[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27903@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27903@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27903
Resumo: [pt] A pesquisa considera a perspectiva da federação tridimensional que estabeleceu o município como ente federado a partir da Constituição Federal de 1988 e da LDBEN 9.394 de 1996. A intensificação da municipalização do ensino fundamental neste contexto, com aumento no número de matrículas de estudantes em idade obrigatória de escolarização, implicou em novas responsabilidades para as equipes gestoras locais, tornando seu trabalho mais complexo. A pesquisa buscou i) compreender como redes públicas municipais de ensino se organizam do ponto de vista administrativo para atender ao público matriculado em suas escolas e ii) investigar os arranjos institucionais e as ações empreendidas pelos órgãos gestores e suas possíveis relações com os diferentes perfis de rendimento das redes de ensino em termos de qualidade e equidade educacional. O estudo, de natureza quantitativa, complementado por estudos de caso, foi realizado tendo como referenciais os estudos da área de gestão e política educacional. A análise foi realizada a partir de três categorias-chave: contexto socioeducacional, arranjo institucional e focalização da gestão. A partir do estudo realizado observou-se que há compromisso das equipes locais e esforços expressivos, ainda que diferenciados em cada caso, empreendidos para garantir a matrícula e a frequência com sucesso escolar dos alunos das redes municipais de ensino. Contudo, as interferências externas, em especial da política local e limitações de natureza técnica, em contextos socioeconômicos de parcos recursos das famílias e da rede pública de ensino dificultam a elaboração de políticas educacionais que logrem promover qualidade com equidade educacional.
id PUC_RIO-1_9752a4e4ff68956a20ef5833eafc4657
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27903
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS[pt] GESTÃO EDUCACIONAL EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: OS CASOS DE ITABORAÍ E ANGRA DOS REIS[pt] POLITICA EDUCACIONAL[pt] ARRANJO INSTITUCIONAL[pt] QUALIDADE E EQUIDADE EDUCACIONAL[pt] GESTAO EDUCACIONAL MUNICIPAL[en] EDUCATIONAL POLICY[en] INSTITUTIONAL ARRANGEMENT[en] QUALITY AND EDUCATIONAL EQUITY[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT[pt] A pesquisa considera a perspectiva da federação tridimensional que estabeleceu o município como ente federado a partir da Constituição Federal de 1988 e da LDBEN 9.394 de 1996. A intensificação da municipalização do ensino fundamental neste contexto, com aumento no número de matrículas de estudantes em idade obrigatória de escolarização, implicou em novas responsabilidades para as equipes gestoras locais, tornando seu trabalho mais complexo. A pesquisa buscou i) compreender como redes públicas municipais de ensino se organizam do ponto de vista administrativo para atender ao público matriculado em suas escolas e ii) investigar os arranjos institucionais e as ações empreendidas pelos órgãos gestores e suas possíveis relações com os diferentes perfis de rendimento das redes de ensino em termos de qualidade e equidade educacional. O estudo, de natureza quantitativa, complementado por estudos de caso, foi realizado tendo como referenciais os estudos da área de gestão e política educacional. A análise foi realizada a partir de três categorias-chave: contexto socioeducacional, arranjo institucional e focalização da gestão. A partir do estudo realizado observou-se que há compromisso das equipes locais e esforços expressivos, ainda que diferenciados em cada caso, empreendidos para garantir a matrícula e a frequência com sucesso escolar dos alunos das redes municipais de ensino. Contudo, as interferências externas, em especial da política local e limitações de natureza técnica, em contextos socioeconômicos de parcos recursos das famílias e da rede pública de ensino dificultam a elaboração de políticas educacionais que logrem promover qualidade com equidade educacional.[en] This research considers the federation three-dimensional perspective which established that the municipalities are enabled as federated entities since our Brazilian Constitution from 1988 and our LDBEM from 1996. The increasing numbers in decentralization of primary education and the increasing enrollment rates among students to whom enrollment in mandatory has brought new responsibilities and has made work more complex for educational administrators. This research aimed to i) comprehend how our public networks administratively organized themselves in order to cope with more enrollments and the new demands and ii) to investigate the institutional arrangements, the actions taken by managers and the possible relations among the various achievement profiles