[en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANDRA CRISTINA ALVES DE M MACHADO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50974@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50974@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50974
Resumo: [pt] Este estudo teve como objetivo analisar as percepções dos servidores do IFRJ campus Realengo sobre o acesso através de reserva de vagas e o Programa de Assistência Estudantil. Buscou-se caracterizar o perfil dos educadores, identificar suas percepções sobre ações afirmativas e permanência, pesquisar suas normatizações no IFRJ e mapear as estratégias institucionais nesta área. Refere-se a uma pesquisa que aprofunda a dissertação do mestrado que abordou as percepções sobre o acesso ao ensino superior sob a ótica dos estudantes. A partir dos anos 2000 o acesso ao ensino superior passou a ser alvo de políticas públicas que tencionava democratizá-lo. Nos governos do PT, esse processo foi levado à cabo através da expansão da rede federal e tecnológica, do REUNI, do SISU do PROUNI e do PNAES. Foram implementadas legislações que asseguravam a reserva de 50 por cento vagas nas universidades e IF para estudantes egressos de escolas públicas e com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, devendo-se ainda assegurar o preenchimento de autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência proporcional à representatividade na unidade da federação. Considera-se que a implantação deste arcabouço de legislações, chamadas de perspectivas inclusivas ampliou o acesso ao ensino superior de determinados segmentos sociais. Porém, a pesquisa apontou que algumas práticas, aqui denominadas de práticas excludentes podem inviabilizar a inclusão desses estudantes. Foi realizado um estudo sobre percepções, de abordagem quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta de informação um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado por e-mail entre os dias 30/09 e 30/10 de 2019. Foram respondidos 26 questionários dentre os quais 19 eram de docentes e 7 de técnicos. No perfil foi possível constatar que a maioria se encontra na faixa etária entre 36 e 40 anos e maior que 50 anos, são do sexo feminino, se consideram brancos e trabalham há mais de 7 anos no IFRJ. Quanto às percepções sobre os eixos centrais do estudo a pesquisa mostrou que a Reserva de vagas é considerada um meio de justiça e reparação, porém, destacou-se que essa estratégia não é suficiente para manter os estudantes no IFRJ. Quanto ao Programa de Assistência Estudantil observou-se ser de extrema relevância para os estudantes mas tem se mostrado insuficiente e de pouca amplitude institucional. Sobre a necessidade de alterar as formas de trabalho após o ingresso de alunos cotistas a maioria relatou que foi necessário fazer algum tipo de alteração metodológica e avaliativa ressaltando o aspecto do déficit prévio de conteúdos básicos, questão que foi destacada como a maior dificuldade apresentada por esses estudantes. O principal ponto positivo relacionado aos cotistas são de que a presença deles no IFRJ promove maior diversidade e o ponto negativo é que apresentam dificuldades de aprendizagem e permanência material. A partir da articulação com os dados institucionais e a revisão bibliográfica, ancorada nas ideias de afiliação de Couloun e da escola como aparelho reprodutor das desigualdades, enfatizada por Bourdieu, concluiu-se que apesar das perspectivas inclusivas nortearem as ações institucionais elas não se revelam como suficientes para alterar as práticas cotidianas que apesar de modificadas, ainda assim não são plenamente inclusivas.
id PUC_RIO-1_a0cc0a47d1ae4b8155713b10f8fb55d2
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:50974
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO[pt] PERSPECTIVAS INCLUSIVAS E PRÁTICAS EXCLUDENTES NO CONTEXTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS: UM ESTUDO NO IFRJ - REALENGO[pt] ENSINO SUPERIOR[pt] INCLUSAO[pt] ACESSO[pt] PERMANENCIA[pt] ACAO AFIRMATIVA[en] HIGHER EDUCATION[en] INCLUSION[en] ACCESS[en] PERMANENCE[en] AFFIRMATIVE ACTION[pt] Este estudo teve como objetivo analisar as percepções dos servidores do IFRJ campus Realengo sobre o acesso através de reserva de vagas e o Programa de Assistência Estudantil. Buscou-se caracterizar o perfil dos educadores, identificar suas percepções sobre ações afirmativas e permanência, pesquisar suas normatizações no IFRJ e mapear as estratégias institucionais nesta área. Refere-se a uma pesquisa que aprofunda a dissertação do mestrado que abordou as percepções sobre o acesso ao ensino superior sob a ótica dos estudantes. A partir dos anos 2000 o acesso ao ensino superior passou a ser alvo de políticas públicas que tencionava democratizá-lo. Nos governos do PT, esse processo foi levado à cabo através da expansão da rede federal e tecnológica, do REUNI, do SISU do PROUNI e do PNAES. Foram implementadas legislações que asseguravam a reserva de 50 por cento vagas nas universidades e IF para estudantes egressos de escolas públicas e com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, devendo-se ainda assegurar o preenchimento de autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência proporcional à representatividade na unidade da federação. Considera-se que a implantação deste arcabouço de legislações, chamadas de perspectivas inclusivas ampliou o acesso ao ensino superior de determinados segmentos sociais. Porém, a pesquisa apontou que algumas práticas, aqui denominadas de