[pt] AS INFLUÊNCIAS NOS PINÓQUIOS E A RESISTÊNCIA DOS GEPETOS: COMO DISCURSOS NEGACIONISTAS VÊM ADENTRANDO AS AULAS DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROMULO FERNANDES DE ASSIS
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49401@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49401@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49401
Resumo: [pt] A proposta deste trabalho versará sobre buscar entender como a onda conservadora que assola o país, mais especificamente a área da Educação e o Ensino de História, acabou por influenciar o cotidiano dos professores em sala de aula e os mesmos passaram a ser considerados grandes inimigos por parte de negacionistas. Nesse sentido, as origens e embasamentos para os ataques conservadores serão demonstrados e os seus mentores explicitados, tais como Olavo de Carvalho, Leandro Narloch e suas práticas. Veremos os impactos no cotidiano do ensino de História principalmente através da atuação do Movimento Escola Sem Partido (MESP) e perceberemos, por exemplo, que a chamada doutrinação ideológica de que os professores são acusados, na verdade, possui uma direção e uma causa muito direcionada: Os professores de História e Ciências Humanas. Também será percebido as formas como o MESP se aproxima de grupos e partidos políticos com temáticas conservadoras, apropriando-se de suas pautas, para que assim possa se alavancar no cenário nacional. Para além disso, a resposta dos professores de História e as novas formas de se discutir essa Ciência, principalmente através da História Digital. Veremos como esse movimento de ocupar as mídias digitais e a disputa desse espaço com os Negacionistas começam a ser feitos pelos especialistas da área e como há a demonstração de que o ocorrido nos espaços acadêmicos não são Balbúrdias, mas sim, Ciência de alta qualidade e complexidade. Essa resposta será buscada através de um pequeno mapeamento sobre canais dos mais variados tipos, mas que prezam pela divulgação científica de linguagem acessível para os simpatizantes da área e como uma maneira de combater o obscurantismo negacionista que nos cerca.
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spelling [pt] AS INFLUÊNCIAS NOS PINÓQUIOS E A RESISTÊNCIA DOS GEPETOS: COMO DISCURSOS NEGACIONISTAS VÊM ADENTRANDO AS AULAS DE HISTÓRIA[en] THE INFLUENCE ON PINOQUIOS AND THE RESISTANCE OF GEPETO S: HOW NEGATIONISM SPEECHES HAVE BEEN EN-TERING THE HISTORY CLASS[pt] ENSINO DE HISTORIA[pt] OBSCURANTISMO[pt] HISTORIA DIGITAL[pt] NEGACIONISMO[pt] HISTORIA PUBLICA[en] TEACHING OF HISTORY[en] OBSCURANTISM[en] DIGITAL HISTORY[en] NEGATIONISM[en] PUBLIC HISTORY[pt] A proposta deste trabalho versará sobre buscar entender como a onda conservadora que assola o país, mais especificamente a área da Educação e o Ensino de História, acabou por influenciar o cotidiano dos professores em sala de aula e os mesmos passaram a ser considerados grandes inimigos por parte de negacionistas. Nesse sentido, as origens e embasamentos para os ataques conservadores serão demonstrados e os seus mentores explicitados, tais como Olavo de Carvalho, Leandro Narloch e suas práticas. Veremos os impactos no cotidiano do ensino de História principalmente através da atuação do Movimento Escola Sem Partido (MESP) e perceberemos, por exemplo, que a chamada doutrinação ideológica de que os professores são acusados, na verdade, possui uma direção e uma causa muito direcionada: Os professores de História e Ciências Humanas. Também será percebido as formas como o MESP se aproxima de grupos e partidos políticos com temáticas conservadoras, apropriando-se de suas pautas, para que assim possa se alavancar no cenário nacional. Para além disso, a resposta dos professores de História e as novas formas de se discutir essa Ciência, principalmente através da História Digital. Veremos como esse movimento de ocupar as mídias digitais e a disputa desse espaço com os Negacionistas começam a ser feitos pelos especialistas da área e como há a demonstração de que o ocorrido nos espaços acadêmicos não são Balbúrdias, mas sim, Ciência de alta qualidade e complexidade. Essa resposta será buscada através de um pequeno mapeamento sobre canais dos mais variados tipos, mas que prezam pela divulgação científica de linguagem acessível para os simpatizantes da área e como uma maneira de combater o obscurantismo negacionista que nos cerca.[en] The purpose of this work is to seek to understand how the conservative wave that is plaguing the country, more specifically the area of Education and History Teaching, has ended up influencing the teachers daily lives in the classroom, and how they started to be considered great enemies by part of Negationists. In this sense, the origins and grounds for conservative attacks will be demonstrated and their mentors made explicit, such as Olavo de Carvalho, Leandro Narloch and their practices. We will see the impacts on the daily teaching of History mainly through the work of the School Without Party Movement (Movimento Escola Sem Partido - MESP) and we will see, for example, that the ideological indoctrination of which teachers are accused, in fact, has a direction and a cause specifically targeting History and Human Sciences teachers. This work will also analyse how MESP approaches groups and political parties with conservative themes and how the appropriation of its guidelines can leverage itself in the national scenario. In addition, this work will also focus on the response of History teachers and the new ways of discussing this Science, mainly through Digital History. We will see how this movement to occupy digital media and the dispute over this space with Negationists are both done by specialists in the area, concluding that a demonstration of what has happened in academic spaces is not a kerfuffle, but rather, Science of high quality and complexity. This answer will be sought through a small mapping of channels of the most varied types, which value the scientific dissemination of accessible language to supporters of the area and are a way to combat the negationist obscurantism that surrounds us.MAXWELLMAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADAROMULO FERNANDES DE ASSIS2020-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49401@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49401@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49401porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49401Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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