[pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LILIAN DE SOUZA CAVALCANTE
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32002
Resumo: [pt] A presente pesquisa analisa a configuração do programa educacional Quinta Dimensão, criado por Michael Cole, pesquisador de destaque no campo da psicologia sociohistórico-cultural contemporânea, que promove aprendizagem mediada pelo uso de TIC para o desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência intelectual. Criado, originalmente, nos Estados Unidos, o Programa Quinta Dimensão articula universidades e comunidades e é direcionado a crianças socialmente marginalizadas e com baixo rendimento escolar. Uma característica importante desse programa é sua adaptabilidade às necessidades específicas de cada comunidade de prática. Desse modo, o programa pode ser adaptado em diferentes contextos sociais, linguagens e culturas para atender às demandas locais. O presente estudo analisou a configuração geral do programa e duas de suas adaptações: Programa Dimensão Metacognitiva, implementado pela Rede Sarah, e o programa Cinquena Dimensión, da Casa de Shere Rom, na Espanha. A metodologia utilizada foi, principalmente, análise dos documentos de referência desses programas, em triangulação com: entrevista realizada com a coordenadora do programa da Rede Sarah; entrevista concedida por Michael Cole à professora Zena Eisenberg; e descrição de visita técnica, feita pela pesquisadora, ao Hospital de Reabilitação da Rede Sarah, em Brasília. Na análise documental, identificamos que o Programa Quinta Dimensão apresenta uma estrutura pedagógica definida e delineia a metodologia de implementação, composta por três elementos-chave: tecnologias a serviço do desenvolvimento cognitivo; mediação do par mais capaz e ancoramento cultural. Coerente com a perspectiva sócio-histórico-cultural, o programa é estruturalmente adaptável ao contexto local.
id PUC_RIO-1_9c560d484e68aac131c5552db824407d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:32002
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO [en] SOCIOINTERACTIONISM AND COGNITIVE DEVELOPMENT OF CHILDREN WITH INTELECTUAL DESABILITY [pt] MEDIACAO[pt] DEFICIENCIA INTELECTUAL[pt] TICS[pt] DESENVOLVIMENTO COGNITIVO[en] MEDIATION[en] INTELLECTUAL DISABILITY[en] INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES[en] COGNITIVE DEVELOPMENT[pt] A presente pesquisa analisa a configuração do programa educacional Quinta Dimensão, criado por Michael Cole, pesquisador de destaque no campo da psicologia sociohistórico-cultural contemporânea, que promove aprendizagem mediada pelo uso de TIC para o desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência intelectual. Criado, originalmente, nos Estados Unidos, o Programa Quinta Dimensão articula universidades e comunidades e é direcionado a crianças socialmente marginalizadas e com baixo rendimento escolar. Uma característica importante desse programa é sua adaptabilidade às necessidades específicas de cada comunidade de prática. Desse modo, o programa pode ser adaptado em diferentes contextos sociais, linguagens e culturas para atender às demandas locais. O presente estudo analisou a configuração geral do programa e duas de suas adaptações: Programa Dimensão Metacognitiva, implementado pela Rede Sarah, e o programa Cinquena Dimensión, da Casa de Shere Rom, na Espanha. A metodologia utilizada foi, principalmente, análise dos documentos de referência desses programas, em triangulação com: entrevista realizada com a coordenadora do programa da Rede Sarah; entrevista concedida por Michael Cole à professora Zena Eisenberg; e descrição de visita técnica, feita pela pesquisadora, ao Hospital de Reabilitação da Rede Sarah, em Brasília. Na análise documental, identificamos que o Programa Quinta Dimensão apresenta uma estrutura pedagógica definida e delineia a metodologia de implementação, composta por três elementos-chave: tecnologias a serviço do desenvolvimento cognitivo; mediação do par mais capaz e ancoramento cultural. Coerente com a perspectiva sócio-histórico-cultural, o programa é estruturalmente adaptável ao contexto local.