ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@2
Resumo: A escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016 trouxe a necessidade de realização de diversos projetos de infraestrutura de transportes. Um destes projetos envolveu a revitalização da zona portuária, conhecido como Projeto Porto Maravilha, e entre as melhorias projetadas estava a implantação de um novo modal de transportes sobre trilhos, o VLT Carioca. Este trabalho analisa o projeto em regime de parceria público-privada do VLT Carioca na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro através da teoria de opções reais. O objetivo do estudo é determinar o retorno esperado do projeto para o consórcio vencedor da licitação, analisar o impacto dos incentivos governamentais para o parceiro privado e os custos totais do projeto para o Estado. A demanda estocástica é modelada por meio do movimento geométrico browniano (MGB), e os resultados indicam que o projeto tem um retorno relativamente pequeno em relação ao investimento inicial, as garantias oferecidas pela Prefeitura aumentam o valor do projeto e a realização do projeto sob a modalidade de parceria público-privada traz para o parceiro público uma economia de aproximadamente 50 por cento do valor total.
id PUC_RIO-1_b329b8e369d17bdf9e5373853782bdc5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34203
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES ANÁLISE DO PROJETO VLT CARIOCA VIA OPÇÕES REAIS AVALIANDO O RETORNO PARA O VENCEDOR DA LICITAÇÃO E OS IMPACTOS DOS INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS 2018-04-04LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO06357520187lattes.cnpq.br/4445790203781215LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO06357520187lattes.cnpq.br/4445790203781215JAVIER GUTIERREZ CASTRO05793571710lattes.cnpq.br/4993509819371671JAVIER GUTIERREZ CASTRO05793571710lattes.cnpq.br/4993509819371671MARCO ANTONIO GUIMARAES DIASLUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAOJAVIER GUTIERREZ CASTROJAVIER GUTIERREZ CASTROMARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS13244204724lattes.cnpq.br/1446498110144175ANDREW DE JESUS FREITAS SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016 trouxe a necessidade de realização de diversos projetos de infraestrutura de transportes. Um destes projetos envolveu a revitalização da zona portuária, conhecido como Projeto Porto Maravilha, e entre as melhorias projetadas estava a implantação de um novo modal de transportes sobre trilhos, o VLT Carioca. Este trabalho analisa o projeto em regime de parceria público-privada do VLT Carioca na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro através da teoria de opções reais. O objetivo do estudo é determinar o retorno esperado do projeto para o consórcio vencedor da licitação, analisar o impacto dos incentivos governamentais para o parceiro privado e os custos totais do projeto para o Estado. A demanda estocástica é modelada por meio do movimento geométrico browniano (MGB), e os resultados indicam que o projeto tem um retorno relativamente pequeno em relação ao investimento inicial, as garantias oferecidas pela Prefeitura aumentam o valor do projeto e a realização do projeto sob a modalidade de parceria público-privada traz para o parceiro público uma economia de aproximadamente 50 por cento do valor total.The choice of the city of Rio de Janeiro to must the 2016 Olympics games brought the need to carry out transportation infrastructure projects. One of these projects involved the revitalization of the port area, known as the Porto Maravilha Project. One of the improvements projected was a new modal rail transport, the VLT Carioca. This paper analyzes the public-private partnership project VLT Carioca in port area of Rio de Janeiro city using real options. The purpose of this study is to determine the expected return of project for winning bidding consortium, analyzing the impact of government incentives to private partner, and the total costs to state. Stochastic demand is modeled as a Brownian geometric motion (GBM). The results indicate that the project has a small return on the initial investment, the guarantees offered by government increase the value of the project and the realization of the project under the public-private partnership modality brings to the public partner a gain of economy approximately 50 percent of the value.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34203Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-02-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ANÁLISE DO PROJETO VLT CARIOCA VIA OPÇÕES REAIS AVALIANDO O RETORNO PARA O VENCEDOR DA LICITAÇÃO E OS IMPACTOS DOS INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS
title ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
spellingShingle ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA
title_short ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
title_full ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
title_fullStr ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
title_full_unstemmed ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
title_sort ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
author ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA
author_facet ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 06357520187
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06357520187
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4445790203781215
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4445790203781215
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv JAVIER GUTIERREZ CASTRO
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 05793571710
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4993509819371671
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv JAVIER GUTIERREZ CASTRO
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 05793571710
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4993509819371671
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JAVIER GUTIERREZ CASTRO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JAVIER GUTIERREZ CASTRO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13244204724
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1446498110144175
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA
contributor_str_mv LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
JAVIER GUTIERREZ CASTRO
JAVIER GUTIERREZ CASTRO
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
JAVIER GUTIERREZ CASTRO
JAVIER GUTIERREZ CASTRO
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS
description A escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016 trouxe a necessidade de realização de diversos projetos de infraestrutura de transportes. Um destes projetos envolveu a revitalização da zona portuária, conhecido como Projeto Porto Maravilha, e entre as melhorias projetadas estava a implantação de um novo modal de transportes sobre trilhos, o VLT Carioca. Este trabalho analisa o projeto em regime de parceria público-privada do VLT Carioca na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro através da teoria de opções reais. O objetivo do estudo é determinar o retorno esperado do projeto para o consórcio vencedor da licitação, analisar o impacto dos incentivos governamentais para o parceiro privado e os custos totais do projeto para o Estado. A demanda estocástica é modelada por meio do movimento geométrico browniano (MGB), e os resultados indicam que o projeto tem um retorno relativamente pequeno em relação ao investimento inicial, as garantias oferecidas pela Prefeitura aumentam o valor do projeto e a realização do projeto sob a modalidade de parceria público-privada traz para o parceiro público uma economia de aproximadamente 50 por cento do valor total.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324938236821504