A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONICA LOPES NOGUEIRA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@2
Resumo: Quando alguém faz a escolha de se tornar um ilustrador profissional provavelmente passará por vários questionamentos sobre que caminhos seguir, que faculdade escolher, se deve ou não fazê-la, que cursos são necessários realizar etc. No Brasil, de acordo com os dados apresentados na presente pesquisa, quase não há o oferecimento de um ensino universitário para a formação acadêmica do ilustrador. Entretanto, mesmo não havendo praticamente a oferta de uma graduação, foi observado que a maioria dos ilustradores profissionais e futuros ilustradores optaram em ter, sim, uma formação de nível superior, sendo o Design o curso de maior escolha desse público. Dessa forma, com o intuito de entender o cenário brasileiro de formação acadêmica para o ilustrador, além da busca por documentos e conteúdos bibliográficos relacionados à área, foi realizado um questionário com ilustradores profissionais e futuros ilustradores de todas as regiões do Brasil e entrevistas com professores universitários. Para a organização dos dados obtidos a partir das falas desses participantes, foi utilizado o instrumento da análise de conteúdo a fim de categorizar tais informações que não só servem para a reflexão de uma futura construção de fundamentos para o estudo da ilustração, mas que aqui foram utilizados para a construção de um mapa de conteúdos sobre área a fim de servir como guia de estudo a futuros ilustradores de maneira autônoma, bem como uma possibilidade de auxiliar cursos ou universidades no planejamento de quais conteúdos ensinar em cursos (acadêmicos ou não) sobre ilustração. Além disso, a presente tese pretende também chamar a atenção de pesquisadores para a necessidade de haver mais investigações sobre este campo de conhecimento e, com isso, de alguma forma ajudar aqueles que querem seguir a carreira de ilustrador profissionalmente.
id PUC_RIO-1_7294a83b9a7735a15e9650c4ea840e67
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:48080
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHESUM LUGAR PARA A ILUSTRAÇÃO: ENTENDENDO O CENÁRIO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ILUSTRADOR BRASILEIRO ATRAVÉS DOS DISCURSOS DOS ATORES ENVOLVIDOS2019-04-24RITA MARIA DE SOUZA COUTO00498488706lattes.cnpq.br/5874218092323774FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO02589377770lattes.cnpq.br/9085065402673423FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO02589377770lattes.cnpq.br/9085065402673423GABRIEL FILIPE SANTIAGO CRUZRITA MARIA DE SOUZA COUTOJOY HELENA WORMS TILLMARCELO GONCALVES RIBEIROFLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO09783693786lattes.cnpq.br/5610459051638032MONICA LOPES NOGUEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRQuando alguém faz a escolha de se tornar um ilustrador profissional provavelmente passará por vários questionamentos sobre que caminhos seguir, que faculdade escolher, se deve ou não fazê-la, que cursos são necessários realizar etc. No Brasil, de acordo com os dados apresentados na presente pesquisa, quase não há o oferecimento de um ensino universitário para a formação acadêmica do ilustrador. Entretanto, mesmo não havendo praticamente a oferta de uma graduação, foi observado que a maioria dos ilustradores profissionais e futuros ilustradores optaram em ter, sim, uma formação de nível superior, sendo o Design o curso de maior escolha desse público. Dessa forma, com o intuito de entender o cenário brasileiro de formação acadêmica para o ilustrador, além da busca por documentos e conteúdos bibliográficos relacionados à área, foi realizado um questionário com ilustradores profissionais e futuros ilustradores de todas as regiões do Brasil e entrevistas com professores universitários. Para a organização dos dados obtidos a partir das falas desses participantes, foi utilizado o instrumento da análise de conteúdo a fim de categorizar tais informações que não só servem para a reflexão de uma futura construção de fundamentos para o estudo da ilustração, mas que aqui foram utilizados para a construção de um mapa de conteúdos sobre área a fim de servir como guia de estudo a futuros ilustradores de maneira autônoma, bem como uma possibilidade de auxiliar cursos ou universidades no planejamento de quais conteúdos ensinar em cursos (acadêmicos ou não) sobre ilustração. Além disso, a presente tese pretende também chamar a atenção de pesquisadores para a necessidade de haver mais investigações sobre este campo de conhecimento e, com isso, de alguma forma ajudar aqueles que querem seguir a carreira de ilustrador profissionalmente.Individuals who choose to become professional illustrators will probably go through several questions such as: which university to choos, which courses to take, which paths to follow. In Brazil, according to data presented in this research, there is not a consolidated university education offer specifically for academic training as an illustrator. However, even though there is