UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@2
Resumo: O estudo Universidade e escola: uma via de mão dupla? propõe-se a investigar as repercussões da escola na universidade, via um projeto de parceria para a formação de professores. O campo de estudo é o Projeto de Parceria Universidade-Escola para Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação, que vem sendo desenvolvido pela PUC-Rio em parceria com seis escolas da 2a CRE da SME/RJ. Os informantes da pesquisa foram os estudantes e professores do Curso de Pedagogia e os professores das escolas parceiras. O estudo mostra que, apesar de ainda ser pequena a aproximação da escola com a universidade, ela se apresenta em reflexões de seus professores e em algumas ações desenvolvidas na interação ensejada por este Projeto. Estágios mais duradouros e participativos onde os estudantes não se comportam como meros expectadores possibilitam que estes, ao interagir com professores experientes, tenham melhores possibilidades de desenvolverem uma aprendizagem profissional. Isso permite reconhecer os professores experientes das escolas como co- formadores. O estudo traz, também, informações de estágios realizados pela Universidade Laval do Québec em parceria com escolas, apresentando sugestões para estágios mais interativos. As análises feitas neste estudo permitem apontar a parceria como uma via promissora para a formação de professores.
id PUC_RIO-1_b49079cceb66d207fb1e8eb416d5f5a6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4147
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?UNIVERSITY - SCHOOL : A TWO-WAY ROAD ?2003-04-25MENGA LUDKE21919143815lattes.cnpq.br/4433255561017291JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHOMENGA LUDKEGLORIA REGINA PESSOA DE QUEIROZ36330850763lattes.cnpq.br/9480910972790289SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO estudo Universidade e escola: uma via de mão dupla? propõe-se a investigar as repercussões da escola na universidade, via um projeto de parceria para a formação de professores. O campo de estudo é o Projeto de Parceria Universidade-Escola para Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação, que vem sendo desenvolvido pela PUC-Rio em parceria com seis escolas da 2a CRE da SME/RJ. Os informantes da pesquisa foram os estudantes e professores do Curso de Pedagogia e os professores das escolas parceiras. O estudo mostra que, apesar de ainda ser pequena a aproximação da escola com a universidade, ela se apresenta em reflexões de seus professores e em algumas ações desenvolvidas na interação ensejada por este Projeto. Estágios mais duradouros e participativos onde os estudantes não se comportam como meros expectadores possibilitam que estes, ao interagir com professores experientes, tenham melhores possibilidades de desenvolverem uma aprendizagem profissional. Isso permite reconhecer os professores experientes das escolas como co- formadores. O estudo traz, também, informações de estágios realizados pela Universidade Laval do Québec em parceria com escolas, apresentando sugestões para estágios mais interativos. As análises feitas neste estudo permitem apontar a parceria como uma via promissora para a formação de professores.The study University - School: a two-way road ? investigates the results of a University-School partnership project aiming at teachers formation. The University School Partnership Project for Initial and Continued Formation of Education Professionals is being carried out by PUC-Rio and six schools from 2nd CRE/SME/RJ. All the information was obtained from students and professors of the Pedagogy Course and from teachers of the partner schools. The study showed that, despite of the poor approximation between the schools and the University, this approximation appears in some teachers reflections and actions. We could find that the highest number of hours in the future teachers training and the formalization of the partnership, turned possible an interaction between the apprentices and the teachers, characterizing the importance of the latter in the educational process. The study also presents some information about the apprenticeship realized in a partnership of schools and Laval University of Quebec, pointing out the importance of more interactive apprenticeships. Finally, this study suggests the partnership as a promising tool to teachers formation.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:37:19Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4147Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-03-18T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv UNIVERSITY - SCHOOL : A TWO-WAY ROAD ?
title UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
spellingShingle UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO
title_short UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
title_full UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
title_fullStr UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
title_sort UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
author SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO
author_facet SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MENGA LUDKE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21919143815
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4433255561017291
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MENGA LUDKE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv GLORIA REGINA PESSOA DE QUEIROZ
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36330850763
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9480910972790289
dc.contributor.author.fl_str_mv SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO
contributor_str_mv MENGA LUDKE
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO
MENGA LUDKE
GLORIA REGINA PESSOA DE QUEIROZ
description O estudo Universidade e escola: uma via de mão dupla? propõe-se a investigar as repercussões da escola na universidade, via um projeto de parceria para a formação de professores. O campo de estudo é o Projeto de Parceria Universidade-Escola para Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação, que vem sendo desenvolvido pela PUC-Rio em parceria com seis escolas da 2a CRE da SME/RJ. Os informantes da pesquisa foram os estudantes e professores do Curso de Pedagogia e os professores das escolas parceiras. O estudo mostra que, apesar de ainda ser pequena a aproximação da escola com a universidade, ela se apresenta em reflexões de seus professores e em algumas ações desenvolvidas na interação ensejada por este Projeto. Estágios mais duradouros e participativos onde os estudantes não se comportam como meros expectadores possibilitam que estes, ao interagir com professores experientes, tenham melhores possibilidades de desenvolverem uma aprendizagem profissional. Isso permite reconhecer os professores experientes das escolas como co- formadores. O estudo traz, também, informações de estágios realizados pela Universidade Laval do Québec em parceria com escolas, apresentando sugestões para estágios mais interativos. As análises feitas neste estudo permitem apontar a parceria como uma via promissora para a formação de professores.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324877370130432