[en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31588
Resumo: [pt] Esta dissertação tem como objetivo identificar e compreender as concepções de infância existentes numa instituição situada na Região Norte do Brasil, em meio à complexidade de suas ações nas áreas de cultura, lazer, saúde e educação. O estudo foi realizado a partir de observações das interações entre os adultos (das áreas de saúde, lazer, cultura e educação) e as crianças (da Educação Infantil). Tomando como base a perspectiva de criança enquanto ser da cultura de Lev. S. Vygotsky e Walter Benjamin e a concepção de linguagem de Mikhail Bakhtin, as análises aqui presentes também foram fruto de diálogos com pesquisas realizadas sobre a criança e suas relações com adultos em espaços educacionais. No primeiro capítulo são apresentados os caminhos tomados para a pesquisa, a concepção de infância que balizou todo o trabalho e a instituição, na qual foi realizado o estudo, e suas fronteiras. O segundo capítulo trata das concepções de infância, tendo como ponto de partida os espaços e suas organizações, e a ação e o olhar dos adultos sobre as crianças, além de suas próprias infâncias. E, finalmente, no terceiro capítulo, as crianças ganham lugar e voz para nos dizer o que é ser criança e o que é ser adulto. Este trabalho, ao identificar diferentes concepções de infância e tecer conclusões a respeito das infâncias dos adultos e seus olhares sobre as crianças, aponta para a necessidade de discussões sobre a infância na referida instituição, bem como para aspectos que possam contribuir para a reflexão de práticas de adultos que trabalham com a Educação Infantil.
id PUC_RIO-1_9e480089bbe6a1e923346ddc9c592066
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31588
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS[pt] PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER E CULTURA QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA[pt] INFANCIA[pt] INTERACOES ENTRE ADULTOS E CRIANCAS[pt] CONCEPCOES DE INFANCIA[pt] EDUCACAO INFANTIL[en] CHILDHOOD[en] INTERACTIONS BETWEEN ADULTS AND CHILDREN[en] CONCEPTIONS OF CHILDHOOD[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION[pt] Esta dissertação tem como objetivo identificar e compreender as concepções de infância existentes numa instituição situada na Região Norte do Brasil, em meio à complexidade de suas ações nas áreas de cultura, lazer, saúde e educação. O estudo foi realizado a partir de observações das interações entre os adultos (das áreas de saúde, lazer, cultura e educação) e as crianças (da Educação Infantil). Tomando como base a perspectiva de criança enquanto ser da cultura de Lev. S. Vygotsky e Walter Benjamin e a concepção de linguagem de Mikhail Bakhtin, as análises aqui presentes também foram fruto de diálogos com pesquisas realizadas sobre a criança e suas relações com adultos em espaços educacionais. No primeiro capítulo são apresentados os caminhos tomados para a pesquisa, a concepção de infância que balizou todo o trabalho e a instituição, na qual foi realizado o estudo, e suas fronteiras. O segundo capítulo trata das concepções de infância, tendo como ponto de partida os espaços e suas organizações, e a ação e o olhar dos adultos sobre as crianças, além de suas próprias infâncias. E, finalmente, no terceiro capítulo, as crianças ganham lugar e voz para nos dizer o que é ser criança e o que é ser adulto. Este trabalho, ao identificar diferentes concepções de infância e tecer conclusões a respeito das infâncias dos adultos e seus olhares sobre as crianças, aponta para a necessidade de discussões sobre a infância na referida instituição, bem como para aspectos que possam contribuir para a reflexão de práticas de adultos que trabalham com a Educação Infantil.[en] The purpose of this dissertation is to identify and understand the conceptions of childhood inside an institution in the North Region of Brazil, amidst the complex set of actions in the culture, leisure, health and education areas. The study was conducted based on observations of interactions between adults (from the health, leisure, culture and education areas) and the children (in Child Education). Based on Lev. S. Vygotsky and Walter Benjamin s notion of children as cultural beings and Mikhail Bakhtin s language concept, the analyses presented were also the result of dialogues between research on children and their relationships with adults within educational spaces. The first chapter presents the research paths selected, the conception of