práticas excludentes podem inviabilizar a inclusão desses estudantes. Foi realizado um estudo sobre percepções, de abordagem quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta de informação um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado por e-mail entre os dias 30/09 e 30/10 de 2019. Foram respondidos 26 questionários dentre os quais 19 eram de docentes e 7 de técnicos. No perfil foi possível constatar que a maioria se encontra na faixa etária entre 36 e 40 anos e maior que 50 anos, são do sexo feminino, se consideram brancos e trabalham há mais de 7 anos no IFRJ. Quanto às percepções sobre os eixos centrais do estudo a pesquisa mostrou que a Reserva de vagas é considerada um meio de justiça e reparação, porém, destacou-se que essa estratégia não é suficiente para manter os estudantes no IFRJ. Quanto ao Programa de Assistência Estudantil observou-se ser de extrema relevância para os estudantes mas tem se mostrado insuficiente e de pouca amplitude institucional. Sobre a necessidade de alterar as formas de trabalho após o ingresso de alunos cotistas a maioria relatou que foi necessário fazer algum tipo de alteração metodológica e avaliativa ressaltando o aspecto do déficit prévio de conteúdos básicos, questão que foi destacada como a maior dificuldade apresentada por esses estudantes. O principal ponto positivo relacionado aos cotistas são de que a presença deles no IFRJ promove maior diversidade e o ponto negativo é que apresentam dificuldades de aprendizagem e permanência material. A partir da articulação com os dados institucionais e a revisão bibliográfica, ancorada nas ideias de afiliação de Couloun e da escola como aparelho reprodutor das desigualdades, enfatizada por Bourdieu, concluiu-se que apesar das perspectivas inclusivas nortearem as ações institucionais elas não se revelam como suficientes para alterar as práticas cotidianas que apesar de modificadas, ainda assim não são plenamente inclusivas.[en] This study aimed to analyze the perceptions of the IFRJ campus Realengo servers about access through the reservation of places and the Student Assistance Program. We sought to characterize the profile of the educators, identify their perceptions about affirmative actions and permanence, research their standards in the IFRJ and map the institutional strategies in this area. It refers to a research that deepens the master s thesis that addressed the perceptions about access to higher education from the students perspective. From the 2000s onwards, access to higher education became the target of public policies that aimed to democratize it. In the governments of the PT this process was carried out through the expansion of the federal and technological network, to REUNI, do SISU do PROUNI e do PNAES. Legislation was implemented to ensure the reservation of 50 per cent vacancies in universities and FI for students graduating from public schools and with a per capita family income of up to 1.5 minimum wages, while filling in self-declared blacks, pardos, indigenous people and people with disabilities proportional to their representation in the federation unit. It is considered that the implementation of this framework of legislation, called inclusive perspectives, increased access to higher education for certain social segments. However, the research pointed out that some practices, here called exclusionary practices, may make the inclusion of these students unfeasible. A study on perceptions was carried out, with a quantitative and qualitative approach, using a questionnaire with open and closed questions as an information collection tool, applied by email between 09/30 and 10/30 2019. 26 questionnaires were answered, of which 19 were from teachers and 7 from technicians. In the profile, it was possible to verify that most of them are in the age group between 36 and 40 years old and older than 50 years old, are female, consider themselves white and have worked for more than 7 years at IFRJ. As for the perceptions about the central axes of the study, the research showed that the Reserve of vacancies is considered a means of justice and reparation, however, it was highlighted that this strategy is not enough to keep students in IFRJ. As for the Student Assistance Program, it was observed to be extremely relevant for students, but it has been shown to be insufficient and of little institutional scope. Regarding the need to change the forms of work after the admission of quota students, most reported that it was necessary to make some kind of methodological and evaluative change, emphasizing the aspect of the previous deficit of basic contents, an issue that was highlighted as the greatest difficulty presented by these students. students. The main positive point related to quota holders is that their presence at IFRJ promotes greater diversity and the negative point is that they have learning difficulties and material permanence. From the articulation with the institutional data and the bibliographic review, anchored in the ideas of affiliation of Couloun and the school as a reproductive apparatus of inequalities, emphasized by Bourdieu, it was concluded that despite the inclusive perspectives guiding institutional actions they do not reveal themselves as enough to change everyday practices that, although modified, are still not fully inclusive.MAXWELLANDREIA CLAPP SALVADORSANDRA CRISTINA ALVES DE M MACHADO2020-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50974@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50974@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50974porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:50974Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-04-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO
