[pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VANESSA PATRICIA MONTEIRO CAMPOS
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8905@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8905@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8905
Resumo: [pt] A dissertação pretende analisar a relação entre a celebridade estrela - personagem fundamental dos meios de comunicação de massa - e o consumo - entendido como fenômeno da midiatização da sociedade contemporânea. Neste sentido, o trabalho se baseará em narrativas jornalísticas das revistas Amiga e Contigo, publicadas entre 1986 e 1992, sobre Maria da Graça Xuxa Meneghel, uma das mais famosas apresentadoras da televisão do Brasil. A partir de textos editados, correlatos à época de exibição do programa Xou da Xuxa na Rede Globo, exploramos como os discursos sobre as práticas de consumo da apresentadora a transformaram num vetor para a aquisição de bens, produtos e serviços, por toda uma geração de crianças brasileiras.
id PUC_RIO-1_a3b29eb3b9dbe63fb8601275d417c938
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:8905
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA[en] TO WANT, TO CAN AND TO GET THE PROCESS OF THE SOCIALIZATION FOR THE CONSUMPTION: THE XUXA S CASE[pt] XUXA[pt] CONSUMO INFANTIL[pt] REVISTAS[pt] CELEBRIDADE[en] XUXA[en] CHILDREN S CONSUMPTION[en] MAGAZINES[en] CELEBRITY[pt] A dissertação pretende analisar a relação entre a celebridade estrela - personagem fundamental dos meios de comunicação de massa - e o consumo - entendido como fenômeno da midiatização da sociedade contemporânea. Neste sentido, o trabalho se baseará em narrativas jornalísticas das revistas Amiga e Contigo, publicadas entre 1986 e 1992, sobre Maria da Graça Xuxa Meneghel, uma das mais famosas apresentadoras da televisão do Brasil. A partir de textos editados, correlatos à época de exibição do programa Xou da Xuxa na Rede Globo, exploramos como os discursos sobre as práticas de consumo da apresentadora a transformaram num vetor para a aquisição de bens, produtos e serviços, por toda uma geração de crianças brasileiras.[en] The dissertation intends to analyze the relation between the star celebrity - fundamental character of the mass media - and the consumption - understood as a phenomenon of the mediatization of the contemporary society. In this sense, the work will be based on journalistic narratives of the magazines Amiga and Contigo, published between 1986 and 1992, about Maria da Graça Xuxa Meneghel, one of the most famous entertainers of the television in Brazil. From edited texts, published during the time of exhibition of the show Xou da Xuxa in the Globo Network, we explore how the speeches about the practices of consumption of the entertainer had transformed her into a vector for the acquisition of goods, products and services, for a generation of Brazilian children.MAXWELLEVERARDO PEREIRA G ROCHAVANESSA PATRICIA MONTEIRO CAMPOS2006-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8905@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8905@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8905porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8905Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA
[en] TO WANT, TO CAN AND TO GET THE PROCESS OF THE SOCIALIZATION FOR THE CONSUMPTION: THE XUXA S CASE
title [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA
spellingShingle [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA
VANESSA PATRICIA MONTEIRO CAMPOS
[pt] XUXA
[pt] CONSUMO INFANTIL
[pt] REVISTAS
[pt] CELEBRIDADE
[en] XUXA
[en] CHILDREN S CONSUMPTION
[en] MAGAZINES
[en] CELEBRITY
title_short [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA
title_full [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA
title_fullStr [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA
title_full_unstemmed [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA
title_sort [pt] QUERER, PODER E CONSEGUIR O PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO PARA O CONSUMO: O CASO XUXA
author VANESSA PATRICIA MONTEIRO CAMPOS
author_facet VANESSA PATRICIA MONTEIRO CAMPOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EVERARDO PEREIRA G ROCHA
dc.contributor.author.fl_str_mv VANESSA PATRICIA MONTEIRO CAMPOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] XUXA
[pt] CONSUMO INFANTIL
[pt] REVISTAS
[pt] CELEBRIDADE
[en] XUXA
[en] CHILDREN S CONSUMPTION
[en] MAGAZINES
[en] CELEBRITY
topic [pt] XUXA
[pt] CONSUMO INFANTIL
[pt] REVISTAS
[pt] CELEBRIDADE
[en] XUXA
[en] CHILDREN S CONSUMPTION
[en] MAGAZINES
[en] CELEBRITY
description [pt] A dissertação pretende analisar a relação entre a celebridade estrela - personagem fundamental dos meios de comunicação de massa - e o consumo - entendido como fenômeno da midiatização da sociedade contemporânea. Neste sentido, o trabalho se baseará em narrativas jornalísticas das revistas Amiga e Contigo, publicadas entre 1986 e 1992, sobre Maria da Graça Xuxa Meneghel, uma das mais famosas apresentadoras da televisão do Brasil. A partir de textos editados, correlatos à época de exibição do programa Xou da Xuxa na Rede Globo, exploramos como os discursos sobre as práticas de consumo da apresentadora a transformaram num vetor para a aquisição de bens, produtos e serviços, por toda uma geração de crianças brasileiras.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8905@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8905@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8905
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8905@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8905@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822559880839168