O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Ricardo Júnior da Rocha [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60748
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar como ocorre o ensino-aprendizagem no contexto do sujeito com deficiência intelectual, isso por meio do acompanhamento das atividades promovidas pelo professor da escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), instituição de caráter assistencial que oferece serviço especializado no atendimento de pessoas com deficiência intelectual na região metropolitana do estado de São Paulo. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo de caso qualitativo, com os estudantes e professores da escola da instituição. Os dados foram coletados por meio de observações diretas e entrevistas. A deficiência intelectual é compreendida a partir da teoria de Lev Vygotsky e colaboradores em sua psicologia histórico cultural. Essa pesquisa potencializa a minha formação a medida em que oferece subsídios para uma reflexão sobre a prática docente, bem como contribui para o desenvolvimento da comunidade local e acadêmica ao identificar elementos que orientam e oferecem suporte na condução do ensino- aprendizagem de sujeitos com deficiência intelectual.
id UFSP_a4e6fd8b90b8918d13ad300d237cd9f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60748
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectualDeficiência intelectualMediaçãoEnsino-aprendizagemIntelectual disabilityMediationTeaching-learningEsta pesquisa propõe-se a investigar como ocorre o ensino-aprendizagem no contexto do sujeito com deficiência intelectual, isso por meio do acompanhamento das atividades promovidas pelo professor da escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), instituição de caráter assistencial que oferece serviço especializado no atendimento de pessoas com deficiência intelectual na região metropolitana do estado de São Paulo. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo de caso qualitativo, com os estudantes e professores da escola da instituição. Os dados foram coletados por meio de observações diretas e entrevistas. A deficiência intelectual é compreendida a partir da teoria de Lev Vygotsky e colaboradores em sua psicologia histórico cultural. Essa pesquisa potencializa a minha formação a medida em que oferece subsídios para uma reflexão sobre a prática docente, bem como contribui para o desenvolvimento da comunidade local e acadêmica ao identificar elementos que orientam e oferecem suporte na condução do ensino- aprendizagem de sujeitos com deficiência intelectual.This research proposes to investigate how teaching-learning occurs in the context of the subject with intellectual disability, this through the monitoring of activities promoted by the school teacher of the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE), an institution of assistance that offers a specialized service in the care of people with intellectual disabilities in the metropolitan region of the state of São Paulo. To achieve this goal, a qualitative case study was carried out with students and teachers at the institution's school. Data were collected through direct observations and interviews. Intellectual disability is understood based on the theory of Lev Vygotsky and collaborators in their historical cultural psychology. This research enhances my training as it offers subsidies for reflection on teaching practice, as well as contributing to the development of the local and academic community by identifying elements that guide and offer support in the teaching-learning of subjects with intelectual disabilities.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloCericato, Itale Luciane [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1016528248229857http://lattes.cnpq.br/5328878545085060Silva, Anderson Ricardo Júnior da Rocha [UNIFESP]2021-03-25T18:01:50Z2021-03-25T18:01:50Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion64 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60748porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T21:49:15Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60748Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T21:49:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual
title O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual
spellingShingle O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual
Silva, Anderson Ricardo Júnior da Rocha [UNIFESP]
Deficiência intelectual
Mediação
Ensino-aprendizagem
Intelectual disability
Mediation
Teaching-learning
title_short O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual
title_full O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual
title_fullStr O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual
title_sort O ensino e a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual
author Silva, Anderson Ricardo Júnior da Rocha [UNIFESP]
author_facet Silva, Anderson Ricardo Júnior da Rocha [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1016528248229857
http://lattes.cnpq.br/5328878545085060
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Ricardo Júnior da Rocha [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Mediação
Ensino-aprendizagem
Intelectual disability
Mediation
Teaching-learning
topic Deficiência intelectual
Mediação
Ensino-aprendizagem
Intelectual disability
Mediation
Teaching-learning
description Esta pesquisa propõe-se a investigar como ocorre o ensino-aprendizagem no contexto do sujeito com deficiência intelectual, isso por meio do acompanhamento das atividades promovidas pelo professor da escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), instituição de caráter assistencial que oferece serviço especializado no atendimento de pessoas com deficiência intelectual na região metropolitana do estado de São Paulo. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo de caso qualitativo, com os estudantes e professores da escola da instituição. Os dados foram coletados por meio de observações diretas e entrevistas. A deficiência intelectual é compreendida a partir da teoria de Lev Vygotsky e colaboradores em sua psicologia histórico cultural. Essa pesquisa potencializa a minha formação a medida em que oferece subsídios para uma reflexão sobre a prática docente, bem como contribui para o desenvolvimento da comunidade local e acadêmica ao identificar elementos que orientam e oferecem suporte na condução do ensino- aprendizagem de sujeitos com deficiência intelectual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25T18:01:50Z
2021-03-25T18:01:50Z
2021-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60748
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268426177216512