ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANNA CAROLINA AYRES PEREIRA BARBOSA
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@2
Resumo: Diante do momento marcado pela transição paradigmática entre a Modernidade e a Pós-modernidade, como estariam posicionadas as concepções de ciência de professores/as de ciência/biologia nesse cenário? Quais suas posições diante da reformulação curricular da década de 90 após a divulgação do PCN de Ciências Naturais e temas transversais? Como as principais temáticas multiculturais raça, gênero e orientação sexual estão apresentadas no discurso de professores/as de ciências/biologia? Este trabalho apresenta uma pesquisa, que tem buscado entender como os/as professores/as de ciências naturais e biologia de uma escola de elite da zona sul da cidade do Rio de Janeiro representam o conhecimento científico, o currículo de ensino de ciências e suas possíveis implicações com as questões centrais do multiculturalismo (raça, gênero e orientação sexual). Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, através de dois instrumentos: (1) análise documental do PCN de Ciências e temas transversais e (2) entrevistas semi-estruturadas. Neste trabalho, verificou-se uma tendência dos discursos desses/as professores/as de oscilarem entre uma visão tradicional moderna e uma abordagem mais pós-moderna de ciência. Essa postura, identificada inclusive no tratamento das temáticas multiculturais selecionadas, estaria de acordo tanto com as propostas curriculares dos PCN quanto como um reflexo do período de transição paradigmática em que estamos inseridos. O trabalho de pesquisa visa contribuir com a reflexão sobre os possíveis avanços e limites de uma epistemologia multicultural (pós-moderna) no ensino de ciências.
id PUC_RIO-1_968cd77fc32aa12c2fad08e275536ae8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:15718
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULOSCIENCE TEACHING AND CULTURAL PLURALITY: SCIENCE TEACHERS AND MULTICULTURAL ISSUES INSIDE THE CURRICULUM 2010-04-05MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314CYNTHIA PAES DE CARVALHOMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZACYNTHIA PAES DE CARVALHOANNA CAROLINA AYRES PEREIRA BARBOSAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRDiante do momento marcado pela transição paradigmática entre a Modernidade e a Pós-modernidade, como estariam posicionadas as concepções de ciência de professores/as de ciência/biologia nesse cenário? Quais suas posições diante da reformulação curricular da década de 90 após a divulgação do PCN de Ciências Naturais e temas transversais? Como as principais temáticas multiculturais raça, gênero e orientação sexual estão apresentadas no discurso de professores/as de ciências/biologia? Este trabalho apresenta uma pesquisa, que tem buscado entender como os/as professores/as de ciências naturais e biologia de uma escola de elite da zona sul da cidade do Rio de Janeiro representam o conhecimento científico, o currículo de ensino de ciências e suas possíveis implicações com as questões centrais do multiculturalismo (raça, gênero e orientação sexual). Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, através de dois instrumentos: (1) análise documental do PCN de Ciências e temas transversais e (2) entrevistas semi-estruturadas. Neste trabalho, verificou-se uma tendência dos discursos desses/as professores/as de oscilarem entre uma visão tradicional moderna e uma abordagem mais pós-moderna de ciência. Essa postura, identificada inclusive no tratamento das temáticas multiculturais selecionadas, estaria de acordo tanto com as propostas curriculares dos PCN quanto como um reflexo do período de transição paradigmática em que estamos inseridos. O trabalho de pesquisa visa contribuir com a reflexão sobre os possíveis avanços e limites de uma epistemologia multicultural (pós-moderna) no ensino de ciências.As we face a period characterized by a paradigmatic transition between Modernity and Post-Modernity, how would the science conceptions of science/biology teachers fit in this scenery? What would be their positions regarding the curricular reformation set in the 90`s after the publication of the PCN of Natural Sciences and transversal themes? How the main multicultural themes race, gender and sexual orientation are presented inside their speech? This work presents a research which has seek to comprehend how the science and biology teachers from an elite school at Rio de Janeiro represent scientific knowledge, science curriculum and their possible implications concerning the main multicultural issues (race, gender and sexual orientation). Therefore, it has been chosen a qualitative research using two instruments: (1) documental analyses of the Natural Sciences PCN and transversal themes and (2) semi-structural interviews. It was evident a tendency among the teachers discourses to oscillate between a more traditional and modern science view and a more post-modern approach. This kind of posture that was also identified regarding the multicultural issues would be in agreement with both the curricular proposals inside the PCNs and as a reflection of the transitional period in which we are immersed. This work aims to contribute with the debate regarding possible progress and limits of a multicultural (post-modern) epistemology inside science teaching.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:09:14Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:15718Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SCIENCE TEACHING AND CULTURAL PLURALITY: SCIENCE TEACHERS AND MULTICULTURAL ISSUES INSIDE THE CURRICULUM
title ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO
spellingShingle ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO
ANNA CAROLINA AYRES PEREIRA BARBOSA
title_short ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO
title_full ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO
title_fullStr ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO
title_full_unstemmed ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO
title_sort ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANNA CAROLINA AYRES PEREIRA BARBOSA
author_facet ANNA CAROLINA AYRES PEREIRA BARBOSA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01111719705
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01111719705
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5920290316481314
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5920290316481314
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.author.fl_str_mv ANNA CAROLINA AYRES PEREIRA BARBOSA
contributor_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
description Diante do momento marcado pela transição paradigmática entre a Modernidade e a Pós-modernidade, como estariam posicionadas as concepções de ciência de professores/as de ciência/biologia nesse cenário? Quais suas posições diante da reformulação curricular da década de 90 após a divulgação do PCN de Ciências Naturais e temas transversais? Como as principais temáticas multiculturais raça, gênero e orientação sexual estão apresentadas no discurso de professores/as de ciências/biologia? Este trabalho apresenta uma pesquisa, que tem buscado entender como os/as professores/as de ciências naturais e biologia de uma escola de elite da zona sul da cidade do Rio de Janeiro representam o conhecimento científico, o currículo de ensino de ciências e suas possíveis implicações com as questões centrais do multiculturalismo (raça, gênero e orientação sexual). Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, através de dois instrumentos: (1) análise documental do PCN de Ciências e temas transversais e (2) entrevistas semi-estruturadas. Neste trabalho, verificou-se uma tendência dos discursos desses/as professores/as de oscilarem entre uma visão tradicional moderna e uma abordagem mais pós-moderna de ciência. Essa postura, identificada inclusive no tratamento das temáticas multiculturais selecionadas, estaria de acordo tanto com as propostas curriculares dos PCN quanto como um reflexo do período de transição paradigmática em que estamos inseridos. O trabalho de pesquisa visa contribuir com a reflexão sobre os possíveis avanços e limites de uma epistemologia multicultural (pós-moderna) no ensino de ciências.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324905488744448