[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694 |
Resumo: | [pt] Produzir tecnologia tem se mostrado uma habilidade cada vez mais indispensável na sociedade moderna. Os usuários estão deixando de ser simples consumidores e passando a ser produtores, usando a tecnologia para expressarem suas ideias. Nesse contexto, o aprendizado do chamado raciocínio computacional deve ser tão importante quanto o de disciplinas básicas, como a leitura, a escrita e a aritmética. Ao desenvolver tal habilidade o aluno vai conseguir se expressar através do software. Diversos projetos ao redor do mundo têm suas tecnologias e didáticas próprias a fim de auxiliar o aluno a desenvolver tal capacidade. Porém, sabemos que em um contexto que está em constante evolução como é o caso da informática, não podemos deixar que o aluno fique preso a uma única ferramenta ou meio de se expressar. Ferramentas podem ficar obsoletas e ele perderia seu poder de produtor de tecnologia. Pensando nisso, foi elaborado um modelo de transferência do aprendizado do raciocínio computacional a ser incorporado a sistemas de documentação ativa que apoiam o ensino-aprendizado desta habilidade. O modelo auxiliará o designer na criação de um artefato tecnológico que seja capaz de ajudar alunos e professores a aprenderem uma nova linguagem de programação. O modelo, que é baseado na Engenharia Semiótica, é a principal contribuição científica dessa dissertação de mestrado. |
id |
PUC_RIO-1_a9a9201885a9939bff7bb7b1e5f5dc5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:25694 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS [en] SUPPORT FOR COMPUTATIONAL THINKING KNOWLEDGE TRANSFER FROM VISUAL PROGRAMMING LANGUAGES TO TEXTUAL PROGRAMMING LANGUAGES [pt] LINGUAGENS DE PROGRAMACAO[pt] ENSINO DE PROGRAMACAO PARA JOVENS E CRIANCAS[pt] GREENFOOT[pt] AGENTSHEETS[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL[en] PROGRAMMING LANGUAGES[en] AGENTSHEETS[en] COMPUTATIONAL THINKING[pt] Produzir tecnologia tem se mostrado uma habilidade cada vez mais indispensável na sociedade moderna. Os usuários estão deixando de ser simples consumidores e passando a ser produtores, usando a tecnologia para expressarem suas ideias. Nesse contexto, o aprendizado do chamado raciocínio computacional deve ser tão importante quanto o de disciplinas básicas, como a leitura, a escrita e a aritmética. Ao desenvolver tal habilidade o aluno vai conseguir se expressar através do software. Diversos projetos ao redor do mundo têm suas tecnologias e didáticas próprias a fim de auxiliar o aluno a desenvolver tal capacidade. Porém, sabemos que em um contexto que está em constante evolução como é o caso da informática, não podemos deixar que o aluno fique preso a uma única ferramenta ou meio de se expressar. Ferramentas podem ficar obsoletas e ele perderia seu poder de produtor de tecnologia. Pensando nisso, foi elaborado um modelo de transferência do aprendizado do raciocínio computacional a ser incorporado a sistemas de documentação ativa que apoiam o ensino-aprendizado desta habilidade. O modelo auxiliará o designer na criação de um artefato tecnológico que seja capaz de ajudar alunos e professores a aprenderem uma nova linguagem de programação. O modelo, que é baseado na Engenharia Semiótica, é a principal contribuição científica dessa dissertação de mestrado.[en] Producing technology has been an increasingly essential ability in modern society. The users are no longer simple consumers but actually, also, technology producers, using technology to express their ideas. In this context, the learning of the so-called computational thinking should be as important as learning basic disciplines such as reading, writing and arithmetic. As long as the student can develop this ability, he will be able to express himself or herself through the software. Many projects around the world have their own technologies and pedagogy to help the student develop such capacity. However, we know that in a context that is constantly evolving as is the case of informatics, we cannot allow the student to be attached to a single tool or means. Tools may become obsolete and students would lose their technology producer status. With this in mind, we designed a learning transfer model of computational thinking, which will assist the designer in the creation of a technological artifact to help students and teachers learn a new programming language. The model, which is based on the Semiotic Engineering, is the main scientific contribution of this master s dissertation.MAXWELLCLARISSE SIECKENIUS DE SOUZAJOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS2016-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25694Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS [en] SUPPORT FOR COMPUTATIONAL THINKING KNOWLEDGE TRANSFER FROM VISUAL PROGRAMMING LANGUAGES TO TEXTUAL PROGRAMMING LANGUAGES |
title |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS |
spellingShingle |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS [pt] LINGUAGENS DE PROGRAMACAO [pt] ENSINO DE PROGRAMACAO PARA JOVENS E CRIANCAS [pt] GREENFOOT [pt] AGENTSHEETS [pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL [en] PROGRAMMING LANGUAGES [en] AGENTSHEETS [en] COMPUTATIONAL THINKING |
title_short |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS |
title_full |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS |
title_fullStr |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS |
title_full_unstemmed |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS |
title_sort |
[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS |
author |
JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS |
author_facet |
JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] LINGUAGENS DE PROGRAMACAO [pt] ENSINO DE PROGRAMACAO PARA JOVENS E CRIANCAS [pt] GREENFOOT [pt] AGENTSHEETS [pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL [en] PROGRAMMING LANGUAGES [en] AGENTSHEETS [en] COMPUTATIONAL THINKING |
topic |
[pt] LINGUAGENS DE PROGRAMACAO [pt] ENSINO DE PROGRAMACAO PARA JOVENS E CRIANCAS [pt] GREENFOOT [pt] AGENTSHEETS [pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL [en] PROGRAMMING LANGUAGES [en] AGENTSHEETS [en] COMPUTATIONAL THINKING |
description |
[pt] Produzir tecnologia tem se mostrado uma habilidade cada vez mais indispensável na sociedade moderna. Os usuários estão deixando de ser simples consumidores e passando a ser produtores, usando a tecnologia para expressarem suas ideias. Nesse contexto, o aprendizado do chamado raciocínio computacional deve ser tão importante quanto o de disciplinas básicas, como a leitura, a escrita e a aritmética. Ao desenvolver tal habilidade o aluno vai conseguir se expressar através do software. Diversos projetos ao redor do mundo têm suas tecnologias e didáticas próprias a fim de auxiliar o aluno a desenvolver tal capacidade. Porém, sabemos que em um contexto que está em constante evolução como é o caso da informática, não podemos deixar que o aluno fique preso a uma única ferramenta ou meio de se expressar. Ferramentas podem ficar obsoletas e ele perderia seu poder de produtor de tecnologia. Pensando nisso, foi elaborado um modelo de transferência do aprendizado do raciocínio computacional a ser incorporado a sistemas de documentação ativa que apoiam o ensino-aprendizado desta habilidade. O modelo auxiliará o designer na criação de um artefato tecnológico que seja capaz de ajudar alunos e professores a aprenderem uma nova linguagem de programação. O modelo, que é baseado na Engenharia Semiótica, é a principal contribuição científica dessa dissertação de mestrado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822593106018304 |