[en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELA FERREIRA CORREIA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28352
Resumo: [pt] O estudo das obras do cineasta e artista visual brasileiro Karim Ainouz enfoca uma tendência cinematográfica atual que substitui a mise-en-scène clássica por um fluxo das ações cotidianas e efêmeras que se apresenta diante da câmera. Tal tendência estética funde ficção e documentário, explorando a imagem e o som através de suas qualidades intrínsecas, próxima da abordagem das artes visuais. Karim Ainouz traz às telas um cinema que flerta com as artes visuais e entender esses trânsito é fundamental para a compreensão de sua obra. Seus filmes abordam questões como sentir-se estrangeiro, a relação entre o indivíduo e o lugar onde ele habita e a memória. Sua obra é, acima de tudo, sobre cruzar fronteiras, sejam elas geográficas (seus personagens são, com frequência, viajantes), de circuito de exibição (imagens cinematográficas que poderiam se encaixar em uma exposição numa galeria de arte), narrativas (ficção que se une com documentário em uma mesma obra) ou estéticas (imagens contemporâneas feitas com materiais obsoletos). Entre seus longa-metragens, curta-metragens e uma video instalação, é possível analisar não somente os temas matrizes do seu trabalho, como também o lugar da imagem em movimento hoje em dia e a situação do cinema contemporâneo.
id PUC_RIO-1_a2b2b3f473c3f3a91d66cef7ea628ec2
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:28352
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS[pt] FRONTEIRAS E FLUXOS: MOVIMENTO E IMAGEM NOS FILMES DE KARIM AINOUZ[pt] CINEMA BRASILEIRO[pt] IMAGEM EM MOVIMENTO[pt] KARIM AINOUZ [pt] ARTES VISUAIS[pt] CINEMA[pt] ARTE CONTEMPORANEA[en] BRAZILIAN CINEMA[en] IMAGE IN MOVEMENT[en] KARIM AINOUZ [en] VISUAL ARTS[en] MOVIE[en] CONTEMPORARY ART[pt] O estudo das obras do cineasta e artista visual brasileiro Karim Ainouz enfoca uma tendência cinematográfica atual que substitui a mise-en-scène clássica por um fluxo das ações cotidianas e efêmeras que se apresenta diante da câmera. Tal tendência estética funde ficção e documentário, explorando a imagem e o som através de suas qualidades intrínsecas, próxima da abordagem das artes visuais. Karim Ainouz traz às telas um cinema que flerta com as artes visuais e entender esses trânsito é fundamental para a compreensão de sua obra. Seus filmes abordam questões como sentir-se estrangeiro, a relação entre o indivíduo e o lugar onde ele habita e a memória. Sua obra é, acima de tudo, sobre cruzar fronteiras, sejam elas geográficas (seus personagens são, com frequência, viajantes), de circuito de exibição (imagens cinematográficas que poderiam se encaixar em uma exposição numa galeria de arte), narrativas (ficção que se une com documentário em uma mesma obra) ou estéticas (imagens contemporâneas feitas com materiais obsoletos). Entre seus longa-metragens, curta-metragens e uma video instalação, é possível analisar não somente os temas matrizes do seu trabalho, como também o lugar da imagem em movimento hoje em dia e a situação do cinema contemporâneo.[en] The study of the filmmaker and visual artist Karim Ainouz s works focusses on a recent cinematographic tendency that replaces classic mise-en-scène by daily actions presented in a flux in front of the camera. This trend brings together fiction and documentary, exploring image and sound by their inner qualities, similar to a visual arts treatment of these features. Karim Ainouz brings to the screen a type of cinema very close to visual arts. Understanding the transit between these two types of art is essential to fully comprehend Ainouz s work. His films approach key points such as the feeling of being a foreigner, the relationship between a person and its habitat and memory. The director s work is, above all, about crossing borders, whether they are geographic borders (his characters are usually travelers), narrative borders (fiction bonded with documentary) or aesthetic borders (contemporary images made with obsolete materials). Through his feature films, short films and a videoinstalation, it is possible to analyze not only the main subjects and themes of his work, but also matters like the place of the image in movement nowadays and the contemporary cinema situation.MAXWELLSERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINSSERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINSMARCELA FERREIRA CORREIA2016-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28352porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28352Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS
[pt] FRONTEIRAS E FLUXOS: MOVIMENTO E IMAGEM NOS FILMES DE KARIM AINOUZ
title [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS
spellingShingle [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS
MARCELA FERREIRA CORREIA
[pt] CINEMA BRASILEIRO
[pt] IMAGEM EM MOVIMENTO
[pt] KARIM AINOUZ
[pt] ARTES VISUAIS
[pt] CINEMA
[pt] ARTE CONTEMPORANEA
[en] BRAZILIAN CINEMA
[en] IMAGE IN MOVEMENT
[en] KARIM AINOUZ
[en] VISUAL ARTS
[en] MOVIE
[en] CONTEMPORARY ART
title_short [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS
title_full [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS
title_fullStr [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS
title_full_unstemmed [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS
title_sort [en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS
author MARCELA FERREIRA CORREIA
author_facet MARCELA FERREIRA CORREIA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELA FERREIRA CORREIA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CINEMA BRASILEIRO
[pt] IMAGEM EM MOVIMENTO
[pt] KARIM AINOUZ
[pt] ARTES VISUAIS
[pt] CINEMA
[pt] ARTE CONTEMPORANEA
[en] BRAZILIAN CINEMA
[en] IMAGE IN MOVEMENT
[en] KARIM AINOUZ
[en] VISUAL ARTS
[en] MOVIE
[en] CONTEMPORARY ART
topic [pt] CINEMA BRASILEIRO
[pt] IMAGEM EM MOVIMENTO
[pt] KARIM AINOUZ
[pt] ARTES VISUAIS
[pt] CINEMA
[pt] ARTE CONTEMPORANEA
[en] BRAZILIAN CINEMA
[en] IMAGE IN MOVEMENT
[en] KARIM AINOUZ
[en] VISUAL ARTS
[en] MOVIE
[en] CONTEMPORARY ART
description [pt] O estudo das obras do cineasta e artista visual brasileiro Karim Ainouz enfoca uma tendência cinematográfica atual que substitui a mise-en-scène clássica por um fluxo das ações cotidianas e efêmeras que se apresenta diante da câmera. Tal tendência estética funde ficção e documentário, explorando a imagem e o som através de suas qualidades intrínsecas, próxima da abordagem das artes visuais. Karim Ainouz traz às telas um cinema que flerta com as artes visuais e entender esses trânsito é fundamental para a compreensão de sua obra. Seus filmes abordam questões como sentir-se estrangeiro, a relação entre o indivíduo e o lugar onde ele habita e a memória. Sua obra é, acima de tudo, sobre cruzar fronteiras, sejam elas geográficas (seus personagens são, com frequência, viajantes), de circuito de exibição (imagens cinematográficas que poderiam se encaixar em uma exposição numa galeria de arte), narrativas (ficção que se une com documentário em uma mesma obra) ou estéticas (imagens contemporâneas feitas com materiais obsoletos). Entre seus longa-metragens, curta-metragens e uma video instalação, é possível analisar não somente os temas matrizes do seu trabalho, como também o lugar da imagem em movimento hoje em dia e a situação do cinema contemporâneo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28352
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822598807126016