[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891 |
Resumo: | [pt] Na educação baseada na Web há uma grande preocupação em relação ao compartilhamento de materiais instrucionais devido à complexidade do processo de desenvolvimento de materiais com boa qualidade. Isto leva a uma tendência em adotar a abordagem de orientação a objetos no desenvolvimento destes materiais, originando os chamados Objetos de Aprendizagem. Além disto, instituições e empresas interessadas na educação baseada na Web vêm formando parcerias no sentido de promover o compartilhamento de tais objetos. De modo a contribuir para estes esforços desenvolvemos uma arquitetura de mediadores e tradutores enriquecidos pelo uso de ontologias, que é implementada como serviços Web de modo a permitir a autonomia local com uma visão integrada. O uso de mediadores possibilita que uma consulta seja redefinida em sub-consultas que são distribuídas às fontes de dados e o resultado integrado. Os tradutores permitem que as sub-consultas sejam entendidas pelas fontes de dados e as respectivas respostas sejam entendidas pelo mediador. A implementação dos componentes da arquitetura como serviços Web possibilita uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre os participantes da rede. O tratamento da heterogeneidade semântica faz uso do formalismo de ontologias para descrever os conceitos existentes nos metadados de cada repositório participante na rede e encontrar as possíveis equivalências entre eles. Desta forma, o desenvolvimento desta arquitetura resultou em LORIS, um sistema de integração de repositórios de objetos de aprendizagem. O LORIS está sendo aplicado no PGL, um projeto de cooperação internacional entre instituições de ensino e pesquisa para promover a educação baseada na Web. |
id |
PUC_RIO-1_979f6282f15e44b2ad6322ea8bbfb8b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7891 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES [pt] UMA ARQUITETURA PARA INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM MEDIADORES E SERVIÇOS WEB [pt] METADADOS[pt] INTEGRACAO DE DADOS[pt] OBJETOS DE APRENDIZADO[pt] SERVICOS WEB[pt] ONTOLOGIA[en] METADATA[en] DATA INTEGRATION[en] LEARNING OBJECTS[en] WEB SERVICES[en] ONTOLOGY[pt] Na educação baseada na Web há uma grande preocupação em relação ao compartilhamento de materiais instrucionais devido à complexidade do processo de desenvolvimento de materiais com boa qualidade. Isto leva a uma tendência em adotar a abordagem de orientação a objetos no desenvolvimento destes materiais, originando os chamados Objetos de Aprendizagem. Além disto, instituições e empresas interessadas na educação baseada na Web vêm formando parcerias no sentido de promover o compartilhamento de tais objetos. De modo a contribuir para estes esforços desenvolvemos uma arquitetura de mediadores e tradutores enriquecidos pelo uso de ontologias, que é implementada como serviços Web de modo a permitir a autonomia local com uma visão integrada. O uso de mediadores possibilita que uma consulta seja redefinida em sub-consultas que são distribuídas às fontes de dados e o resultado integrado. Os tradutores permitem que as sub-consultas sejam entendidas pelas fontes de dados e as respectivas respostas sejam entendidas pelo mediador. A implementação dos componentes da arquitetura como serviços Web possibilita uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre os participantes da rede. O tratamento da heterogeneidade semântica faz uso do formalismo de ontologias para descrever os conceitos existentes nos metadados de cada repositório participante na rede e encontrar as possíveis equivalências entre eles. Desta forma, o desenvolvimento desta arquitetura resultou em LORIS, um sistema de integração de repositórios de objetos de aprendizagem. O LORIS está sendo aplicado no PGL, um projeto de cooperação internacional entre instituições de ensino e pesquisa para promover a educação baseada na Web.