[en] A STUDY ON DYNAMIC DIFFICULTY ADAPTIVITY IN GAMES
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21362@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21362@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21362 |
Resumo: | [pt] As areas de modelagem de jogador e sistemas adaptativos sao relevantes para jogos ao permitir que o jogo se adapte ao nıvel de habilidade do jogador, procurando oferecer um desafio contınuo e de acordo com sua evolucao de modo que o jogador se sinta motivado a continuar jogando pelo desafio proporcional ao seu desempenho. O presente trabalho realiza um estudo em modelagem de jogador e ajuste dinamico de dificuldade, levantando dados sobre jogos que utilizam tais conceitos. Um sistema adaptativo baseado em modelagem de jogador e implementado e testado com jogadores para analisar a efetividade e relevancia do uso de tais sistemas na manutencao do interesse do jogador, sob as oticas da teoria de fluxo (flow theory) e do modelo de elementos centrais da experiencia de jogo (CEGE). |
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[en] A STUDY ON DYNAMIC DIFFICULTY ADAPTIVITY IN GAMES [pt] UM ESTUDO SOBRE ADAPTATIVIDADE DINAMICA DE DIFICULDADE EM JOGOS [pt] MODELAGEM[pt] JOGO[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL[pt] ADAPTABILIDADE[en] MODELLING[en] GAME[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE[en] ADAPTABILITY[pt] As areas de modelagem de jogador e sistemas adaptativos sao relevantes para jogos ao permitir que o jogo se adapte ao nıvel de habilidade do jogador, procurando oferecer um desafio contınuo e de acordo com sua evolucao de modo que o jogador se sinta motivado a continuar jogando pelo desafio proporcional ao seu desempenho. O presente trabalho realiza um estudo em modelagem de jogador e ajuste dinamico de dificuldade, levantando dados sobre jogos que utilizam tais conceitos. Um sistema adaptativo baseado em modelagem de jogador e implementado e testado com jogadores para analisar a efetividade e relevancia do uso de tais sistemas na manutencao do interesse do jogador, sob as oticas da teoria de fluxo (flow theory) e do modelo de elementos centrais da experiencia de jogo (CEGE).[en] The areas of player modeling and adaptive systems are relevant to games by allowing the game to adapt itself to the player’s skill level, trying to offer a continuous challenge to the player, relative to its evolution in a way the player feels motivated to keep playing by the challenge proportional to his performance. The present work is a study on player modeling and dynamic difficulty adjustment, collecting data about games that use such concepts. An adaptive system based on player modeling is developed and tested with players to analyze the effectiveness and relevance of using such systems for maintaining the interest of the player, from the perspectives of the flow theory and the core elements of the gaming experience (CEGE) model.MAXWELLBRUNO FEIJOBRUNO BAERE PEDERASSI L DE ARAUJO2013-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21362@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21362@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21362porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21362Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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