A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/444
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a construção do mito na sociedade contemporânea, bem como a relação deste com a mídia. A partir da análise do fenômeno midiático Xuxa, responsável por influenciar os hábitos de conduta e consumo de toda uma geração de brasileiros, alcançando sucesso mundial, o intuito é captar a maneira através da qual o mito é construído e propagado pela mídia durante o século XX. Pretende-se, ainda, neste estudo, vislumbrar os efeitos que o mito midiático exerce nas relações de consumo e na formação de identidades dentro da sociedade atual. Para isso, serão explorados os contextos sociais e econômicos que permeavam a comunidade brasileira nos anos 80, além do grande impacto da televisão nas estruturas sociais - fatores estes que possibilitaram a atuação de Xuxa no imaginário nacional e a obtenção de projeção massiva por meio da exibição do programa infantil "Xou da Xuxa", veiculado pela Rede Globo.
id UFRJ_c2f6e5bff2f17f0844c2b69d83ab9039
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/444
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático XuxaMídiaTelevisãoConsumoXou da XuxaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a construção do mito na sociedade contemporânea, bem como a relação deste com a mídia. A partir da análise do fenômeno midiático Xuxa, responsável por influenciar os hábitos de conduta e consumo de toda uma geração de brasileiros, alcançando sucesso mundial, o intuito é captar a maneira através da qual o mito é construído e propagado pela mídia durante o século XX. Pretende-se, ainda, neste estudo, vislumbrar os efeitos que o mito midiático exerce nas relações de consumo e na formação de identidades dentro da sociedade atual. Para isso, serão explorados os contextos sociais e econômicos que permeavam a comunidade brasileira nos anos 80, além do grande impacto da televisão nas estruturas sociais - fatores estes que possibilitaram a atuação de Xuxa no imaginário nacional e a obtenção de projeção massiva por meio da exibição do programa infantil "Xou da Xuxa", veiculado pela Rede Globo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJMattos, Beatriz Jaguaribe dehttp://lattes.cnpq.br/7158974952724770Capeller, Ivanhttp://lattes.cnpq.br/2258303291123908Vaz, Paulo Roberto Gibaldihttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna2016-06-07T15:47:29Z2023-12-21T03:04:37Z2014-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisJASMIM, Camila Chalhoub Silva Fortuna. A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/444Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
title A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
spellingShingle A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna
Mídia
Televisão
Consumo
Xou da Xuxa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
title_short A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
title_full A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
title_fullStr A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
title_full_unstemmed A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
title_sort A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
author Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna
author_facet Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Beatriz Jaguaribe de
http://lattes.cnpq.br/7158974952724770
Capeller, Ivan
http://lattes.cnpq.br/2258303291123908
Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
http://lattes.cnpq.br/5987778390189807
dc.contributor.author.fl_str_mv Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Televisão
Consumo
Xou da Xuxa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic Mídia
Televisão
Consumo
Xou da Xuxa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
description Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a construção do mito na sociedade contemporânea, bem como a relação deste com a mídia. A partir da análise do fenômeno midiático Xuxa, responsável por influenciar os hábitos de conduta e consumo de toda uma geração de brasileiros, alcançando sucesso mundial, o intuito é captar a maneira através da qual o mito é construído e propagado pela mídia durante o século XX. Pretende-se, ainda, neste estudo, vislumbrar os efeitos que o mito midiático exerce nas relações de consumo e na formação de identidades dentro da sociedade atual. Para isso, serão explorados os contextos sociais e econômicos que permeavam a comunidade brasileira nos anos 80, além do grande impacto da televisão nas estruturas sociais - fatores estes que possibilitaram a atuação de Xuxa no imaginário nacional e a obtenção de projeção massiva por meio da exibição do programa infantil "Xou da Xuxa", veiculado pela Rede Globo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04
2016-06-07T15:47:29Z
2023-12-21T03:04:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JASMIM, Camila Chalhoub Silva Fortuna. A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
http://hdl.handle.net/11422/444
identifier_str_mv JASMIM, Camila Chalhoub Silva Fortuna. A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952168550400