[en] LINGUISTIC INTERPERSONAL RESOURCES IN ARGUMENTATION: ANALYSIS OF OPINION ARTICLES THROUGH A SYSTEMICFUNCTIONAL PERSPECTIVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LILIAN VICTORINO SANTANA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21729&idi=1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21729
Resumo: [pt] Este trabalho investiga a construção da argumentação no discurso jornalístico, tomando por base a teoria sistêmico funcional para análise de recursos linguísticos interpessoais (Halliday, 1994; Butt et al, 1995), bem como a teoria da valoração (Martin, 2000) e estudos sobre argumentação para identificar o uso de estratégias de convencimento e/ou persuasão em artigos de opinião (Ducrot, 1983 apud SILVA e ESPÍNDOLA, 2005; Abreu, 2009). A pesquisa qualitativa desenvolvida sobre esse gênero textual (Marcuschi, 2002) descreve e interpreta o uso de traços léxicogramaticais relacionados à Metafunção Interpessoal, permitindo uma melhor compreensão e avaliação da eficácia dos textos. O posicionamento dos autores dos artigos é também analisado através do gerenciamento da informação, que incide no ato de convencer, ou do gerenciamento da relação, incidindo no ato de persuadir. Para análise, foram selecionados nove artigos de opinião de temas variados, publicados durante o ano de 2010, nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, sendo parte dos artigos recolhida da versão impressa e outros da versão digital desses veículos. O trabalho visou à seleção, identificação e análise dos recursos linguísticos que realizam, dentre outros aspectos, a modalidade e a metáfora gramatical interpessoal, passando à interpretação semântica depreendida desses dados. Ao mesmo tempo, em cada texto, verificou-se a incidência do ato de convencer e/ou persuadir a partir de categorias atitudinais de afeto, julgamento ou apreciação. Os resultados da pesquisa revelam que o ato de convencer é mais recorrente na argumentação em artigos de opinião, mostrando que os escritores atuam no campo das ideias do leitor e buscam, na objetividade própria ao discurso jornalístico, diferentes caminhos para falar à razão do outro. Por outro lado, as escolhas léxico-gramaticais mostram que vários recursos interpessoais são utilizados nos textos também com o intuito de persuadir, construindo uma predisposição à solidariedade com o leitor ou permitindo a expressão da opinião do escritor de maneira indefinida ou sutil, tornando difícil ao leitor questionar, refutar ou discordar do autor, que assim desenvolve, com sucesso, a sua argumentação.
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A pesquisa qualitativa desenvolvida sobre esse gênero textual (Marcuschi, 2002) descreve e interpreta o uso de traços léxicogramaticais relacionados à Metafunção Interpessoal, permitindo uma melhor compreensão e avaliação da eficácia dos textos. O posicionamento dos autores dos artigos é também analisado através do gerenciamento da informação, que incide no ato de convencer, ou do gerenciamento da relação, incidindo no ato de persuadir. Para análise, foram selecionados nove artigos de opinião de temas variados, publicados durante o ano de 2010, nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, sendo parte dos artigos recolhida da versão impressa e outros da versão digital desses veículos. O trabalho visou à seleção, identificação e análise dos recursos linguísticos que realizam, dentre outros aspectos, a modalidade e a metáfora gramatical interpessoal, passando à interpretação semântica depreendida desses dados. Ao mesmo tempo, em cada texto, verificou-se a incidência do ato de convencer e/ou persuadir a partir de categorias atitudinais de afeto, julgamento ou apreciação. Os resultados da pesquisa revelam que o ato de convencer é mais recorrente na argumentação em artigos de opinião, mostrando que os escritores atuam no campo das ideias do leitor e buscam, na objetividade própria ao discurso jornalístico, diferentes caminhos para falar à razão do outro. Por outro lado, as escolhas léxico-gramaticais mostram que vários recursos interpessoais são utilizados nos textos também com o intuito de persuadir, construindo uma predisposição à solidariedade com o leitor ou permitindo a expressão da opinião do escritor de maneira indefinida ou sutil, tornando difícil ao leitor questionar, refutar ou discordar do autor, que assim desenvolve, com sucesso, a sua argumentação.[en] This study investigates the construction of argumentation in journalistic discourse, using systemic-functional theory as the basis for the analysis of linguistic interpersonal resources (Halliday, 1994; Butt et al, 1995), as well as appraisal theory (Martin, 2000) and argumentation studies to identify the use of convincing and/or persuading strategies in opinion articles (Ducrot, 1983 apud Silva and Espíndola, 2005; Abreu, 2009). Qualitative research on this textual genre (Marcuschi, 2002) describes and interprets the use of lexico-grammatical aspects related to the Interpersonal Metafunction, aiming at a better understanding and evaluation of the effectiveness of texts. Positioning of the authors of the opinion articles is analyzed either through information management, which is related to the act of convincing, or through relationship management, which is related to the act of persuading. Nine opinion articles on varied themes and published during the year of 2010 in the newspapers O Globo and Folha de São Paulo were selected for analysis. Some of these articles were collected from the online version of the newspapers and others were taken from the printed version of the chosen news media. The study aimed at the selection, identification and analysis of the linguistic resources that realize modality and interpesonal grammatical metaphor, among other aspects; this phase of the analysis was followed by the semantic interpretation of the data. At the same time, in each text, the incidence of the act of convincing and/or persuading was examined, based on the attitudinal categories of affect, judgment or appreciation. Results of the research reveal that the act of convincing is quite recurrent in the argumentation of the analyzed opinion articles, showing that writers appeal to readers minds and ideas and they seek, in the own objectivity to the journalistic discourse, different ways to speak to the reason of their readership. On the other hand, the lexico-grammatical choices also show that several interpersonal resources are used in the texts with the intention of persuading and building a predisposition towards readers’ solidarity. At the same time, these linguistic choices allow for the expression of the writer s opinion in an indefinite or subtle way, making it difficult for readers to question, to refute or to disagree with the authors, who thus guarantee the success of their argumentation.MAXWELLLUCIA PACHECO DE OLIVEIRALILIAN VICTORINO SANTANA2013-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21729&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21729&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21729porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21729Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-11-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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