childhood, on which the whole work was based, and the institution where the study was conducted and its boundaries. The second chapter discusses different conceptions of childhood, taking as a starting point the spaces and their respective organization, the action and how adults look at children, in addition to their own childhood experiences. Finally, in the third chapter children are given space and voice to tell us what being a child and an adult means. By identifying the different conceptions of childhood and drawing conclusions on the childhood of adults and their way of looking at children, this work points to the need for further discussion of childhood in the target institution and to aspects that could contribute to further consideration of the practices adopted by adults who deal with Child Education.MAXWELLSONIA KRAMERCLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31588porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31588Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-10-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS
[pt] PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER E CULTURA QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA
title [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS
spellingShingle [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS
CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
[pt] INFANCIA
[pt] INTERACOES ENTRE ADULTOS E CRIANCAS
[pt] CONCEPCOES DE INFANCIA
[pt] EDUCACAO INFANTIL
[en] CHILDHOOD
[en] INTERACTIONS BETWEEN ADULTS AND CHILDREN
[en] CONCEPTIONS OF CHILDHOOD
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION
title_short [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS
title_full [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS
title_fullStr [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS
title_full_unstemmed [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS
title_sort [en] PROFESSIONALS OF EDUCATION, HEALTH, LEISURE AND CULTURE WHO WORK WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION: INFANCY PRACTICES AND CONCEPTIONS
author CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
author_facet CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.author.fl_str_mv CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] INFANCIA
[pt] INTERACOES ENTRE ADULTOS E CRIANCAS
[pt] CONCEPCOES DE INFANCIA
[pt] EDUCACAO INFANTIL
[en] CHILDHOOD
[en] INTERACTIONS BETWEEN ADULTS AND CHILDREN
[en] CONCEPTIONS OF CHILDHOOD
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION
topic [pt] INFANCIA
[pt] INTERACOES ENTRE ADULTOS E CRIANCAS
[pt] CONCEPCOES DE INFANCIA
[pt] EDUCACAO INFANTIL
[en] CHILDHOOD
[en] INTERACTIONS BETWEEN ADULTS AND CHILDREN
[en] CONCEPTIONS OF CHILDHOOD
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION
description [pt] Esta dissertação tem como objetivo identificar e compreender as concepções de infância existentes numa instituição situada na Região Norte do Brasil, em meio à complexidade de suas ações nas áreas de cultura, lazer, saúde e educação. O estudo foi realizado a partir de observações das interações entre os adultos (das áreas de saúde, lazer, cultura e educação) e as crianças (da Educação Infantil). Tomando como base a perspectiva de criança enquanto ser da cultura de Lev. S. Vygotsky e Walter Benjamin e a concepção de linguagem de Mikhail Bakhtin, as análises aqui presentes também foram fruto de diálogos com pesquisas realizadas sobre a criança e suas relações com adultos em espaços educacionais. No primeiro capítulo são apresentados os caminhos tomados para a pesquisa, a concepção de infância que balizou todo o trabalho e a instituição, na qual foi realizado o estudo, e suas fronteiras. O segundo capítulo trata das concepções de infância, tendo como ponto de partida os espaços e suas organizações, e a ação e o olhar dos adultos sobre as crianças, além de suas próprias infâncias. E, finalmente, no terceiro capítulo, as crianças ganham lugar e voz para nos dizer o que é ser criança e o que é ser adulto. Este trabalho, ao identificar diferentes concepções de infância e tecer conclusões a respeito das infâncias dos adultos e seus olhares sobre as crianças, aponta para a necessidade de discussões sobre a infância na referida instituição, bem como para aspectos que possam contribuir para a reflexão de práticas de adultos que trabalham com a Educação Infantil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31588
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822603786813440