_full |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS |
title_fullStr |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS |
title_full_unstemmed |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS |
title_sort |
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS |
author |
RENATA VILANOVA LIMA |
author_facet |
RENATA VILANOVA LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATA VILANOVA LIMA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] LITERATURA [pt] LEITURA DE IMAGEM [pt] LIVRO ILUSTRADO [pt] DESIGN NA LEITURA [pt] MEDIACAO [pt] ILUSTRACAO [en] LITERATURE [en] IMAGE LITERACY [en] READING DESIGN [en] MEDIATION [en] ILUSTRATION |
topic |
[pt] LITERATURA [pt] LEITURA DE IMAGEM [pt] LIVRO ILUSTRADO [pt] DESIGN NA LEITURA [pt] MEDIACAO [pt] ILUSTRACAO [en] LITERATURE [en] IMAGE LITERACY [en] READING DESIGN [en] MEDIATION [en] ILUSTRATION |
description |
[pt] Esta pesquisa discute a ilustração em livro-ilustrado infantil contemporâneo, a vê como uma interseção entre Design-Artes-Literatura e realça sua importância na formação do leitor de imagens não alfabetizado visualmente. Esta ilustração é um espaço fundamental para o Design, através do ficcional, cria pontes entre ficção literária e o cidadão, inserido no contexto urbano. Traça paralelos entre a história gráfica do livro em solo fértil literário brasileiro, de origem multicultural e os momentos de construção identitária ocidental e brasileira, culminando na riqueza textual desses livros. Indo além, defendem-se dois pontos: que a ilustração no livro infantil contemporâneo contribui para o ensino de artes na escola, a partir do estímulo à leitura das imagens simbólicas que traz em si; e que a influência modernista e sua releitura brasileira promoveram uma identidade cultural brasileira de caráter expressivo, caricatural e estilístico. Sugere-se uma metodologia de estrelas (ISER, 1997) que estimula a construção de constelações pessoais a partir da leitura visual. A leitura de sete livros-ilustrados infantis premiados pelo Prêmio Jabuti encontra-se detalhada nesta tese, assim como o diálogo com mediadores de leitura. Defende-se que a aplicação de um olhar estético, assumindo rupturas e questionamentos presentes em tais ilustrações, ajuda-nos a configurar um conceito abrangente de Design e sociedade, em constantes atualizações e construções. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822638325858304 |