[pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694
Resumo: [pt] Produzir tecnologia tem se mostrado uma habilidade cada vez mais indispensável na sociedade moderna. Os usuários estão deixando de ser simples consumidores e passando a ser produtores, usando a tecnologia para expressarem suas ideias. Nesse contexto, o aprendizado do chamado raciocínio computacional deve ser tão importante quanto o de disciplinas básicas, como a leitura, a escrita e a aritmética. Ao desenvolver tal habilidade o aluno vai conseguir se expressar através do software. Diversos projetos ao redor do mundo têm suas tecnologias e didáticas próprias a fim de auxiliar o aluno a desenvolver tal capacidade. Porém, sabemos que em um contexto que está em constante evolução como é o caso da informática, não podemos deixar que o aluno fique preso a uma única ferramenta ou meio de se expressar. Ferramentas podem ficar obsoletas e ele perderia seu poder de produtor de tecnologia. Pensando nisso, foi elaborado um modelo de transferência do aprendizado do raciocínio computacional a ser incorporado a sistemas de documentação ativa que apoiam o ensino-aprendizado desta habilidade. O modelo auxiliará o designer na criação de um artefato tecnológico que seja capaz de ajudar alunos e professores a aprenderem uma nova linguagem de programação. O modelo, que é baseado na Engenharia Semiótica, é a principal contribuição científica dessa dissertação de mestrado.
id PUC_RIO-1_a9a9201885a9939bff7bb7b1e5f5dc5f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25694
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS [en] SUPPORT FOR COMPUTATIONAL THINKING KNOWLEDGE TRANSFER FROM VISUAL PROGRAMMING LANGUAGES TO TEXTUAL PROGRAMMING LANGUAGES [pt] LINGUAGENS DE PROGRAMACAO[pt] ENSINO DE PROGRAMACAO PARA JOVENS E CRIANCAS[pt] GREENFOOT[pt] AGENTSHEETS[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL[en] PROGRAMMING LANGUAGES[en] AGENTSHEETS[en] COMPUTATIONAL THINKING[pt] Produzir tecnologia tem se mostrado uma habilidade cada vez mais indispensável na sociedade moderna. Os usuários estão deixando de ser simples consumidores e passando a ser produtores, usando a tecnologia para expressarem suas ideias. Nesse contexto, o aprendizado do chamado raciocínio computacional deve ser tão importante quanto o de disciplinas básicas, como a leitura, a escrita e a aritmética. Ao desenvolver tal habilidade o aluno vai conseguir se expressar através do software. Diversos projetos ao redor do mundo têm suas tecnologias e didáticas próprias a fim de auxiliar o aluno a desenvolver tal capacidade. Porém, sabemos que em um contexto que está em constante evolução como é o caso da informática, não podemos deixar que o aluno fique preso a uma única ferramenta ou meio de se expressar. Ferramentas podem ficar obsoletas e ele perderia seu poder de produtor de tecnologia. Pensando nisso, foi elaborado um modelo de transferência do aprendizado do raciocínio computacional a ser incorporado a sistemas de documentação ativa que apoiam o ensino-aprendizado desta habilidade. O modelo auxiliará o designer na criação de um artefato tecnológico que seja capaz de ajudar alunos e professores a aprenderem uma nova linguagem de programação. O modelo, que é baseado na Engenharia Semiótica, é a principal contribuição científica dessa dissertação de mestrado.[en] Producing technology has been an increasingly essential ability in modern society. The users are no longer simple consumers but actually, also, technology producers, using technology to express their ideas. In this context, the learning of the so-called computational thinking should be as important as learning basic disciplines such as reading, writing and arithmetic. As long as the student can develop this ability, he will be able to express himself or herself through the software. Many projects around the world have their own technologies and pedagogy to help the student develop such capacity. However, we know that in a context that is constantly evolving as is the case of informatics, we cannot allow the student to be attached to a single tool or means. Tools may become obsolete and students would lose their technology producer status. With this in mind, we designed a learning transfer model of computational thinking, which will assist the designer in the creation of a technological artifact to help students and teachers learn a new programming language. The model, which is based on the Semiotic Engineering, is the main scientific contribution of this master s dissertation.MAXWELLCLARISSE SIECKENIUS DE SOUZAJOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS2016-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25694Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
[en] SUPPORT FOR COMPUTATIONAL THINKING KNOWLEDGE TRANSFER FROM VISUAL PROGRAMMING LANGUAGES TO TEXTUAL PROGRAMMING LANGUAGES
title [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
spellingShingle [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
[pt] LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
[pt] ENSINO DE PROGRAMACAO PARA JOVENS E CRIANCAS
[pt] GREENFOOT
[pt] AGENTSHEETS
[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL
[en] PROGRAMMING LANGUAGES
[en] AGENTSHEETS
[en] COMPUTATIONAL THINKING
title_short [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
title_full [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
title_fullStr [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
title_full_unstemmed [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
title_sort [pt] APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
author JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
author_facet JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA
dc.contributor.author.fl_str_mv JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
[pt] ENSINO DE PROGRAMACAO PARA JOVENS E CRIANCAS
[pt] GREENFOOT
[pt] AGENTSHEETS
[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL
[en] PROGRAMMING LANGUAGES
[en] AGENTSHEETS
[en] COMPUTATIONAL THINKING
topic [pt] LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
[pt] ENSINO DE PROGRAMACAO PARA JOVENS E CRIANCAS
[pt] GREENFOOT
[pt] AGENTSHEETS
[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL
[en] PROGRAMMING LANGUAGES
[en] AGENTSHEETS
[en] COMPUTATIONAL THINKING
description [pt] Produzir tecnologia tem se mostrado uma habilidade cada vez mais indispensável na sociedade moderna. Os usuários estão deixando de ser simples consumidores e passando a ser produtores, usando a tecnologia para expressarem suas ideias. Nesse contexto, o aprendizado do chamado raciocínio computacional deve ser tão importante quanto o de disciplinas básicas, como a leitura, a escrita e a aritmética. Ao desenvolver tal habilidade o aluno vai conseguir se expressar através do software. Diversos projetos ao redor do mundo têm suas tecnologias e didáticas próprias a fim de auxiliar o aluno a desenvolver tal capacidade. Porém, sabemos que em um contexto que está em constante evolução como é o caso da informática, não podemos deixar que o aluno fique preso a uma única ferramenta ou meio de se expressar. Ferramentas podem ficar obsoletas e ele perderia seu poder de produtor de tecnologia. Pensando nisso, foi elaborado um modelo de transferência do aprendizado do raciocínio computacional a ser incorporado a sistemas de documentação ativa que apoiam o ensino-aprendizado desta habilidade. O modelo auxiliará o designer na criação de um artefato tecnológico que seja capaz de ajudar alunos e professores a aprenderem uma nova linguagem de programação. O modelo, que é baseado na Engenharia Semiótica, é a principal contribuição científica dessa dissertação de mestrado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822593106018304