[pt] DISCURSO E PRÁTICA DA ÉTICA NA RELAÇÃO COMERCIAL: UM RETRATO DOS BANCOS DE VAREJO NO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCO ANTONIO BRANDAO
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8913@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8913
Resumo: [pt] No sistema bancário privado brasileiro, após o Plano Real, a conquista de clientes de baixa renda e a agressividade comercial na venda de produtos e serviços, passaram a ser fundamentais para o alcance de elevados índices de rentabilidade e para a manutenção do posicionamento dos bancos frente à concorrência. Esta estratégia gera uma tensão entre as expectativas da empresa, de maximização do lucro, e as expectativas do cliente, em obter vantagens e maiores benefícios destas instituições. Estes conflitos de interesse podem provocar distorções éticas de comportamento, tanto por parte dos funcionários dos bancos, como também dos clientes de baixa renda, que inseridos num contexto de dificuldades sócio-econômicas, acabam se tornando, ambos, dependentes do sistema bancário. A partir da Resolução 2.878 de 26/07/2001, do Banco Central do Brasil, uma série de mecanismos reguladores passaram a ser adotados no sistema bancário, o que fez com que os bancos repensassem suas estratégias, elaborassem ou reformulassem seus códigos de ética. Porém, se faz necessário verificar, o real impacto destes códigos no comportamento dos funcionários, no que se refere à relação comercial com clientes de baixa renda. Esta pesquisa portanto, procura analisar a seguinte questão: Os códigos de Ética dos Bancos Privados de Varejo, orientam a prática efetiva de um comportamento ético na relação de consumo com o cliente? Para tal, foram realizadas análises dos códigos de ética dos três maiores bancos privados brasileiros, juntamente com entrevistas, de caráter qualitativo, com clientes de baixa renda e gerentes dos respectivos bancos no Rio de Janeiro, nas quais se pode identificar a coerência entre o discurso e a prática do comportamento ético na relação comercial. Estas análises, fundamentadas num referencial teórico baseado na conceituação de valores, atitudes e comportamento, juntamente com várias teorias sobre ética e tomada de decisão ética, favoreceram a construção de um retrato atual da prática da ética na relação de consumo do mercado bancário no Rio de Janeiro.
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Estes conflitos de interesse podem provocar distorções éticas de comportamento, tanto por parte dos funcionários dos bancos, como também dos clientes de baixa renda, que inseridos num contexto de dificuldades sócio-econômicas, acabam se tornando, ambos, dependentes do sistema bancário. A partir da Resolução 2.878 de 26/07/2001, do Banco Central do Brasil, uma série de mecanismos reguladores passaram a ser adotados no sistema bancário, o que fez com que os bancos repensassem suas estratégias, elaborassem ou reformulassem seus códigos de ética. Porém, se faz necessário verificar, o real impacto destes códigos no comportamento dos funcionários, no que se refere à relação comercial com clientes de baixa renda. Esta pesquisa portanto, procura analisar a seguinte questão: Os códigos de Ética dos Bancos Privados de Varejo, orientam a prática efetiva de um comportamento ético na relação de consumo com o cliente? Para tal, foram realizadas análises dos códigos de ética dos três maiores bancos privados brasileiros, juntamente com entrevistas, de caráter qualitativo, com clientes de baixa renda e gerentes dos respectivos bancos no Rio de Janeiro, nas quais se pode identificar a coerência entre o discurso e a prática do comportamento ético na relação comercial. Estas análises, fundamentadas num referencial teórico baseado na conceituação de valores, atitudes e comportamento, juntamente com várias teorias sobre ética e tomada de decisão ética, favoreceram a construção de um retrato atual da prática da ética na relação de consumo do mercado bancário no Rio de Janeiro.[en] In the Brazilian private banking system, after the Real Plan (Plano Real), the conquest of low income customers and the commercial aggressiveness in the selling of products and services, became fundamental to reach high rates of profitability and maintenance of the banks positioning before competition. This strategy generates a tension between the company´s expectations, to maximize profits, and the customers expectations, in obtaining advantages and bigger benefits from these institutions. These conflicts of interest can provoke ethical distortions of behavior, from the banks´ employees, as much as from the low income customers, that are inserted in a socialeconomic difficulties context. At the end, both, end up becoming dependent on the banking system. Since de Resolution 2.878 of 07/26/2001, of the Central Bank of Brazil (Banco Central do Brasil), a series of regulating mechanisms started to be adopted in the banking system, what made the banks rethink their strategies, and elaborate or reformulate their ethical codes. However, it is necessary to verify, the real impact of these codes in the employees´ behavior, in the commercial relationship with the low income customers. This research therefore, pursuits the analysis of the following question: The ethical codes of the private retail banks, orientate an effective practice of an ethical behavior in the consumption relation with the customer? To reach the goal of this research, the analysis of the ethical codes of the three biggest Brazilian private banks were made, together with interviews, of qualitative character, with low income customes and the managers of the respective banks in the city of Rio de Janeiro, in which was possible to identify the coherence between the speech and the practice of the ethical behavior in the commercial relationship. These analysis, well-founded in a theoretical reference based in the conceiving of values, attitudes, and behavior together with various theories about ethic and the taking of ethical decisions, favored the construction of a present-day portrait of the practice of ethic in the consumption relation in the banking market in the city of Rio de Janeiro.MAXWELLJOSE ROBERTO GOMES DA SILVAMARCO ANTONIO BRANDAO2006-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8913@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8913@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8913porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8913Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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