CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMILLA SERRAO PINTO
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424@2
Resumo: Esta pesquisa-intervenção tem como tema a etnoficção na preservação e divulgação de manifestações populares de mascarados no carnaval do estado do Rio de Janeiro. O estudo visa investigar de que forma o design pode contribuir com o método de etnoficção para mascarados no carnaval, tendo em vista a pluralidade de aspectos formais, simbólicos e performativos destas tradições mascaradas. A pesquisa parte do pressuposto de que a ficção ilustrada é uma técnica que pode divulgar de forma expressiva o levantamento documental. E tem como objetivo verificar a eficácia do uso da etnoficção ilustrada na construção de um acervo vivo sobre estas manifestações mascaradas, favorecendo a sua dimensão colaborativa e processual. As contribuições teóricas de autores da perspectiva crítica e dos Estudos Culturais Latino-americanos foram essenciais para examinar, a partir de categorias de análise no âmbito da narrativa, manifestações populares de mascarados brasileiros, e suas intermitências, tendo como foco o eixo de influências coloniais europeias para estas tradições. Além disso, o levantamento de narrativas orais e de registros fotográficos e textuais contribuíram para o entendimento dos desafios para a preservação e divulgação destas tradições mascaradas. Como proposta de intervenção no campo de pesquisa, foi desenvolvida uma narrativa ficcional ilustrada, com foco no público infanto-juvenil. A partir das dinâmicas realizadas foi possível avaliar a potência do uso de registros visuais, particularmente do desenho, como estímulo para o retorno de novos dados, viabilizando um processo de mapeamento colaborativo e participativo dessas manifestações.
id PUC_RIO-1_a283ccffe02955dcb0311c3c84a2eef9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:54424
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVEMASCARADOS NO CARNAVAL: ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DE MEMÓRIA PROCESSUAL E COLABORATIVO2021-04-09NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR00487580788lattes.cnpq.br/6691982448335709NILTON GONCALVES GAMBA JUNIORBARBARA JANE NECYKBARBARA JANE NECYKPEDRO FARIA SARMENTOPEDRO FARIA SARMENTO13731600714lattes.cnpq.br/8033520894536422CAMILLA SERRAO PINTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta pesquisa-intervenção tem como tema a etnoficção na preservação e divulgação de manifestações populares de mascarados no carnaval do estado do Rio de Janeiro. O estudo visa investigar de que forma o design pode contribuir com o método de etnoficção para mascarados no carnaval, tendo em vista a pluralidade de aspectos formais, simbólicos e performativos destas tradições mascaradas. A pesquisa parte do pressuposto de que a ficção ilustrada é uma técnica que pode divulgar de forma expressiva o levantamento documental. E tem como objetivo verificar a eficácia do uso da etnoficção ilustrada na construção de um acervo vivo sobre estas manifestações mascaradas, favorecendo a sua dimensão colaborativa e processual. As contribuições teóricas de autores da perspectiva crítica e dos Estudos Culturais Latino-americanos foram essenciais para examinar, a partir de categorias de análise no âmbito da narrativa, manifestações populares de mascarados brasileiros, e suas intermitências, tendo como foco o eixo de influências coloniais europeias para estas tradições. Além disso, o levantamento de narrativas orais e de registros fotográficos e textuais contribuíram para o entendimento dos desafios para a preservação e divulgação destas tradições mascaradas. Como proposta de intervenção no campo de pesquisa, foi desenvolvida uma narrativa ficcional ilustrada, com foco no público infanto-juvenil. A partir das dinâmicas realizadas foi possível avaliar a potência do uso de registros visuais, particularmente do desenho, como estímulo para o retorno de novos dados, viabilizando um processo de mapeamento colaborativo e participativo dessas manifestações.The theme of this intervention-research is the use of the ethnofiction method for the preservation and dissemination of popular masquerade demonstrations in Carnival celebrations all over the state of Rio de Janeiro. This research seeks to investigate how Design can contribute to the ethnofiction method for Carnival masquerades, given the aesthetic, symbolic and performative diversity of these traditions. This study is based on the assumption that illustrated fiction is a technique with potential to significantly spread the documentary survey. Therefore, this research seeks to determine the effectiveness of using illustrated ethnofictions to build a procedural and collaborative memoir archive. The theoretical contributions of authors from the critical perspective and from the Latin American Cultural Studies were essential to examine, from the narrative point of view, popular demonstrations of Brazilian masquerades, and their intermittences, focusing on the European colonial influences on these traditions. In addition, the gathering of oral narratives, and photographic and textual records helped understand the challenges for preservation and dissemination of these masked traditions. As a proposal for intervention in the research field, an illustrated fictional narrative for children and teens was developed. Based on the dynamics performed along the research, it was possible to observe how the use of drawings had an enormous potential as stimulus for the gathering of new data, enabling a collaborative and participatory mapping process of these masquerade traditions.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:42Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54424Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MASCARADOS NO CARNAVAL: ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DE MEMÓRIA PROCESSUAL E COLABORATIVO
title CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE
spellingShingle CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE
CAMILLA SERRAO PINTO
title_short CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE
title_full CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE
title_fullStr CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE
title_full_unstemmed CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE
title_sort CARNIVAL MASQUERADES: A STUDY ON THE CONSTRUCTION OF A PROCEDURAL AND COLLABORATIVE MEMOIR ARCHIVE
author CAMILLA SERRAO PINTO
author_facet CAMILLA SERRAO PINTO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00487580788
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6691982448335709
dc.contributor.referee1.fl_str_mv NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BARBARA JANE NECYK
dc.contributor.referee3.fl_str_mv BARBARA JANE NECYK
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PEDRO FARIA SARMENTO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv PEDRO FARIA SARMENTO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13731600714
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8033520894536422
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMILLA SERRAO PINTO
contributor_str_mv NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
BARBARA JANE NECYK
BARBARA JANE NECYK
PEDRO FARIA SARMENTO
PEDRO FARIA SARMENTO
description Esta pesquisa-intervenção tem como tema a etnoficção na preservação e divulgação de manifestações populares de mascarados no carnaval do estado do Rio de Janeiro. O estudo visa investigar de que forma o design pode contribuir com o método de etnoficção para mascarados no carnaval, tendo em vista a pluralidade de aspectos formais, simbólicos e performativos destas tradições mascaradas. A pesquisa parte do pressuposto de que a ficção ilustrada é uma técnica que pode divulgar de forma expressiva o levantamento documental. E tem como objetivo verificar a eficácia do uso da etnoficção ilustrada na construção de um acervo vivo sobre estas manifestações mascaradas, favorecendo a sua dimensão colaborativa e processual. As contribuições teóricas de autores da perspectiva crítica e dos Estudos Culturais Latino-americanos foram essenciais para examinar, a partir de categorias de análise no âmbito da narrativa, manifestações populares de mascarados brasileiros, e suas intermitências, tendo como foco o eixo de influências coloniais europeias para estas tradições. Além disso, o levantamento de narrativas orais e de registros fotográficos e textuais contribuíram para o entendimento dos desafios para a preservação e divulgação destas tradições mascaradas. Como proposta de intervenção no campo de pesquisa, foi desenvolvida uma narrativa ficcional ilustrada, com foco no público infanto-juvenil. A partir das dinâmicas realizadas foi possível avaliar a potência do uso de registros visuais, particularmente do desenho, como estímulo para o retorno de novos dados, viabilizando um processo de mapeamento colaborativo e participativo dessas manifestações.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324958250991616