[en] In web-based education there is an emphasis on reusing and sharing instructional content due to the complexity of the development process of highquality learning materials. It leads to the learning objects orientation as well as to partnerships among institutions to promote sharing of these objects. In order to contribute to these efforts, we proposed an architecture based on the mediators and wrappers for integrating learning objects repositories. The components of this architecture were implemented by the use of web- services and the integration processes were enriched by ontologies. The use of mediators allows a query to be redefined as sub-queries that are distributed to the data sources and the results to be integrated. The wrappers allow the data sources to understand the sub-queries and the mediator to understand the respective answers. The implementation of the architecture components as web services allows more flexibility and interoperability among the participants of the community. The formalism of ontologies is used to deal with the semantic heterogeneity as the metadata concepts of each repository are described and the equivalences are established. The development of this architecture is called LORIS, an integration system of learning objects` repositories. LORIS is being adopted by PGL, an international partnership project for promoting web-based education.MAXWELLRUBENS NASCIMENTO MELOSIMONE LEAL DE MOURA2006-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7891Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES [pt] UMA ARQUITETURA PARA INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM MEDIADORES E SERVIÇOS WEB |
title |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES |
spellingShingle |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES SIMONE LEAL DE MOURA [pt] METADADOS [pt] INTEGRACAO DE DADOS [pt] OBJETOS DE APRENDIZADO [pt] SERVICOS WEB [pt] ONTOLOGIA [en] METADATA [en] DATA INTEGRATION [en] LEARNING OBJECTS [en] WEB SERVICES [en] ONTOLOGY |
title_short |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES |
title_full |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES |
title_fullStr |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES |
title_full_unstemmed |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES |
title_sort |
[en] AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES |
author |
SIMONE LEAL DE MOURA |
author_facet |
SIMONE LEAL DE MOURA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUBENS NASCIMENTO MELO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIMONE LEAL DE MOURA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] METADADOS [pt] INTEGRACAO DE DADOS [pt] OBJETOS DE APRENDIZADO [pt] SERVICOS WEB [pt] ONTOLOGIA [en] METADATA [en] DATA INTEGRATION [en] LEARNING OBJECTS [en] WEB SERVICES [en] ONTOLOGY |
topic |
[pt] METADADOS [pt] INTEGRACAO DE DADOS [pt] OBJETOS DE APRENDIZADO [pt] SERVICOS WEB [pt] ONTOLOGIA [en] METADATA [en] DATA INTEGRATION [en] LEARNING OBJECTS [en] WEB SERVICES [en] ONTOLOGY |
description |
[pt] Na educação baseada na Web há uma grande preocupação em relação ao compartilhamento de materiais instrucionais devido à complexidade do processo de desenvolvimento de materiais com boa qualidade. Isto leva a uma tendência em adotar a abordagem de orientação a objetos no desenvolvimento destes materiais, originando os chamados Objetos de Aprendizagem. Além disto, instituições e empresas interessadas na educação baseada na Web vêm formando parcerias no sentido de promover o compartilhamento de tais objetos. De modo a contribuir para estes esforços desenvolvemos uma arquitetura de mediadores e tradutores enriquecidos pelo uso de ontologias, que é implementada como serviços Web de modo a permitir a autonomia local com uma visão integrada. O uso de mediadores possibilita que uma consulta seja redefinida em sub-consultas que são distribuídas às fontes de dados e o resultado integrado. Os tradutores permitem que as sub-consultas sejam entendidas pelas fontes de dados e as respectivas respostas sejam entendidas pelo mediador. A implementação dos componentes da arquitetura como serviços Web possibilita uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre os participantes da rede. O tratamento da heterogeneidade semântica faz uso do formalismo de ontologias para descrever os conceitos existentes nos metadados de cada repositório participante na rede e encontrar as possíveis equivalências entre eles. Desta forma, o desenvolvimento desta arquitetura resultou em LORIS, um sistema de integração de repositórios de objetos de aprendizagem. O LORIS está sendo aplicado no PGL, um projeto de cooperação internacional entre instituições de ensino e pesquisa para promover a educação baseada na Web. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822556949020672 |