A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/444 |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a construção do mito na sociedade contemporânea, bem como a relação deste com a mídia. A partir da análise do fenômeno midiático Xuxa, responsável por influenciar os hábitos de conduta e consumo de toda uma geração de brasileiros, alcançando sucesso mundial, o intuito é captar a maneira através da qual o mito é construído e propagado pela mídia durante o século XX. Pretende-se, ainda, neste estudo, vislumbrar os efeitos que o mito midiático exerce nas relações de consumo e na formação de identidades dentro da sociedade atual. Para isso, serão explorados os contextos sociais e econômicos que permeavam a comunidade brasileira nos anos 80, além do grande impacto da televisão nas estruturas sociais - fatores estes que possibilitaram a atuação de Xuxa no imaginário nacional e a obtenção de projeção massiva por meio da exibição do programa infantil "Xou da Xuxa", veiculado pela Rede Globo. |
id |
UFRJ_c2f6e5bff2f17f0844c2b69d83ab9039 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/444 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático XuxaMídiaTelevisãoConsumoXou da XuxaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a construção do mito na sociedade contemporânea, bem como a relação deste com a mídia. A partir da análise do fenômeno midiático Xuxa, responsável por influenciar os hábitos de conduta e consumo de toda uma geração de brasileiros, alcançando sucesso mundial, o intuito é captar a maneira através da qual o mito é construído e propagado pela mídia durante o século XX. Pretende-se, ainda, neste estudo, vislumbrar os efeitos que o mito midiático exerce nas relações de consumo e na formação de identidades dentro da sociedade atual. Para isso, serão explorados os contextos sociais e econômicos que permeavam a comunidade brasileira nos anos 80, além do grande impacto da televisão nas estruturas sociais - fatores estes que possibilitaram a atuação de Xuxa no imaginário nacional e a obtenção de projeção massiva por meio da exibição do programa infantil "Xou da Xuxa", veiculado pela Rede Globo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJMattos, Beatriz Jaguaribe dehttp://lattes.cnpq.br/7158974952724770Capeller, Ivanhttp://lattes.cnpq.br/2258303291123908Vaz, Paulo Roberto Gibaldihttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna2016-06-07T15:47:29Z2023-12-21T03:04:37Z2014-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisJASMIM, Camila Chalhoub Silva Fortuna. A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/444Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa |
title |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa |
spellingShingle |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna Mídia Televisão Consumo Xou da Xuxa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
title_short |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa |
title_full |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa |
title_fullStr |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa |
title_full_unstemmed |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa |
title_sort |
A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa |
author |
Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna |
author_facet |
Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattos, Beatriz Jaguaribe de http://lattes.cnpq.br/7158974952724770 Capeller, Ivan http://lattes.cnpq.br/2258303291123908 Vaz, Paulo Roberto Gibaldi http://lattes.cnpq.br/5987778390189807 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Televisão Consumo Xou da Xuxa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
Mídia Televisão Consumo Xou da Xuxa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
description |
Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a construção do mito na sociedade contemporânea, bem como a relação deste com a mídia. A partir da análise do fenômeno midiático Xuxa, responsável por influenciar os hábitos de conduta e consumo de toda uma geração de brasileiros, alcançando sucesso mundial, o intuito é captar a maneira através da qual o mito é construído e propagado pela mídia durante o século XX. Pretende-se, ainda, neste estudo, vislumbrar os efeitos que o mito midiático exerce nas relações de consumo e na formação de identidades dentro da sociedade atual. Para isso, serão explorados os contextos sociais e econômicos que permeavam a comunidade brasileira nos anos 80, além do grande impacto da televisão nas estruturas sociais - fatores estes que possibilitaram a atuação de Xuxa no imaginário nacional e a obtenção de projeção massiva por meio da exibição do programa infantil "Xou da Xuxa", veiculado pela Rede Globo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-04 2016-06-07T15:47:29Z 2023-12-21T03:04:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JASMIM, Camila Chalhoub Silva Fortuna. A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. http://hdl.handle.net/11422/444 |
identifier_str_mv |
JASMIM, Camila Chalhoub Silva Fortuna. A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952168550400 |