IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10773@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10773@2 |
Resumo: | Nos últimos 10 anos, bolsas de valores de vários países buscaram alianças ou implementaram novas regras de governança que, em geral, visam a proteger os acionistas minoritários. O Novo Mercado foi criado pela BOVESPA dentro desse contexto, inspirado no Neuer Markt alemão. Ao aderir às regras do Novo Mercado, as firmas garantem um maior nível de proteção aos seus acionistas minoritários, o que deve levar a um aumento dos preços das ações e, conseqüentemente, da capacidade de financiamento dessas firmas via mercado de capitais. Utilizando uma amostra de 46 Ofertas Públicas Iniciais de Ações de empresas privadas ocorridas na BOVESPA de 1994 a 2006, encontramos evidência de que empresas que optam pelo Novo Mercado, em média, vendem uma fração maior de seu capital (9,52% a mais) do que as empresas que optam por outros segmentos da BOVESPA. Nosso estudo também mostra um benefício do Novo Mercado ao qual não se tem dado tanta atenção. O aumento do preço facilita a venda de parte das ações existentes dos acionistas controladores, possibilitando uma diversificação de riqueza a custos mais baixos. O Novo Mercado parece ser tão importante para a capacidade de financiamento das empresas como para os ganhos de diversificação dos controladores. |
id |
PUC_RIO-1_b257fb93837399f8cbbeefdddd60c6b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:10773 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES?IPOS NO NOVO MERCADO: ESTRATÉGIAS DE CAPITALIZAÇÃO OU DE SAÍDA?2007-03-15WALTER NOVAES FILHO73614947734lattes.cnpq.br/0862823785671065WALTER NOVAES FILHORICARDO LEALMARCO ANTONIO CESAR BONOMOMARCO ANTONIO CESAR BONOMO28966273831ALINE CARLI LEXPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ECONOMIAPUC-RioBRNos últimos 10 anos, bolsas de valores de vários países buscaram alianças ou implementaram novas regras de governança que, em geral, visam a proteger os acionistas minoritários. O Novo Mercado foi criado pela BOVESPA dentro desse contexto, inspirado no Neuer Markt alemão. Ao aderir às regras do Novo Mercado, as firmas garantem um maior nível de proteção aos seus acionistas minoritários, o que deve levar a um aumento dos preços das ações e, conseqüentemente, da capacidade de financiamento dessas firmas via mercado de capitais. Utilizando uma amostra de 46 Ofertas Públicas Iniciais de Ações de empresas privadas ocorridas na BOVESPA de 1994 a 2006, encontramos evidência de que empresas que optam pelo Novo Mercado, em média, vendem uma fração maior de seu capital (9,52% a mais) do que as empresas que optam por outros segmentos da BOVESPA. Nosso estudo também mostra um benefício do Novo Mercado ao qual não se tem dado tanta atenção. O aumento do preço facilita a venda de parte das ações existentes dos acionistas controladores, possibilitando uma diversificação de riqueza a custos mais baixos. O Novo Mercado parece ser tão importante para a capacidade de financiamento das empresas como para os ganhos de diversificação dos controladores.For the last 10 years, stock exchanges from several countries have been searching for alliances or implementing new corporate governance rules in order to protect minority shareholders. The Novo Mercado (New Market) was created by the Brazilian stock exchange, BOVESPA, in this context, inspired by the German Neuer Markt. By adhering to Novo Mercado rules, firms guarantee a higher level of minority shareholder protection, which should lead to an increase in stock prices and, as a consequence, on firm´s financing capacity through capital markets. Using a sample of 46 Initial Public Stock Offerings at BOVESPA from 1994 until 2006, we find that companies that list their shares at Novo Mercado sell, on average, a bigger fraction of their capital (9.52% more) when compared to those that list at other segments in BOVESPA. Our study also shows a benefit of Novo Mercado that has not being much discussed. Higher stock prices make it less costly for controlling stockholders to diversify their wealth. The Novo Mercado seems to be as relevant for financing companies as for diversifying shareholders´ portfolios.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10773@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10773@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:58:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10773Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES? |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
IPOS NO NOVO MERCADO: ESTRATÉGIAS DE CAPITALIZAÇÃO OU DE SAÍDA? |
title |
IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES? |
spellingShingle |
IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES? ALINE CARLI LEX |
title_short |
IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES? |
title_full |
IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES? |
title_fullStr |
IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES? |
title_full_unstemmed |
IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES? |
title_sort |
IPOS AT NOVO MERCADO: CAPITALIZATION OR EXIT STRATEGIES? |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ALINE CARLI LEX |
author_facet |
ALINE CARLI LEX |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
WALTER NOVAES FILHO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
73614947734 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0862823785671065 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
WALTER NOVAES FILHO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
RICARDO LEAL |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO CESAR BONOMO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO CESAR BONOMO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
28966273831 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALINE CARLI LEX |
contributor_str_mv |
WALTER NOVAES FILHO WALTER NOVAES FILHO RICARDO LEAL MARCO ANTONIO CESAR BONOMO MARCO ANTONIO CESAR BONOMO |
description |
Nos últimos 10 anos, bolsas de valores de vários países buscaram alianças ou implementaram novas regras de governança que, em geral, visam a proteger os acionistas minoritários. O Novo Mercado foi criado pela BOVESPA dentro desse contexto, inspirado no Neuer Markt alemão. Ao aderir às regras do Novo Mercado, as firmas garantem um maior nível de proteção aos seus acionistas minoritários, o que deve levar a um aumento dos preços das ações e, conseqüentemente, da capacidade de financiamento dessas firmas via mercado de capitais. Utilizando uma amostra de 46 Ofertas Públicas Iniciais de Ações de empresas privadas ocorridas na BOVESPA de 1994 a 2006, encontramos evidência de que empresas que optam pelo Novo Mercado, em média, vendem uma fração maior de seu capital (9,52% a mais) do que as empresas que optam por outros segmentos da BOVESPA. Nosso estudo também mostra um benefício do Novo Mercado ao qual não se tem dado tanta atenção. O aumento do preço facilita a venda de parte das ações existentes dos acionistas controladores, possibilitando uma diversificação de riqueza a custos mais baixos. O Novo Mercado parece ser tão importante para a capacidade de financiamento das empresas como para os ganhos de diversificação dos controladores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10773@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10773@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10773@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10773@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ECONOMIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324895605915648 |