no offer of this undergraduation, it was observed that most professional illustrators and future illustrators choose to pursue academic training, and Design is the most common choice for this audience. In order to understand the Brazilian scenario of academic education for the illustrators, besides the search for documents and bibliographical contents related to the area, questionnaires were conducted with professional illustrators and future illustrators from all regions of Brazil and interviews with university professors of the Design course. On the data collected from the speeches of these participants, it was used the analysis of content to find topics and interesting subjects about the area. These indications not only serve for a future construction of fundamentals for the study of illustration, as well as for building a first proposal for a course aimed at this audience, according to their own speeches. In addition, this thesis is also intended to draw the attention of researchers to the need for more research on this field and somehow help those who want to pursue the career of illustrator professionally.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:53:27Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:48080Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UM LUGAR PARA A ILUSTRAÇÃO: ENTENDENDO O CENÁRIO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ILUSTRADOR BRASILEIRO ATRAVÉS DOS DISCURSOS DOS ATORES ENVOLVIDOS
title A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES
spellingShingle A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES
MONICA LOPES NOGUEIRA
title_short A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES
title_full A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES
title_fullStr A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES
title_full_unstemmed A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES
title_sort A PLACE FOR ILLUSTRATION: UNDERSTANDING ACADEMIC BACKGROUND OF BRAZILIAN ILLUSTRATORS THROUGH INVOLVED ACTOR SPEECHES
author MONICA LOPES NOGUEIRA
author_facet MONICA LOPES NOGUEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00498488706
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5874218092323774
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 02589377770
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9085065402673423
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 02589377770
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9085065402673423
dc.contributor.referee1.fl_str_mv GABRIEL FILIPE SANTIAGO CRUZ
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JOY HELENA WORMS TILL
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO GONCALVES RIBEIRO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09783693786
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5610459051638032
dc.contributor.author.fl_str_mv MONICA LOPES NOGUEIRA
contributor_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
GABRIEL FILIPE SANTIAGO CRUZ
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
JOY HELENA WORMS TILL
MARCELO GONCALVES RIBEIRO
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
description Quando alguém faz a escolha de se tornar um ilustrador profissional provavelmente passará por vários questionamentos sobre que caminhos seguir, que faculdade escolher, se deve ou não fazê-la, que cursos são necessários realizar etc. No Brasil, de acordo com os dados apresentados na presente pesquisa, quase não há o oferecimento de um ensino universitário para a formação acadêmica do ilustrador. Entretanto, mesmo não havendo praticamente a oferta de uma graduação, foi observado que a maioria dos ilustradores profissionais e futuros ilustradores optaram em ter, sim, uma formação de nível superior, sendo o Design o curso de maior escolha desse público. Dessa forma, com o intuito de entender o cenário brasileiro de formação acadêmica para o ilustrador, além da busca por documentos e conteúdos bibliográficos relacionados à área, foi realizado um questionário com ilustradores profissionais e futuros ilustradores de todas as regiões do Brasil e entrevistas com professores universitários. Para a organização dos dados obtidos a partir das falas desses participantes, foi utilizado o instrumento da análise de conteúdo a fim de categorizar tais informações que não só servem para a reflexão de uma futura construção de fundamentos para o estudo da ilustração, mas que aqui foram utilizados para a construção de um mapa de conteúdos sobre área a fim de servir como guia de estudo a futuros ilustradores de maneira autônoma, bem como uma possibilidade de auxiliar cursos ou universidades no planejamento de quais conteúdos ensinar em cursos (acadêmicos ou não) sobre ilustração. Além disso, a presente tese pretende também chamar a atenção de pesquisadores para a necessidade de haver mais investigações sobre este campo de conhecimento e, com isso, de alguma forma ajudar aqueles que querem seguir a carreira de ilustrador profissionalmente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324949491187712