A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46826@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46826@2 |
Resumo: | Os games (jogos digitais) estabelecem relação com linguagens de outras mídias e têm a propriedade de manifestar aspectos da vida humana. Constituem um fenômeno da cultura digital que vem se sofisticando cada vez mais e multiplicam o desenvolvimento de inúmeros estilos de design de jogo, produzindo experiências diversificadas através de seus inovadores sistemas de jogabilidade. Logo, os games possuem plasticidade para incorporar diversos fins e, como objeto cultural, atraem diferentes segmentos sociais para explorá-lo, tais como gamers (jogadores), desenvolvedores (indústria) e pesquisadores (acadêmicos). Esta dissertação parte de uma conceituação baseada em elementos compartilhados pelo campo cultural dos games e se apropria da análise crítica sobre a gamificação para investigar se um game do estilo de design mundo aberto possibilita mediação de princípios de aprendizagem à luz da abordagem da cognição situada. A pesquisa se fundamenta em evidências obtidas de gamers em processo de interação com o mundo virtual do game. A experimentação lançou mão da captura e análise qualitativa de gameplays. Os procedimentos metodológicos elaborados para análise qualitativa desta investigação resultaram em um roteiro de observação direta em formato de tabela de rubricas, e isso talvez seja a principal contribuição desta dissertação, cujo status epistemológico permite que a construção teórico-metodológica para análise de imagens em movimento desta pesquisa seja útil para investigar se outros estilos de design de game comportam a mediação de princípios de aprendizagem. |
id |
PUC_RIO-1_9cebf98946e9b46a37f262bdea070f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:46826 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA?THE ROUTE OF LEARNING: WOULD GAMES BE ONE WAY?2019-06-19GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS6111110730 lattes.cnpq.br/5257065023278066GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS6111110730 lattes.cnpq.br/5257065023278066GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSJESSICA ZACARIAS DE ANDRADEJESSICA ZACARIAS DE ANDRADEMAGDA PISCHETOLAGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS05499693730lattes.cnpq.br/4356479010116928LUIS HENRIQUE SFORZIN PAZZINIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBROs games (jogos digitais) estabelecem relação com linguagens de outras mídias e têm a propriedade de manifestar aspectos da vida humana. Constituem um fenômeno da cultura digital que vem se sofisticando cada vez mais e multiplicam o desenvolvimento de inúmeros estilos de design de jogo, produzindo experiências diversificadas através de seus inovadores sistemas de jogabilidade. Logo, os games possuem plasticidade para incorporar diversos fins e, como objeto cultural, atraem diferentes segmentos sociais para explorá-lo, tais como gamers (jogadores), desenvolvedores (indústria) e pesquisadores (acadêmicos). Esta dissertação parte de uma conceituação baseada em elementos compartilhados pelo campo cultural dos games e se apropria da análise crítica sobre a gamificação para investigar se um game do estilo de design mundo aberto possibilita mediação de princípios de aprendizagem à luz da abordagem da cognição situada. A pesquisa se fundamenta em evidências obtidas de gamers em processo de interação com o mundo virtual do game. A experimentação lançou mão da captura e análise qualitativa de gameplays. Os procedimentos metodológicos elaborados para análise qualitativa desta investigação resultaram em um roteiro de observação direta em formato de tabela de rubricas, e isso talvez seja a principal contribuição desta dissertação, cujo status epistemológico permite que a construção teórico-metodológica para análise de imagens em movimento desta pesquisa seja útil para investigar se outros estilos de design de game comportam a mediação de princípios de aprendizagem.Games relate to languages in other media and have the property of manifesting aspects of human life. They are a phenomenon of digital culture that has become increasingly sophisticated and multiply the development of innumerable styles of game design, producing diversified experiences through its innovative gameplay systems. Thus, games have plasticity to incorporate various purposes and, as a cultural object, attract different social segments to exploit it, such as gamers, developers and researchers. This dissertation starts from a conceptualization based on elements shared by the cultural field of the games and appropriates the critical analysis on the gamification to investigate if a game of the open world design style allows mediation of learning principles according to the approach of situated cognition. The research is based on evidence obtained from gamers in the process of interacting with the virtual world of the game. The experimentation used capture and qualitative analysis of gameplays. The methodological procedures developed for the qualitative analysis of this research resulted in a direct observation script in a table format, and this is perhaps the main contribution of this dissertation, whose epistemological status allows the theoretical-methodological construction for video analysis of this research to be useful for investigate whether other game design styles mediate learning principles.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46826@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46826@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:50:12Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46826Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE ROUTE OF LEARNING: WOULD GAMES BE ONE WAY? |
title |
A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA? |
spellingShingle |
A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA? LUIS HENRIQUE SFORZIN PAZZINI |
title_short |
A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA? |
title_full |
A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA? |
title_fullStr |
A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA? |
title_full_unstemmed |
A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA? |
title_sort |
A ROTA DA APRENDIZAGEM: SERIAM OS GAMES UMA VIA? |
author |
LUIS HENRIQUE SFORZIN PAZZINI |
author_facet |
LUIS HENRIQUE SFORZIN PAZZINI |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
6111110730 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
6111110730 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5257065023278066 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5257065023278066 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JESSICA ZACARIAS DE ANDRADE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JESSICA ZACARIAS DE ANDRADE |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MAGDA PISCHETOLA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05499693730 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4356479010116928 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUIS HENRIQUE SFORZIN PAZZINI |
contributor_str_mv |
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS JESSICA ZACARIAS DE ANDRADE JESSICA ZACARIAS DE ANDRADE MAGDA PISCHETOLA GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS |
description |
Os games (jogos digitais) estabelecem relação com linguagens de outras mídias e têm a propriedade de manifestar aspectos da vida humana. Constituem um fenômeno da cultura digital que vem se sofisticando cada vez mais e multiplicam o desenvolvimento de inúmeros estilos de design de jogo, produzindo experiências diversificadas através de seus inovadores sistemas de jogabilidade. Logo, os games possuem plasticidade para incorporar diversos fins e, como objeto cultural, atraem diferentes segmentos sociais para explorá-lo, tais como gamers (jogadores), desenvolvedores (indústria) e pesquisadores (acadêmicos). Esta dissertação parte de uma conceituação baseada em elementos compartilhados pelo campo cultural dos games e se apropria da análise crítica sobre a gamificação para investigar se um game do estilo de design mundo aberto possibilita mediação de princípios de aprendizagem à luz da abordagem da cognição situada. A pesquisa se fundamenta em evidências obtidas de gamers em processo de interação com o mundo virtual do game. A experimentação lançou mão da captura e análise qualitativa de gameplays. Os procedimentos metodológicos elaborados para análise qualitativa desta investigação resultaram em um roteiro de observação direta em formato de tabela de rubricas, e isso talvez seja a principal contribuição desta dissertação, cujo status epistemológico permite que a construção teórico-metodológica para análise de imagens em movimento desta pesquisa seja útil para investigar se outros estilos de design de game comportam a mediação de princípios de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46826@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46826@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46826@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46826@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324948050444288 |