[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32631@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32631@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32631 |
Resumo: | [pt] Consumidores que se identificam como tendo menos poder em relação a outros indivíduos, em determinada situação social, tendem a engajar-se em alguma forma de consumo compensatório, para eliminar a sensação aversiva (RUCKER; GALINSKY, 2008). Baseado em evidências na literatura de que um estado psico-lógico de baixo poder aumenta o desejo de adquirir produtos relacionados a status, este estudo tem como propósito verificar se experiências de consumo que conferem de status, como vencer uma corrida de rua, podem ser forma de consumo compensatório para indivíduos em estado de baixo poder. Ademais, este efeito compensatório deve ser mais intenso para eventos de corrida prestigiados. Medindo os estados de alto e de baixo poder por manipulação episódica e por classe social conforme o Critério Brasil (ABEP) e o valor atribuído para a experiência por horas de treinamento, três estudos são realizados. O Estudo 1 com 304 corredores testa a hipótese de compensação para indivíduos em estado de baixo poder. O Estudo 2, com 247 corredores, refina o Estudo 1, utilizando como variável de controle o nível de treinamento dos corredores amadores, em linha com o modelo PCM. O Estudo 3, com 312 corredores, testa o processo compensatório em corri-das de alto e de baixo prestígio. Os resultados obtidos não permitem considerar que experiências de vencer possam ser forma de consumo compensatório. Por outro lado, foi observado maior valor atribuído para a experiência de vencer por corredores em estado de alto poder relativamente aos corredores em estado de baixo poder. Pesquisas futuras são necessárias para investigar as motivações dos corredores em estado de alto poder. Como contribuição, este estudo permite um novo olhar para consumo de atividades esportivas, ao considerar a influência dos estados de poder nas decisões de consumo. |
id |
PUC_RIO-1_b25f3a246cd7d08032665a31aad01164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:32631 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO?[en] WINNING EXPERIENCES: VICTORY AS A MEAN OF COMPENSATION?[pt] PODER[pt] CORRIDAS DE RUA[pt] VENCER[pt] EXPERIENCIA DE CONSUMO[pt] CONSUMO COMPENSATORIO[en] POWER[en] RUNNING EVENTS[en] WIN[en] CONSUMPTION EXPERIENCE[en] COMPENSATORY CONSUMPTION[pt] Consumidores que se identificam como tendo menos poder em relação a outros indivíduos, em determinada situação social, tendem a engajar-se em alguma forma de consumo compensatório, para eliminar a sensação aversiva (RUCKER; GALINSKY, 2008). Baseado em evidências na literatura de que um estado psico-lógico de baixo poder aumenta o desejo de adquirir produtos relacionados a status, este estudo tem como propósito verificar se experiências de consumo que conferem de status, como vencer uma corrida de rua, podem ser forma de consumo compensatório para indivíduos em estado de baixo poder. Ademais, este efeito compensatório deve ser mais intenso para eventos de corrida prestigiados. Medindo os estados de alto e de baixo poder por manipulação episódica e por classe social conforme o Critério Brasil (ABEP) e o valor atribuído para a experiência por horas de treinamento, três estudos são realizados. O Estudo 1 com 304 corredores testa a hipótese de compensação para indivíduos em estado de baixo poder. O Estudo 2, com 247 corredores, refina o Estudo 1, utilizando como variável de controle o nível de treinamento dos corredores amadores, em linha com o modelo PCM. O Estudo 3, com 312 corredores, testa o processo compensatório em corri-das de alto e de baixo prestígio. Os resultados obtidos não permitem considerar que experiências de vencer possam ser forma de consumo compensatório. Por outro lado, foi observado maior valor atribuído para a experiência de vencer por corredores em estado de alto poder relativamente aos corredores em estado de baixo poder. Pesquisas futuras são necessárias para investigar as motivações dos corredores em estado de alto poder. Como contribuição, este estudo permite um novo olhar para consumo de atividades esportivas, ao considerar a influência dos estados de poder nas decisões de consumo.