[en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLA ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20233
Resumo: [pt] A relevância inegável e esmagadora da publicidade para a sociedade de consumo faz surgir um novo movimento de crítica à sobrepujança das falácias imagéticas do cotidiano, a contramensagem. Germinada no seio do descontentamento com a soberania da propaganda, a contramensagem reacende por meio dos adbustings, o debate ético e ideológico sobre o poder persuasivo das imagens. Para ampliar o conhecimento sobre esta manifestação peculiar analisamos sua origem, recursos gráficos empregados, além de debater questões relevantes ao conflito entre Design comercial e responsabilidade social, temas intrinsecamente ligados ao aparecimento do adbusting. Através da Semiótica e da Retórica do Design Gráfico buscamos o aprofundamento na compreensão destes signos e das ferramentas persuasivas da contramensagem, bem como a avaliação de como o público reconstrói a mensagem desses signos.
id PUC_RIO-1_9e33d7ff65174926f48e3ff7dc3dcb5e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:20233
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI[pt] O DESIGN GRÁFICO NO ATIVISMO MIDIÁTICO: DA PUBLICIDADE À CONTRAMENSAGEM[pt] SEMIOTICA[pt] IDEOLOGIA[pt] DESIGN GRAFICO[pt] PUBLICIDADE[en] SEMIOTICS[en] IDEOLOGY[en] GRAPHIC DESIGN[en] PUBLICITY[pt] A relevância inegável e esmagadora da publicidade para a sociedade de consumo faz surgir um novo movimento de crítica à sobrepujança das falácias imagéticas do cotidiano, a contramensagem. Germinada no seio do descontentamento com a soberania da propaganda, a contramensagem reacende por meio dos adbustings, o debate ético e ideológico sobre o poder persuasivo das imagens. Para ampliar o conhecimento sobre esta manifestação peculiar analisamos sua origem, recursos gráficos empregados, além de debater questões relevantes ao conflito entre Design comercial e responsabilidade social, temas intrinsecamente ligados ao aparecimento do adbusting. Através da Semiótica e da Retórica do Design Gráfico buscamos o aprofundamento na compreensão destes signos e das ferramentas persuasivas da contramensagem, bem como a avaliação de como o público reconstrói a mensagem desses signos.[en] The overwhelming and undeniable relevance of advertising for the consumer society gives rise to the adbusting, a new movement of criticism of the deafening fallacies of everyday imagery. Bred within the dissatisfaction with the supremacy of advertising, the adbusting reignites the ethical and ideological debate towards the persuasive power of images. To broaden the knowledge about this peculiar manifestation, we analyze its origins, graphic resources and discuss relevant issues between commercial Design and social responsibility particularly because of its intrinsic linked roots with the emergence of adbusting. Through the use of Semiotics and Graphic Design Rhetoric, we aim to deepen the understanding of these signs and its persuasive tools as well as assessing how the public reconstructs these messages.MAXWELLVERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMACARLA ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA2012-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20233porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20233Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-02-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
[pt] O DESIGN GRÁFICO NO ATIVISMO MIDIÁTICO: DA PUBLICIDADE À CONTRAMENSAGEM
title [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
spellingShingle [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
CARLA ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA
[pt] SEMIOTICA
[pt] IDEOLOGIA
[pt] DESIGN GRAFICO
[pt] PUBLICIDADE
[en] SEMIOTICS
[en] IDEOLOGY
[en] GRAPHIC DESIGN
[en] PUBLICITY
title_short [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
title_full [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
title_fullStr [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
title_full_unstemmed [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
title_sort [en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
author CARLA ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA
author_facet CARLA ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLA ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] SEMIOTICA
[pt] IDEOLOGIA
[pt] DESIGN GRAFICO
[pt] PUBLICIDADE
[en] SEMIOTICS
[en] IDEOLOGY
[en] GRAPHIC DESIGN
[en] PUBLICITY
topic [pt] SEMIOTICA
[pt] IDEOLOGIA
[pt] DESIGN GRAFICO
[pt] PUBLICIDADE
[en] SEMIOTICS
[en] IDEOLOGY
[en] GRAPHIC DESIGN
[en] PUBLICITY
description [pt] A relevância inegável e esmagadora da publicidade para a sociedade de consumo faz surgir um novo movimento de crítica à sobrepujança das falácias imagéticas do cotidiano, a contramensagem. Germinada no seio do descontentamento com a soberania da propaganda, a contramensagem reacende por meio dos adbustings, o debate ético e ideológico sobre o poder persuasivo das imagens. Para ampliar o conhecimento sobre esta manifestação peculiar analisamos sua origem, recursos gráficos empregados, além de debater questões relevantes ao conflito entre Design comercial e responsabilidade social, temas intrinsecamente ligados ao aparecimento do adbusting. Através da Semiótica e da Retórica do Design Gráfico buscamos o aprofundamento na compreensão destes signos e das ferramentas persuasivas da contramensagem, bem como a avaliação de como o público reconstrói a mensagem desses signos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20233
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822583454924800