[pt] PERSPECTIVAS INCLUSIVAS E PRÁTICAS EXCLUDENTES NO CONTEXTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS: UM ESTUDO NO IFRJ - REALENGO
title [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO
spellingShingle [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO
SANDRA CRISTINA ALVES DE M MACHADO
[pt] ENSINO SUPERIOR
[pt] INCLUSAO
[pt] ACESSO
[pt] PERMANENCIA
[pt] ACAO AFIRMATIVA
[en] HIGHER EDUCATION
[en] INCLUSION
[en] ACCESS
[en] PERMANENCE
[en] AFFIRMATIVE ACTION
title_short [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO
title_full [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO
title_fullStr [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO
title_full_unstemmed [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO
title_sort [en] INCLUSIVE PERSPECTIVES AND EXCLUDING PRACTICES IN THE CONTEXT OF ACCESS AND PERMANENCE OF QUOTA STUDENTS: A STUDY AT IFRJ - REALENGO
author SANDRA CRISTINA ALVES DE M MACHADO
author_facet SANDRA CRISTINA ALVES DE M MACHADO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDREIA CLAPP SALVADOR
dc.contributor.author.fl_str_mv SANDRA CRISTINA ALVES DE M MACHADO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ENSINO SUPERIOR
[pt] INCLUSAO
[pt] ACESSO
[pt] PERMANENCIA
[pt] ACAO AFIRMATIVA
[en] HIGHER EDUCATION
[en] INCLUSION
[en] ACCESS
[en] PERMANENCE
[en] AFFIRMATIVE ACTION
topic [pt] ENSINO SUPERIOR
[pt] INCLUSAO
[pt] ACESSO
[pt] PERMANENCIA
[pt] ACAO AFIRMATIVA
[en] HIGHER EDUCATION
[en] INCLUSION
[en] ACCESS
[en] PERMANENCE
[en] AFFIRMATIVE ACTION
description [pt] Este estudo teve como objetivo analisar as percepções dos servidores do IFRJ campus Realengo sobre o acesso através de reserva de vagas e o Programa de Assistência Estudantil. Buscou-se caracterizar o perfil dos educadores, identificar suas percepções sobre ações afirmativas e permanência, pesquisar suas normatizações no IFRJ e mapear as estratégias institucionais nesta área. Refere-se a uma pesquisa que aprofunda a dissertação do mestrado que abordou as percepções sobre o acesso ao ensino superior sob a ótica dos estudantes. A partir dos anos 2000 o acesso ao ensino superior passou a ser alvo de políticas públicas que tencionava democratizá-lo. Nos governos do PT, esse processo foi levado à cabo através da expansão da rede federal e tecnológica, do REUNI, do SISU do PROUNI e do PNAES. Foram implementadas legislações que asseguravam a reserva de 50 por cento vagas nas universidades e IF para estudantes egressos de escolas públicas e com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, devendo-se ainda assegurar o preenchimento de autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência proporcional à representatividade na unidade da federação. Considera-se que a implantação deste arcabouço de legislações, chamadas de perspectivas inclusivas ampliou o acesso ao ensino superior de determinados segmentos sociais. Porém, a pesquisa apontou que algumas práticas, aqui denominadas de práticas excludentes podem inviabilizar a inclusão desses estudantes. Foi realizado um estudo sobre percepções, de abordagem quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta de informação um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado por e-mail entre os dias 30/09 e 30/10 de 2019. Foram respondidos 26 questionários dentre os quais 19 eram de docentes e 7 de técnicos. No perfil foi possível constatar que a maioria se encontra na faixa etária entre 36 e 40 anos e maior que 50 anos, são do sexo feminino, se consideram brancos e trabalham há mais de 7 anos no IFRJ. Quanto às percepções sobre os eixos centrais do estudo a pesquisa mostrou que a Reserva de vagas é considerada um meio de justiça e reparação, porém, destacou-se que essa estratégia não é suficiente para manter os estudantes no IFRJ. Quanto ao Programa de Assistência Estudantil observou-se ser de extrema relevância para os estudantes mas tem se mostrado insuficiente e de pouca amplitude institucional. Sobre a necessidade de alterar as formas de trabalho após o ingresso de alunos cotistas a maioria relatou que foi necessário fazer algum tipo de alteração metodológica e avaliativa ressaltando o aspecto do déficit prévio de conteúdos básicos, questão que foi destacada como a maior dificuldade apresentada por esses estudantes. O principal ponto positivo relacionado aos cotistas são de que a presença deles no IFRJ promove maior diversidade e o ponto negativo é que apresentam dificuldades de aprendizagem e permanência material. A partir da articulação com os dados institucionais e a revisão bibliográfica, ancorada nas ideias de afiliação de Couloun e da escola como aparelho reprodutor das desigualdades, enfatizada por Bourdieu, concluiu-se que apesar das perspectivas inclusivas nortearem as ações institucionais elas não se revelam como suficientes para alterar as práticas cotidianas que apesar de modificadas, ainda assim não são plenamente inclusivas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50974@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50974@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50974
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50974@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50974@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822625262698496