Ética empresarial : discrepância entre código de ética formal e práticas negociais bancárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202752 |
Resumo: | A ética é tema em destaque no cotidiano do homem moderno, para as empresas sobretudo, não se trata apenas de uma voga passageira, mas também de um diferencial competitivo para aquelas que conseguirem manter um posicionamento bem avaliado pelo mercado. A ética bancária favorece os relacionamentos duradouros de longo prazo ao satisfazer as necessidades dos clientes e usuários e isso tem despertado os interesses dessas organizações em criar e atualizar códigos de ética voltados aos seus colaboradores. Apesar das formalidades trazidas pelos códigos há instituições onde os colaboradores não seguem os ditames éticos propagados, o incentivo pelo desvio ético pode advir dos próprios líderes e administradores, sendo assim, esse trabalho investiga as principais causas que levam o administrador de uma agência bancária a fomentar práticas antiéticas no trato com clientes, contrariando assim as normas éticas pré-estabelecidas. As respostas a esse questionamento vieram através de uma pesquisa via questionário com os próprios colaboradores da instituição financeira estudada, os dados tratados apontam basicamente como geradores o excesso de metas e o receio de rebaixamento de cargo. As sugestões para minimizar esse quadro passam por simples treinamentos e revisão de produtos e serviços, até a revisão conjunta de objetivos e metas. |
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Fontoura, Wilian RafaelFlores, Rafael KruterNunes, Adriana Paz2019-12-18T04:00:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/202752001106576A ética é tema em destaque no cotidiano do homem moderno, para as empresas sobretudo, não se trata apenas de uma voga passageira, mas também de um diferencial competitivo para aquelas que conseguirem manter um posicionamento bem avaliado pelo mercado. A ética bancária favorece os relacionamentos duradouros de longo prazo ao satisfazer as necessidades dos clientes e usuários e isso tem despertado os interesses dessas organizações em criar e atualizar códigos de ética voltados aos seus colaboradores. Apesar das formalidades trazidas pelos códigos há instituições onde os colaboradores não seguem os ditames éticos propagados, o incentivo pelo desvio ético pode advir dos próprios líderes e administradores, sendo assim, esse trabalho investiga as principais causas que levam o administrador de uma agência bancária a fomentar práticas antiéticas no trato com clientes, contrariando assim as normas éticas pré-estabelecidas. As respostas a esse questionamento vieram através de uma pesquisa via questionário com os próprios colaboradores da instituição financeira estudada, os dados tratados apontam basicamente como geradores o excesso de metas e o receio de rebaixamento de cargo. As sugestões para minimizar esse quadro passam por simples treinamentos e revisão de produtos e serviços, até a revisão conjunta de objetivos e metas.Ethics is a prominent theme in the daily life of modern man, not a passing vogue, but a competitive differential for organizations that manage to maintain a position well evaluated by the market. Banking ethics favors long-term relationships by satisfying the needs of customers and users and this has awakened the interests of these organizations in creating and updating codes of ethics aimed at their employees. Despite the formalities brought by the codes, there are institutions where employees do not follow the ethical dictates propagated, the incentive for ethical deviation can come from the leaders themselves and administrators, and this work investigates the main causes that lead the administrator of a bank branch to foment unethical practices in dealing with clients, thus contravening pre-established ethical norms. The answers to this question came through a questionnaire survey with the employees of the financial institution studied, the data treated basically show as generators the excess of goals and the fear of demotion of charge. The suggestions to minimize this situation go through simple training and review of products and services, until the joint review of objectives and goals.application/pdfporAdministração públicaCódigo de éticaÉtica empresarialBancosEthicBusiness ethicsBank ethicsCode of ethicsÉtica empresarial : discrepância entre código de ética formal e práticas negociais bancáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106576.pdf.txt001106576.pdf.txtExtracted Texttext/plain90220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202752/2/001106576.pdf.txt8dfc4e775095c8d5dbd45d74a76508f9MD52ORIGINAL001106576.pdfTexto completoapplication/pdf576843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202752/1/001106576.pdf6e638c4650ae18ed621c4c7283523119MD5110183/2027522019-12-19 05:01:13.528598oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-19T07:01:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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