[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMONE LEAL DE MOURA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891
Resumo: [pt] Na educação baseada na Web há uma grande preocupação em relação ao compartilhamento de materiais instrucionais devido à complexidade do processo de desenvolvimento de materiais com boa qualidade. Isto leva a uma tendência em adotar a abordagem de orientação a objetos no desenvolvimento destes materiais, originando os chamados Objetos de Aprendizagem. Além disto, instituições e empresas interessadas na educação baseada na Web vêm formando parcerias no sentido de promover o compartilhamento de tais objetos. De modo a contribuir para estes esforços desenvolvemos uma arquitetura de mediadores e tradutores enriquecidos pelo uso de ontologias, que é implementada como serviços Web de modo a permitir a autonomia local com uma visão integrada. O uso de mediadores possibilita que uma consulta seja redefinida em sub-consultas que são distribuídas às fontes de dados e o resultado integrado. Os tradutores permitem que as sub-consultas sejam entendidas pelas fontes de dados e as respectivas respostas sejam entendidas pelo mediador. A implementação dos componentes da arquitetura como serviços Web possibilita uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre os participantes da rede. O tratamento da heterogeneidade semântica faz uso do formalismo de ontologias para descrever os conceitos existentes nos metadados de cada repositório participante na rede e encontrar as possíveis equivalências entre eles. Desta forma, o desenvolvimento desta arquitetura resultou em LORIS, um sistema de integração de repositórios de objetos de aprendizagem. O LORIS está sendo aplicado no PGL, um projeto de cooperação internacional entre instituições de ensino e pesquisa para promover a educação baseada na Web.
id PUC_RIO-1_979f6282f15e44b2ad6322ea8bbfb8b1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7891
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES [pt] UMA ARQUITETURA PARA INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM MEDIADORES E SERVIÇOS WEB [pt] METADADOS[pt] INTEGRACAO DE DADOS[pt] OBJETOS DE APRENDIZADO[pt] SERVICOS WEB[pt] ONTOLOGIA[en] METADATA[en] DATA INTEGRATION[en] LEARNING OBJECTS[en] WEB SERVICES[en] ONTOLOGY[pt] Na educação baseada na Web há uma grande preocupação em relação ao compartilhamento de materiais instrucionais devido à complexidade do processo de desenvolvimento de materiais com boa qualidade. Isto leva a uma tendência em adotar a abordagem de orientação a objetos no desenvolvimento destes materiais, originando os chamados Objetos de Aprendizagem. Além disto, instituições e empresas interessadas na educação baseada na Web vêm formando parcerias no sentido de promover o compartilhamento de tais objetos. De modo a contribuir para estes esforços desenvolvemos uma arquitetura de mediadores e tradutores enriquecidos pelo uso de ontologias, que é implementada como serviços Web de modo a permitir a autonomia local com uma visão integrada. O uso de mediadores possibilita que uma consulta seja redefinida em sub-consultas que são distribuídas às fontes de dados e o resultado integrado. Os tradutores permitem que as sub-consultas sejam entendidas pelas fontes de dados e as respectivas respostas sejam entendidas pelo mediador. A implementação dos componentes da arquitetura como serviços Web possibilita uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre os participantes da rede. O tratamento da heterogeneidade semântica faz uso do formalismo de ontologias para descrever os conceitos existentes nos metadados de cada repositório participante na rede e encontrar as possíveis equivalências entre eles. Desta forma, o desenvolvimento desta arquitetura resultou em LORIS, um sistema de integração de repositórios de objetos de aprendizagem. O LORIS está sendo aplicado no PGL, um projeto de cooperação internacional entre instituições de ensino e pesquisa para promover a educação baseada na Web.