[en] The presente research analyze the configuration of the Fifth Dimension educational program, created by Michael Cole, a prominent researcher in contemporary sociohistorical-cultural psycology studies, promoting mediated learning by the use of ICT for the cognitive development of children with intelectual disabilities. Created in the United States of America, the Fifth Dimension Program joins universities and communities in order to attend socially marginalized children with low school performance. An important feature of this program is its adaptability to the specific requirements of each community of practice. In this way, the program can be adapted to different social settings, languages and cultures. The present study analyze the general configuration of the program and of two adaptations: Metacognitive Dimension Program implemented by the Sarah Network of Neurorehabilitation Hospitals and the Cinquena Dimensión programa of the Shere Rom House in Spain. The research procedures was mainly analysis of the reference documents of these programs, in triangulation with: interview with the coordinator of the Sarah Network program; interview given by Michael Cole to Professor\Zena Eisenberg; and description of technical visit made by the researcher to the Rehabilitation Hospital of the Sarah Network in Brasilia. We identified that the Fifth Dimension presents a defined pedagogical structure and outlines the methodology of implementation, composed of three key elements: technologies for cognitive development; mediation and centrality of centrality of cultural context. Consistent with the sociohistorical-cultural perspective, the program is structurally adaptable to the local requirements.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTELILIAN DE SOUZA CAVALCANTE2017-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32002porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-15T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32002Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
[en] SOCIOINTERACTIONISM AND COGNITIVE DEVELOPMENT OF CHILDREN WITH INTELECTUAL DESABILITY
title [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
spellingShingle [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
LILIAN DE SOUZA CAVALCANTE
[pt] MEDIACAO
[pt] DEFICIENCIA INTELECTUAL
[pt] TICS
[pt] DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
[en] MEDIATION
[en] INTELLECTUAL DISABILITY
[en] INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
[en] COGNITIVE DEVELOPMENT
title_short [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
title_full [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
title_fullStr [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
title_full_unstemmed [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
title_sort [pt] SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
author LILIAN DE SOUZA CAVALCANTE
author_facet LILIAN DE SOUZA CAVALCANTE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.author.fl_str_mv LILIAN DE SOUZA CAVALCANTE
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MEDIACAO
[pt] DEFICIENCIA INTELECTUAL
[pt] TICS
[pt] DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
[en] MEDIATION
[en] INTELLECTUAL DISABILITY
[en] INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
[en] COGNITIVE DEVELOPMENT
topic [pt] MEDIACAO
[pt] DEFICIENCIA INTELECTUAL
[pt] TICS
[pt] DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
[en] MEDIATION
[en] INTELLECTUAL DISABILITY
[en] INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
[en] COGNITIVE DEVELOPMENT
description [pt] A presente pesquisa analisa a configuração do programa educacional Quinta Dimensão, criado por Michael Cole, pesquisador de destaque no campo da psicologia sociohistórico-cultural contemporânea, que promove aprendizagem mediada pelo uso de TIC para o desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência intelectual. Criado, originalmente, nos Estados Unidos, o Programa Quinta Dimensão articula universidades e comunidades e é direcionado a crianças socialmente marginalizadas e com baixo rendimento escolar. Uma característica importante desse programa é sua adaptabilidade às necessidades específicas de cada comunidade de prática. Desse modo, o programa pode ser adaptado em diferentes contextos sociais, linguagens e culturas para atender às demandas locais. O presente estudo analisou a configuração geral do programa e duas de suas adaptações: Programa Dimensão Metacognitiva, implementado pela Rede Sarah, e o programa Cinquena Dimensión, da Casa de Shere Rom, na Espanha. A metodologia utilizada foi, principalmente, análise dos documentos de referência desses programas, em triangulação com: entrevista realizada com a coordenadora do programa da Rede Sarah; entrevista concedida por Michael Cole à professora Zena Eisenberg; e descrição de visita técnica, feita pela pesquisadora, ao Hospital de Reabilitação da Rede Sarah, em Brasília. Na análise documental, identificamos que o Programa Quinta Dimensão apresenta uma estrutura pedagógica definida e delineia a metodologia de implementação, composta por três elementos-chave: tecnologias a serviço do desenvolvimento cognitivo; mediação do par mais capaz e ancoramento cultural. Coerente com a perspectiva sócio-histórico-cultural, o programa é estruturalmente adaptável ao contexto local.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32002
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822604473630720