[en] IMPACT OF NEGATIVE ONLINE EVALUATIONS ON ATTITUDE AND BUYING INTENTION
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20731@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20731@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20731 |
Resumo: | [pt] A comunicação boca-a-boca sempre desempenhou um importante papel no processo decisório do consumidor, como fonte de informação relevante e confiável. A Internet possibilitou que consumidores pudessem compartilhar suas avaliações sobre marcas, produtos e serviços com um incontável número de pessoas, dando origem à comunicação boca-a-boca eletrônica. Este estudo concentra-se na comunicação boca-a-boca que acontece nas lojas virtuais, onde os consumidores compartilham suas opiniões, positivas ou negativas, sobre os produtos comercializados no site. Com base no modelo Elaboration Likelihood Model, este trabalho avaliou o efeito da quantidade e da qualidade das avaliações negativas disponibilizadas nos sites de compras na atitude e na intenção de compra dos consumidores, utilizando o comprometimento com a marca como moderador deste efeito. Utilizando uma loja virtual para realização do experimento, onde foram disponibilizadas avaliações sobre a câmera digital Sony, foi possível verificar em quais condições avaliações negativas influenciam negativamente a atitude e intenção de compra. Os resultados obtidos ajudam a complementar as pesquisas já realizadas e ampliam a compreensão sobre o assunto. |
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[en] IMPACT OF NEGATIVE ONLINE EVALUATIONS ON ATTITUDE AND BUYING INTENTION [pt] INFLUÊNCIA DE AVALIAÇÕES ONLINE NEGATIVAS NA ATITUDE E NA INTENÇÃO DE COMPRA [pt] COMUNICACAO[pt] ELABORATION LIKELIHOOD MODEL[pt] BOCA-A-BOCA[en] COMMUNICATION[en] WORD-OF-MOUTH[pt] A comunicação boca-a-boca sempre desempenhou um importante papel no processo decisório do consumidor, como fonte de informação relevante e confiável. A Internet possibilitou que consumidores pudessem compartilhar suas avaliações sobre marcas, produtos e serviços com um incontável número de pessoas, dando origem à comunicação boca-a-boca eletrônica. Este estudo concentra-se na comunicação boca-a-boca que acontece nas lojas virtuais, onde os consumidores compartilham suas opiniões, positivas ou negativas, sobre os produtos comercializados no site. Com base no modelo Elaboration Likelihood Model, este trabalho avaliou o efeito da quantidade e da qualidade das avaliações negativas disponibilizadas nos sites de compras na atitude e na intenção de compra dos consumidores, utilizando o comprometimento com a marca como moderador deste efeito. Utilizando uma loja virtual para realização do experimento, onde foram disponibilizadas avaliações sobre a câmera digital Sony, foi possível verificar em quais condições avaliações negativas influenciam negativamente a atitude e intenção de compra. Os resultados obtidos ajudam a complementar as pesquisas já realizadas e ampliam a compreensão sobre o assunto.[en] Word-of-mouth plays an important role as a communication channel during consumer decision processes, as a relevant and reliable source of information. Internet has allowed consumers to share online their opinions and evaluations with consumers all over the world. This study focused on word-of-mouth published on web stores, where consumers share their positive or negative opinions about products that are available at the store. Based on the Elaboration Likelihood Model, an experiment was carried out to evaluate effects of quantity and quality of negative online reviews on attitude and purchasing intention and the moderating effect of brand commitment. Results contribute to the knowledge about online consumer reviews and its influence on purchase behavior.MAXWELLLUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESVIVIANE DE MEDEIROS CALACA GOMES2012-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20731@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20731@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20731porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20731Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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