[en] In web-based education there is an emphasis on reusing and sharing instructional content due to the complexity of the development process of highquality learning materials. It leads to the learning objects orientation as well as to partnerships among institutions to promote sharing of these objects. In order to contribute to these efforts, we proposed an architecture based on the mediators and wrappers for integrating learning objects repositories. The components of this architecture were implemented by the use of web- services and the integration processes were enriched by ontologies. The use of mediators allows a query to be redefined as sub-queries that are distributed to the data sources and the results to be integrated. The wrappers allow the data sources to understand the sub-queries and the mediator to understand the respective answers. The implementation of the architecture components as web services allows more flexibility and interoperability among the participants of the community. The formalism of ontologies is used to deal with the semantic heterogeneity as the metadata concepts of each repository are described and the equivalences are established. The development of this architecture is called LORIS, an integration system of learning objects` repositories. LORIS is being adopted by PGL, an international partnership project for promoting web-based education.MAXWELLRUBENS NASCIMENTO MELOSIMONE LEAL DE MOURA2006-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7891Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
[pt] UMA ARQUITETURA PARA INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM MEDIADORES E SERVIÇOS WEB
title [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
spellingShingle [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
SIMONE LEAL DE MOURA
[pt] METADADOS
[pt] INTEGRACAO DE DADOS
[pt] OBJETOS DE APRENDIZADO
[pt] SERVICOS WEB
[pt] ONTOLOGIA
[en] METADATA
[en] DATA INTEGRATION
[en] LEARNING OBJECTS
[en] WEB SERVICES
[en] ONTOLOGY
title_short [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
title_full [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
title_fullStr [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
title_full_unstemmed [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
title_sort [en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
author SIMONE LEAL DE MOURA
author_facet SIMONE LEAL DE MOURA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUBENS NASCIMENTO MELO
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMONE LEAL DE MOURA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] METADADOS
[pt] INTEGRACAO DE DADOS
[pt] OBJETOS DE APRENDIZADO
[pt] SERVICOS WEB
[pt] ONTOLOGIA
[en] METADATA
[en] DATA INTEGRATION
[en] LEARNING OBJECTS
[en] WEB SERVICES
[en] ONTOLOGY
topic [pt] METADADOS
[pt] INTEGRACAO DE DADOS
[pt] OBJETOS DE APRENDIZADO
[pt] SERVICOS WEB
[pt] ONTOLOGIA
[en] METADATA
[en] DATA INTEGRATION
[en] LEARNING OBJECTS
[en] WEB SERVICES
[en] ONTOLOGY
description [pt] Na educação baseada na Web há uma grande preocupação em relação ao compartilhamento de materiais instrucionais devido à complexidade do processo de desenvolvimento de materiais com boa qualidade. Isto leva a uma tendência em adotar a abordagem de orientação a objetos no desenvolvimento destes materiais, originando os chamados Objetos de Aprendizagem. Além disto, instituições e empresas interessadas na educação baseada na Web vêm formando parcerias no sentido de promover o compartilhamento de tais objetos. De modo a contribuir para estes esforços desenvolvemos uma arquitetura de mediadores e tradutores enriquecidos pelo uso de ontologias, que é implementada como serviços Web de modo a permitir a autonomia local com uma visão integrada. O uso de mediadores possibilita que uma consulta seja redefinida em sub-consultas que são distribuídas às fontes de dados e o resultado integrado. Os tradutores permitem que as sub-consultas sejam entendidas pelas fontes de dados e as respectivas respostas sejam entendidas pelo mediador. A implementação dos componentes da arquitetura como serviços Web possibilita uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre os participantes da rede. O tratamento da heterogeneidade semântica faz uso do formalismo de ontologias para descrever os conceitos existentes nos metadados de cada repositório participante na rede e encontrar as possíveis equivalências entre eles. Desta forma, o desenvolvimento desta arquitetura resultou em LORIS, um sistema de integração de repositórios de objetos de aprendizagem. O LORIS está sendo aplicado no PGL, um projeto de cooperação internacional entre instituições de ensino e pesquisa para promover a educação baseada na Web.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822556949020672