of students in regards to educational quality and equity. This quantitative research was complemented by case studies and used studies in educational management and policy as reference. The analysis was made from three keywords: social and educational context, institutional arrangements and management focus. From this study, it was observed that there is commitment and strong effort in order to guarantee enrollments to students and a successful school attendance. However, some external interference, especially the local policies, the technical limitations, the little resource from families and from our public network make more difficult to elaborate educational policies which effectively promote educational quality and equity.MAXWELLCYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHOANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM2016-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27903@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27903@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27903porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27903Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS
[pt] GESTÃO EDUCACIONAL EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: OS CASOS DE ITABORAÍ E ANGRA DOS REIS
title [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS
spellingShingle [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS
ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM
[pt] POLITICA EDUCACIONAL
[pt] ARRANJO INSTITUCIONAL
[pt] QUALIDADE E EQUIDADE EDUCACIONAL
[pt] GESTAO EDUCACIONAL MUNICIPAL
[en] EDUCATIONAL POLICY
[en] INSTITUTIONAL ARRANGEMENT
[en] QUALITY AND EDUCATIONAL EQUITY
[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT
title_short [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS
title_full [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS
title_fullStr [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS
title_full_unstemmed [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS
title_sort [en] EDUCATIONAL MANAGEMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: THE CASES OF ITABORAÍ AND ANGRA DOS REIS
author ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM
author_facet ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] POLITICA EDUCACIONAL
[pt] ARRANJO INSTITUCIONAL
[pt] QUALIDADE E EQUIDADE EDUCACIONAL
[pt] GESTAO EDUCACIONAL MUNICIPAL
[en] EDUCATIONAL POLICY
[en] INSTITUTIONAL ARRANGEMENT
[en] QUALITY AND EDUCATIONAL EQUITY
[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT
topic [pt] POLITICA EDUCACIONAL
[pt] ARRANJO INSTITUCIONAL
[pt] QUALIDADE E EQUIDADE EDUCACIONAL
[pt] GESTAO EDUCACIONAL MUNICIPAL
[en] EDUCATIONAL POLICY
[en] INSTITUTIONAL ARRANGEMENT
[en] QUALITY AND EDUCATIONAL EQUITY
[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT
description [pt] A pesquisa considera a perspectiva da federação tridimensional que estabeleceu o município como ente federado a partir da Constituição Federal de 1988 e da LDBEN 9.394 de 1996. A intensificação da municipalização do ensino fundamental neste contexto, com aumento no número de matrículas de estudantes em idade obrigatória de escolarização, implicou em novas responsabilidades para as equipes gestoras locais, tornando seu trabalho mais complexo. A pesquisa buscou i) compreender como redes públicas municipais de ensino se organizam do ponto de vista administrativo para atender ao público matriculado em suas escolas e ii) investigar os arranjos institucionais e as ações empreendidas pelos órgãos gestores e suas possíveis relações com os diferentes perfis de rendimento das redes de ensino em termos de qualidade e equidade educacional. O estudo, de natureza quantitativa, complementado por estudos de caso, foi realizado tendo como referenciais os estudos da área de gestão e política educacional. A análise foi realizada a partir de três categorias-chave: contexto socioeducacional, arranjo institucional e focalização da gestão. A partir do estudo realizado observou-se que há compromisso das equipes locais e esforços expressivos, ainda que diferenciados em cada caso, empreendidos para garantir a matrícula e a frequência com sucesso escolar dos alunos das redes municipais de ensino. Contudo, as interferências externas, em especial da política local e limitações de natureza técnica, em contextos socioeconômicos de parcos recursos das famílias e da rede pública de ensino dificultam a elaboração de políticas educacionais que logrem promover qualidade com equidade educacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27903@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27903@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27903
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27903@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27903@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822597714509824