ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@2 |
Resumo: | A escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016 trouxe a necessidade de realização de diversos projetos de infraestrutura de transportes. Um destes projetos envolveu a revitalização da zona portuária, conhecido como Projeto Porto Maravilha, e entre as melhorias projetadas estava a implantação de um novo modal de transportes sobre trilhos, o VLT Carioca. Este trabalho analisa o projeto em regime de parceria público-privada do VLT Carioca na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro através da teoria de opções reais. O objetivo do estudo é determinar o retorno esperado do projeto para o consórcio vencedor da licitação, analisar o impacto dos incentivos governamentais para o parceiro privado e os custos totais do projeto para o Estado. A demanda estocástica é modelada por meio do movimento geométrico browniano (MGB), e os resultados indicam que o projeto tem um retorno relativamente pequeno em relação ao investimento inicial, as garantias oferecidas pela Prefeitura aumentam o valor do projeto e a realização do projeto sob a modalidade de parceria público-privada traz para o parceiro público uma economia de aproximadamente 50 por cento do valor total. |
id |
PUC_RIO-1_b329b8e369d17bdf9e5373853782bdc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:34203 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES ANÁLISE DO PROJETO VLT CARIOCA VIA OPÇÕES REAIS AVALIANDO O RETORNO PARA O VENCEDOR DA LICITAÇÃO E OS IMPACTOS DOS INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS 2018-04-04LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO06357520187lattes.cnpq.br/4445790203781215LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO06357520187lattes.cnpq.br/4445790203781215JAVIER GUTIERREZ CASTRO05793571710lattes.cnpq.br/4993509819371671JAVIER GUTIERREZ CASTRO05793571710lattes.cnpq.br/4993509819371671MARCO ANTONIO GUIMARAES DIASLUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAOJAVIER GUTIERREZ CASTROJAVIER GUTIERREZ CASTROMARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS13244204724lattes.cnpq.br/1446498110144175ANDREW DE JESUS FREITAS SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016 trouxe a necessidade de realização de diversos projetos de infraestrutura de transportes. Um destes projetos envolveu a revitalização da zona portuária, conhecido como Projeto Porto Maravilha, e entre as melhorias projetadas estava a implantação de um novo modal de transportes sobre trilhos, o VLT Carioca. Este trabalho analisa o projeto em regime de parceria público-privada do VLT Carioca na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro através da teoria de opções reais. O objetivo do estudo é determinar o retorno esperado do projeto para o consórcio vencedor da licitação, analisar o impacto dos incentivos governamentais para o parceiro privado e os custos totais do projeto para o Estado. A demanda estocástica é modelada por meio do movimento geométrico browniano (MGB), e os resultados indicam que o projeto tem um retorno relativamente pequeno em relação ao investimento inicial, as garantias oferecidas pela Prefeitura aumentam o valor do projeto e a realização do projeto sob a modalidade de parceria público-privada traz para o parceiro público uma economia de aproximadamente 50 por cento do valor total.The choice of the city of Rio de Janeiro to must the 2016 Olympics games brought the need to carry out transportation infrastructure projects. One of these projects involved the revitalization of the port area, known as the Porto Maravilha Project. One of the improvements projected was a new modal rail transport, the VLT Carioca. This paper analyzes the public-private partnership project VLT Carioca in port area of Rio de Janeiro city using real options. The purpose of this study is to determine the expected return of project for winning bidding consortium, analyzing the impact of government incentives to private partner, and the total costs to state. Stochastic demand is modeled as a Brownian geometric motion (GBM). The results indicate that the project has a small return on the initial investment, the guarantees offered by government increase the value of the project and the realization of the project under the public-private partnership modality brings to the public partner a gain of economy approximately 50 percent of the value.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34203Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-02-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ANÁLISE DO PROJETO VLT CARIOCA VIA OPÇÕES REAIS AVALIANDO O RETORNO PARA O VENCEDOR DA LICITAÇÃO E OS IMPACTOS DOS INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS |
title |
ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES |
spellingShingle |
ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA |
title_short |
ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES |
title_full |
ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES |
title_fullStr |
ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES |
title_full_unstemmed |
ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES |
title_sort |
ANALYSIS OF THE VLT CARIOCA PROJECT VIA REAL OPTIONS EVALUATING THE RETURN TO THE WINNER OF THE BID AND THE IMPACT OF GOVERNMENT INCENTIVES |
author |
ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA |
author_facet |
ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
06357520187 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
06357520187 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4445790203781215 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4445790203781215 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
JAVIER GUTIERREZ CASTRO |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
05793571710 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4993509819371671 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
JAVIER GUTIERREZ CASTRO |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
05793571710 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4993509819371671 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JAVIER GUTIERREZ CASTRO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JAVIER GUTIERREZ CASTRO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
13244204724 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1446498110144175 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDREW DE JESUS FREITAS SILVA |
contributor_str_mv |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO JAVIER GUTIERREZ CASTRO JAVIER GUTIERREZ CASTRO MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO JAVIER GUTIERREZ CASTRO JAVIER GUTIERREZ CASTRO MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
description |
A escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016 trouxe a necessidade de realização de diversos projetos de infraestrutura de transportes. Um destes projetos envolveu a revitalização da zona portuária, conhecido como Projeto Porto Maravilha, e entre as melhorias projetadas estava a implantação de um novo modal de transportes sobre trilhos, o VLT Carioca. Este trabalho analisa o projeto em regime de parceria público-privada do VLT Carioca na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro através da teoria de opções reais. O objetivo do estudo é determinar o retorno esperado do projeto para o consórcio vencedor da licitação, analisar o impacto dos incentivos governamentais para o parceiro privado e os custos totais do projeto para o Estado. A demanda estocástica é modelada por meio do movimento geométrico browniano (MGB), e os resultados indicam que o projeto tem um retorno relativamente pequeno em relação ao investimento inicial, as garantias oferecidas pela Prefeitura aumentam o valor do projeto e a realização do projeto sob a modalidade de parceria público-privada traz para o parceiro público uma economia de aproximadamente 50 por cento do valor total. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34203@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324938236821504 |