BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCAS PEDRETTI LIMA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@2
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência dos frequentadores e organizadores dos bailes de música soul na década de 1970 nos subúrbios do Rio de Janeiro. O fenômeno dos bailes se iniciou em fins dos anos sessenta, e ao longo da década seguinte se tornou a principal forma de lazer de centenas de milhares de jovens negros. Inseridos num quadro de circulação de influências que passavam pelo movimento Black Power no Estados Unidos da América e pelas lutas de independência de diversos países africanos, aqueles jovens se reapropriaram das referências culturais e políticas a que tinham acesso e ajudaram a alterar, junto ao nascente movimento negro contemporâneo, a forma pela qual se discutia o racismo e as relações raciais no país. A ditadura iniciada em 1964, que mantinha o mito da democracia racial como importante pilar ideológico, logo conferiu aos bailes o status de ameaça à segurança nacional. Assim, analisar o fenômeno nos ajuda a compreender como o regime encarava o questionamento a esse mito. Mas para além da possível ameaça política representada pelos blacks para a ditadura, o caso dos bailes nos permite inscrever a violência ditatorial em uma temporalidade mais larga. Ou seja, observá-la a partir da perspectiva na qual o controle social das parcelas mais subalternizadas da sociedade – as classes perigosas – é encarado como objetivo fundamental do Estado e suas instituições – especialmente as do sistema penal.
id PUC_RIO-1_b4edbdbe9708b4b068e633785bd13578
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:52100
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S BAILES SOUL, DITADURA E VIOLÊNCIA NOS SUBÚRBIOS CARIOCAS NA DÉCADA DE 1970 2018-03-08LARISSA ROSA CORREA27868228822lattes.cnpq.br/8242698091108462LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRALARISSA ROSA CORREAADRIANA FACINA GURGEL DO AMARALFLAVIO DOS SANTOS GOMESLEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA14581878705lattes.cnpq.br/3301754245148832LUCAS PEDRETTI LIMAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBREsta dissertação tem por objetivo analisar a experiência dos frequentadores e organizadores dos bailes de música soul na década de 1970 nos subúrbios do Rio de Janeiro. O fenômeno dos bailes se iniciou em fins dos anos sessenta, e ao longo da década seguinte se tornou a principal forma de lazer de centenas de milhares de jovens negros. Inseridos num quadro de circulação de influências que passavam pelo movimento Black Power no Estados Unidos da América e pelas lutas de independência de diversos países africanos, aqueles jovens se reapropriaram das referências culturais e políticas a que tinham acesso e ajudaram a alterar, junto ao nascente movimento negro contemporâneo, a forma pela qual se discutia o racismo e as relações raciais no país. A ditadura iniciada em 1964, que mantinha o mito da democracia racial como importante pilar ideológico, logo conferiu aos bailes o status de ameaça à segurança nacional. Assim, analisar o fenômeno nos ajuda a compreender como o regime encarava o questionamento a esse mito. Mas para além da possível ameaça política representada pelos blacks para a ditadura, o caso dos bailes nos permite inscrever a violência ditatorial em uma temporalidade mais larga. Ou seja, observá-la a partir da perspectiva na qual o controle social das parcelas mais subalternizadas da sociedade – as classes perigosas – é encarado como objetivo fundamental do Estado e suas instituições – especialmente as do sistema penal.This dissertation aims to analyze the experience of promoters and those who attended the bailes soul in the 1970 s in Rio de Janeiro s suburbs. The phenomenon of the bailes started in late 60 s. Throughout the following decade, it became the most important leisure form of hundreds of thousands of young black men and women. They were inspired by the Black Power movement in the United States of America and the fights for independence in several African countries and have re-appropriated those cultural and political influences. The bailes changed the way that Brazil discussed racism and racial relations. The dictatorship used the myth of the racial democracy as official ideology and saw the bailes as a threat to national security. As we analyze the phenomenon, we can understand how the regime saw the questioning of this myth. However, it was not only about the political threat. The bailes allow us to insert the dictatorship s violence in a much larger temporality. Therefore, we aim to analyze it from a perspective in which the social control of the most subalternized sectors of the society – the classes perigosas – is seen as the fundamental objective of the State and its institutions – specially those of the penal system.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:20Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52100Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-04-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv BAILES SOUL, DITADURA E VIOLÊNCIA NOS SUBÚRBIOS CARIOCAS NA DÉCADA DE 1970
title BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S
spellingShingle BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S
LUCAS PEDRETTI LIMA
title_short BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S
title_full BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S
title_fullStr BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S
title_full_unstemmed BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S
title_sort BAILES SOUL, DICTATORSHIP AND VIOLENCE IN RIO DE JANEIRO S SUBURBS IN THE 1970 S
author LUCAS PEDRETTI LIMA
author_facet LUCAS PEDRETTI LIMA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LARISSA ROSA CORREA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27868228822
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8242698091108462
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LARISSA ROSA CORREA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ADRIANA FACINA GURGEL DO AMARAL
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FLAVIO DOS SANTOS GOMES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14581878705
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3301754245148832
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCAS PEDRETTI LIMA
contributor_str_mv LARISSA ROSA CORREA
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA
LARISSA ROSA CORREA
ADRIANA FACINA GURGEL DO AMARAL
FLAVIO DOS SANTOS GOMES
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA
description Esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência dos frequentadores e organizadores dos bailes de música soul na década de 1970 nos subúrbios do Rio de Janeiro. O fenômeno dos bailes se iniciou em fins dos anos sessenta, e ao longo da década seguinte se tornou a principal forma de lazer de centenas de milhares de jovens negros. Inseridos num quadro de circulação de influências que passavam pelo movimento Black Power no Estados Unidos da América e pelas lutas de independência de diversos países africanos, aqueles jovens se reapropriaram das referências culturais e políticas a que tinham acesso e ajudaram a alterar, junto ao nascente movimento negro contemporâneo, a forma pela qual se discutia o racismo e as relações raciais no país. A ditadura iniciada em 1964, que mantinha o mito da democracia racial como importante pilar ideológico, logo conferiu aos bailes o status de ameaça à segurança nacional. Assim, analisar o fenômeno nos ajuda a compreender como o regime encarava o questionamento a esse mito. Mas para além da possível ameaça política representada pelos blacks para a ditadura, o caso dos bailes nos permite inscrever a violência ditatorial em uma temporalidade mais larga. Ou seja, observá-la a partir da perspectiva na qual o controle social das parcelas mais subalternizadas da sociedade – as classes perigosas – é encarado como objetivo fundamental do Estado e suas instituições – especialmente as do sistema penal.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324954901839872