[pt] O SEU ALEMÃO SERVE PARA COMUNICAR?: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ADOLESCENTES SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34589@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34589@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34589 |
Resumo: | [pt] O seu alemão serve para comunicar? – Uma análise de livros didáticos de Alemão como Língua Estrangeira para adolescentes sob a perspectiva da Teoria do Agir Comunicativo é uma pesquisa que procura aproximar a Teoria do Agir Comunicativo habermasiana ao campo da educação, averiguando como a mediação de aspectos de Landeskunde – ramo próprio da didática do Alemão como Língua Estrangeira – influencia a concepção de linguagem, cultura e consequentemente a de comunicação que os livros didáticos aqui analisados (genial klick, deutsch.com e Prima) representam. A análise se restringe aos livros didáticos, não abarcando o papel do professor em seu uso. O objetivo deste trabalho é detectar se existem nos livros didáticos em questão elementos capazes de fomentar uma comunicação no sentido do agir comunicativo de Habermas, preocupada em possibilitar uma comunicação voltada ao entendimento mútuo, emancipada de influências extralinguísticas como dinheiro ou poder. |
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[pt] O SEU ALEMÃO SERVE PARA COMUNICAR?: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ADOLESCENTES SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO[fr] TON ALLEMAND SERT À COMMUNIQUER?: UNE ANALYSE DES MÉTHODES D ALLEMAND LANGUE ÉTRANGÈRE POUR LES ADOLESCENTS DU POINT DE VUE DE LA THÉORIE DE L AGIR DE COMMUNICATIONNEL[pt] LIVRO DIDATICO[pt] LANDESKUNDE[pt] AGIR COMUNICATIVO[pt] ENSINO DE LINGUAS[pt] EDUCACAO INTERCULTURAL[pt] O seu alemão serve para comunicar? – Uma análise de livros didáticos de Alemão como Língua Estrangeira para adolescentes sob a perspectiva da Teoria do Agir Comunicativo é uma pesquisa que procura aproximar a Teoria do Agir Comunicativo habermasiana ao campo da educação, averiguando como a mediação de aspectos de Landeskunde – ramo próprio da didática do Alemão como Língua Estrangeira – influencia a concepção de linguagem, cultura e consequentemente a de comunicação que os livros didáticos aqui analisados (genial klick, deutsch.com e Prima) representam. A análise se restringe aos livros didáticos, não abarcando o papel do professor em seu uso. O objetivo deste trabalho é detectar se existem nos livros didáticos em questão elementos capazes de fomentar uma comunicação no sentido do agir comunicativo de Habermas, preocupada em possibilitar uma comunicação voltada ao entendimento mútuo, emancipada de influências extralinguísticas como dinheiro ou poder.[fr] Ton allemand sert à communiquer ? Une analyse des méthodes d allemand langue étrangère pour les adolescents du point de vue de la théorie de l agir de communicationnel est une enquête qui cherche à rapprocher la théorie de l agir communicationnel de Habermas du domaine de l éducation, en examinant comment la médiation des aspects de la Landeskunde (matière propre à la didactique de l allemand langue étrangère) influe sur la conception de la langue, de la culture et, par conséquent, de la communication, envisagée par les méthodes analysées ici (genial klick, deutsch.com et Prima). L analyse se limite aux méthodes, ne contemplant pas le rôle des enseignants dans son utilisation. L objectif de ce travail est de repérer s il y a dans les méthodes en question des éléments capables de favoriser la communication au sens de l agir communicationnel de Habermas, c est à dire la communication visant à la compréhension mutuelle, affranchie de toute influence extra-linguistique comme l argent ou le pouvoir.MAXWELLRALPH INGS BANNELLLUCIA ELENA BARRIONUEVO ALVAREZ2018-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34589@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34589@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34589porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-31T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34589Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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