Ética empresarial : discrepância entre código de ética formal e práticas negociais bancárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Wilian Rafael
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202752
Resumo: A ética é tema em destaque no cotidiano do homem moderno, para as empresas sobretudo, não se trata apenas de uma voga passageira, mas também de um diferencial competitivo para aquelas que conseguirem manter um posicionamento bem avaliado pelo mercado. A ética bancária favorece os relacionamentos duradouros de longo prazo ao satisfazer as necessidades dos clientes e usuários e isso tem despertado os interesses dessas organizações em criar e atualizar códigos de ética voltados aos seus colaboradores. Apesar das formalidades trazidas pelos códigos há instituições onde os colaboradores não seguem os ditames éticos propagados, o incentivo pelo desvio ético pode advir dos próprios líderes e administradores, sendo assim, esse trabalho investiga as principais causas que levam o administrador de uma agência bancária a fomentar práticas antiéticas no trato com clientes, contrariando assim as normas éticas pré-estabelecidas. As respostas a esse questionamento vieram através de uma pesquisa via questionário com os próprios colaboradores da instituição financeira estudada, os dados tratados apontam basicamente como geradores o excesso de metas e o receio de rebaixamento de cargo. As sugestões para minimizar esse quadro passam por simples treinamentos e revisão de produtos e serviços, até a revisão conjunta de objetivos e metas.
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