[en] Consumers who identify themselves as having less power in relation to other individuals in a given social situation tend to engage in some form of compensatory consumption to eliminate aversive feelings (RUCKER; GALINSKY, 2008). Based on the literature evidence that a low-power psychological state increases the desire to acquire status-related products, this study aims to verify how status-related consumption experiences, such as winning a running event, may be a form of compensatory consumption for low-power individuals. In addition, it is expected that this compensatory effect should be more intense for high prestige running events when compared to low prestige events. Three studies were conducted measuring the states of high and low-power by episodic manipulation and by social class according to the Critério Brasil (ABEP), and the allocation of resources by hours of training. Study 1, with 304 runners, tests the hypothesis of compensation for low-power individuals. Study 2, with 247 runners, refines Study 1, using the level of training of amateur runners as a control variable, in line with the PCM model. Study 3, with 312 runners, tests the compensatory process for both high and low prestige events. The results obtained suggest that the experience of winning might not necessarily be a form of compensatory consumption. Nevertheless, runners in a state of high power demonstrated a greater allocation of resources than those in a low state of power. Therefore, future research is needed to investigate the motivations of individuals in a state of high power. As a contribution, this study offers a new perspective on the phenomenon of running events through the influence of states of power.MAXWELLLUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESELISA MARIA COSTA NOGUEIRA2018-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32631@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32631@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32631porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32631Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO? [en] WINNING EXPERIENCES: VICTORY AS A MEAN OF COMPENSATION? |
title |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO? |
spellingShingle |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO? ELISA MARIA COSTA NOGUEIRA [pt] PODER [pt] CORRIDAS DE RUA [pt] VENCER [pt] EXPERIENCIA DE CONSUMO [pt] CONSUMO COMPENSATORIO [en] POWER [en] RUNNING EVENTS [en] WIN [en] CONSUMPTION EXPERIENCE [en] COMPENSATORY CONSUMPTION |
title_short |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO? |
title_full |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO? |
title_fullStr |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO? |
title_full_unstemmed |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO? |
title_sort |
[pt] EXPERIÊNCIA DE VENCER: VITÓRIA COMO UMA FORMA DE COMPENSAÇÃO? |
author |
ELISA MARIA COSTA NOGUEIRA |
author_facet |
ELISA MARIA COSTA NOGUEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ELISA MARIA COSTA NOGUEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] PODER [pt] CORRIDAS DE RUA [pt] VENCER [pt] EXPERIENCIA DE CONSUMO [pt] CONSUMO COMPENSATORIO [en] POWER [en] RUNNING EVENTS [en] WIN [en] CONSUMPTION EXPERIENCE [en] COMPENSATORY CONSUMPTION |
topic |
[pt] PODER [pt] CORRIDAS DE RUA [pt] VENCER [pt] EXPERIENCIA DE CONSUMO [pt] CONSUMO COMPENSATORIO [en] POWER [en] RUNNING EVENTS [en] WIN [en] CONSUMPTION EXPERIENCE [en] COMPENSATORY CONSUMPTION |
description |
[pt] Consumidores que se identificam como tendo menos poder em relação a outros indivíduos, em determinada situação social, tendem a engajar-se em alguma forma de consumo compensatório, para eliminar a sensação aversiva (RUCKER; GALINSKY, 2008). Baseado em evidências na literatura de que um estado psico-lógico de baixo poder aumenta o desejo de adquirir produtos relacionados a status, este estudo tem como propósito verificar se experiências de consumo que conferem de status, como vencer uma corrida de rua, podem ser forma de consumo compensatório para indivíduos em estado de baixo poder. Ademais, este efeito compensatório deve ser mais intenso para eventos de corrida prestigiados. Medindo os estados de alto e de baixo poder por manipulação episódica e por classe social conforme o Critério Brasil (ABEP) e o valor atribuído para a experiência por horas de treinamento, três estudos são realizados. O Estudo 1 com 304 corredores testa a hipótese de compensação para indivíduos em estado de baixo poder. O Estudo 2, com 247 corredores, refina o Estudo 1, utilizando como variável de controle o nível de treinamento dos corredores amadores, em linha com o modelo PCM. O Estudo 3, com 312 corredores, testa o processo compensatório em corri-das de alto e de baixo prestígio. Os resultados obtidos não permitem considerar que experiências de vencer possam ser forma de consumo compensatório. Por outro lado, foi observado maior valor atribuído para a experiência de vencer por corredores em estado de alto poder relativamente aos corredores em estado de baixo poder. Pesquisas futuras são necessárias para investigar as motivações dos corredores em estado de alto poder. Como contribuição, este estudo permite um novo olhar para consumo de atividades esportivas, ao considerar a influência dos estados de poder nas decisões de consumo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32631@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32631@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32631 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32631@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32631@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822605810565120 |