[en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIPE FILGUEIRAS DE BARROS SANTOS
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54568@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54568@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54568
Resumo: [pt] Dentro da temática Design ambiental como favorecedor de Linguagens dialógicas para o ensino-aprendizagem, a presente pesquisa reside em locais de ensino-aprendizagem que carecem de espaços em sintonia com demandas de ressignificação contínua e autonomia dos sujeitos inscritos no século XXI. O objetivo deste trabalho é valorizar o Design como potencializador de relações dialógicas nos espaços de ensino-aprendizagem. Para isso, sua intenção é levantar reflexões sobre as relações nesses espaços, a fim de compreendê-las, localizá-las e distingui-las, tomando por base a capacidade de promoção de ressignificação contínua dos sujeitos inscritos nesses espaços de ensino-aprendizagem. O embasamento teórico obtido foi por meio de revisão bibliográfica de autores como Paulo Freire, Milton Santos e Mikhail Bakhtin. Por meio de pesquisa qualitativa-interpretativa, como percurso metodológico, este estudo dialoga com agentes escolares e pesquisadores por meio de técnicas operacionais como entrevistas, grupos focais entre outras dinâmicas gerais. Como resultado, reflete e propõe contribuições do Design na ressignificação desses espaços.
id PUC_RIO-1_98b04ee530d7e68100db4cc601f90b0e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:54568
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING [pt] CONFIGURAÇÕES PARA ESPAÇOS DIALÓGICOS DE RESSIGNIFICAÇÃO EM ENSINO-APRENDIZAGEM [pt] AMBIENTE[pt] ESPACO[pt] RESSIGNIFICACAO[pt] CONFIGURACAO[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM[en] ENVIRONMENT[en] SPACE[en] RESSIGNIFICATION[en] TEACHING AND LEARNING[pt] Dentro da temática Design ambiental como favorecedor de Linguagens dialógicas para o ensino-aprendizagem, a presente pesquisa reside em locais de ensino-aprendizagem que carecem de espaços em sintonia com demandas de ressignificação contínua e autonomia dos sujeitos inscritos no século XXI. O objetivo deste trabalho é valorizar o Design como potencializador de relações dialógicas nos espaços de ensino-aprendizagem. Para isso, sua intenção é levantar reflexões sobre as relações nesses espaços, a fim de compreendê-las, localizá-las e distingui-las, tomando por base a capacidade de promoção de ressignificação contínua dos sujeitos inscritos nesses espaços de ensino-aprendizagem. O embasamento teórico obtido foi por meio de revisão bibliográfica de autores como Paulo Freire, Milton Santos e Mikhail Bakhtin. Por meio de pesquisa qualitativa-interpretativa, como percurso metodológico, este estudo dialoga com agentes escolares e pesquisadores por meio de técnicas operacionais como entrevistas, grupos focais entre outras dinâmicas gerais. Como resultado, reflete e propõe contribuições do Design na ressignificação desses espaços.[en] Within the theme of Spacial Design as a proponent of dialogical languages for teaching-learning, the present research resides in places of teaching-learning that lack spaces in line with the demands of continuous resignification and autonomy of people enrolled in the 21st century. The objective is to value Design as an enhancer of dialogical relationships in teaching-learning spaces, for this purpose, the intention is to raise reflections on the relationships in these spaces, in order to understand, locate and distinguish them based on the ability to promote of continuous resignification of the subjects enrolled in these teaching-learning spaces. The theoretical basis was obtained through a bibliographic review of authors such as Paulo Freire, Milton Santos and Mikhail Bakhtin, and by school agents and researchers through operational techniques such as interviews, focus groups and other general dynamics. As a result, we reflected and proposed contributions from Design in the resignification of these spaces.MAXWELLJACKELINE LIMA FARBIARZFELIPE FILGUEIRAS DE BARROS SANTOS2021-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54568@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54568@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54568porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54568Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING
[pt] CONFIGURAÇÕES PARA ESPAÇOS DIALÓGICOS DE RESSIGNIFICAÇÃO EM ENSINO-APRENDIZAGEM
title [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING
spellingShingle [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING
FELIPE FILGUEIRAS DE BARROS SANTOS
[pt] AMBIENTE
[pt] ESPACO
[pt] RESSIGNIFICACAO
[pt] CONFIGURACAO
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
[en] ENVIRONMENT
[en] SPACE
[en] RESSIGNIFICATION
[en] TEACHING AND LEARNING
title_short [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING
title_full [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING
title_fullStr [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING
title_full_unstemmed [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING
title_sort [en] CONFIGURATIONS FOR DIALOGICAL SPACES OF RESSIGNIFICANCE IN TEACHING AND LEARNING
author FELIPE FILGUEIRAS DE BARROS SANTOS
author_facet FELIPE FILGUEIRAS DE BARROS SANTOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIPE FILGUEIRAS DE BARROS SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] AMBIENTE
[pt] ESPACO
[pt] RESSIGNIFICACAO
[pt] CONFIGURACAO
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
[en] ENVIRONMENT
[en] SPACE
[en] RESSIGNIFICATION
[en] TEACHING AND LEARNING
topic [pt] AMBIENTE
[pt] ESPACO
[pt] RESSIGNIFICACAO
[pt] CONFIGURACAO
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
[en] ENVIRONMENT
[en] SPACE
[en] RESSIGNIFICATION
[en] TEACHING AND LEARNING
description [pt] Dentro da temática Design ambiental como favorecedor de Linguagens dialógicas para o ensino-aprendizagem, a presente pesquisa reside em locais de ensino-aprendizagem que carecem de espaços em sintonia com demandas de ressignificação contínua e autonomia dos sujeitos inscritos no século XXI. O objetivo deste trabalho é valorizar o Design como potencializador de relações dialógicas nos espaços de ensino-aprendizagem. Para isso, sua intenção é levantar reflexões sobre as relações nesses espaços, a fim de compreendê-las, localizá-las e distingui-las, tomando por base a capacidade de promoção de ressignificação contínua dos sujeitos inscritos nesses espaços de ensino-aprendizagem. O embasamento teórico obtido foi por meio de revisão bibliográfica de autores como Paulo Freire, Milton Santos e Mikhail Bakhtin. Por meio de pesquisa qualitativa-interpretativa, como percurso metodológico, este estudo dialoga com agentes escolares e pesquisadores por meio de técnicas operacionais como entrevistas, grupos focais entre outras dinâmicas gerais. Como resultado, reflete e propõe contribuições do Design na ressignificação desses espaços.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54568@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54568@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54568
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54568@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54568@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822630606241792