[pt] A CIDADE VAI AO CULTO: UMA HISTÓRIA SOCIAL DOS BATISTAS NO RIO DE JANEIRO (1900-1930)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55037@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55037@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55037 |
Resumo: | [pt] A Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro foi fundada em agosto de 1884 através dos esforços missionários do pastor William Buck Bagby. Implantada na Rua do Santana (região central da antiga capital federal). Em 1928 essa comunidade religiosa foi transferida para Rua Frei Caneca, ao pé do atual Morro do São Carlos. Tal mudança trouxe impactos diretos para a sua composição. A partir da segunda metade da década de 1920 foi possível constatar, com maior intensidade, a entrada de imigrantes pobres, costureiras, operários, negros e domésticas para as fileiras da igreja. Certamente, esse novo espaço possibilitou um maior relacionamento da comunidade com as classes subalternas. Contudo, essa transferência foi sucedida por outro fenômeno: um aumento significativo da aplicação de processos disciplinares. Partindo desse ponto, nossa dissertação tem como objetivo investigar as causas e os sentidos desses mecanismos institucionais de controle. Entendemos que essas práticas sinalizavam o que os batistas enxergavam como padrão de conduta e o que era negado, reprimido e rechaçado pelo grupo. Por meio dessas dinâmicas, é possível vislumbrar processos de construção e desconstrução de identidades batistas no Rio de Janeiro. Esse foi o objetivo central que o presente trabalho visou alcançar. |
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[pt] A CIDADE VAI AO CULTO: UMA HISTÓRIA SOCIAL DOS BATISTAS NO RIO DE JANEIRO (1900-1930)[en] THE CITY GOES TO WORSHIP: A SOCIAL HISTORY OF THE BAPTISTS IN RIO DE JANEIRO (1900-1930)[pt] RIO DE JANEIRO[pt] BATISTAS[pt] BELLE EPOQUE[pt] PROTESTANTISMO[en] RIO DE JANEIRO[en] BAPTISTS[en] BELLE EPOQUE[en] PROTESTANTISM[pt] A Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro foi fundada em agosto de 1884 através dos esforços missionários do pastor William Buck Bagby. Implantada na Rua do Santana (região central da antiga capital federal). Em 1928 essa comunidade religiosa foi transferida para Rua Frei Caneca, ao pé do atual Morro do São Carlos. Tal mudança trouxe impactos diretos para a sua composição. A partir da segunda metade da década de 1920 foi possível constatar, com maior intensidade, a entrada de imigrantes pobres, costureiras, operários, negros e domésticas para as fileiras da igreja. Certamente, esse novo espaço possibilitou um maior relacionamento da comunidade com as classes subalternas. Contudo, essa transferência foi sucedida por outro fenômeno: um aumento significativo da aplicação de processos disciplinares. Partindo desse ponto, nossa dissertação tem como objetivo investigar as causas e os sentidos desses mecanismos institucionais de controle. Entendemos que essas práticas sinalizavam o que os batistas enxergavam como padrão de conduta e o que era negado, reprimido e rechaçado pelo grupo. Por meio dessas dinâmicas, é possível vislumbrar processos de construção e desconstrução de identidades batistas no Rio de Janeiro. Esse foi o objetivo central que o presente trabalho visou alcançar.[en] The First Baptist Church of Rio de Janeiro was founded in August 1884 through the missionary efforts of Pastor William Buck Bagby. Set up on Rua do Santana (central region of the former federal capital), in 1928 this religious community was transferred to Rua Frei Caneca, near the current Morro do São Carlos. This change brought direct impacts to its composition. From the second half of the 1920s onwards, it was possible to see, with greater intensity, the entry of poor immigrants, seamstresses, workers, blacks and domestic workers into the ranks of the church. Certainly, this new space enabled a greater relationship between the community and the subordinate classes. However, this transfer was succeeded by another phenomenon: a significant increase in the application of disciplinary proceedings. Starting from this point, our dissertation aims to investigate the causes and meanings of these institutional control mechanisms. We understand that these practices signaled what the Baptists saw as a standard of conduct and what was denied, repressed and rejected by the group. Thus, we see that, through these dynamics, it is possible to investigate the elaborations of Baptist identities in Rio de Janeiro. This is the central objective that the present work aims to achieve.MAXWELLJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOALVARO RAMON RAMOS OLIVEIRA2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55037@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55037@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55037porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-23T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:55037Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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