[pt] A NOÇÃO PLOTINIANA DE UNO: UM OLHAR A PARTIR DO PROBLEMA PLATÔNICO DA UNIDADE DOS PRINCÍPIOS-FORMAS NO PARMÊNIDES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEYSIELLE COSTA DAS CHAGAS
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64509@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64509@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64509
Resumo: [pt] Esta tese tem por objetivo analisar como o desenvolvimento da noção de Uno em Plotino – princípio radicalmente unitário e transcendente de seu sistema – pode responder aos problemas apresentados por Platão acerca da unidade dos princípios-Formas no diálogo Parmênides. Para tanto, primeiramente busca-se compreender a construção e a apresentação das principais teses que constituem a clássica Teoria das Formas platônica presentes na primeira parte do Parmênides (127a-137c), bem como as aporias delas resultantes. Uma vez que os princípios-Formas são concebidos nesta parte do diálogo enquanto unidades separadas, sendo em si e por si (autò kath’autò), quatro principais aporias resultam desta concepção: 1) o estabelecimento da população do mundo das Formas, 2) a impossibilidade da relação de causalidade entre Formas e a multiplicidade dos objetos sensíveis, 3) a Aporia (ou Argumento) do Terceiro Homem (ATH) e 4) a incognoscibilidade das Formas. Posteriormente, apresenta-se o intrincado desenvolvimento do exercício de hipóteses que constitui a segunda parte do Parmênides (137c-166c), sobretudo no que diz respeito ao problema das antinomias (ou aparentes antinomias), à discussão sobre o status da passagem 155e-157b e à interpretação neoplatônica dessas questões a partir da noção de sujeito das hipóteses. Logo após, examina-se especificamente a interpretação plotiniana das hipóteses presentes na segunda parte do Parmênides, tomando como base a citação direta que se encontra no tratado V 1 [10], a partir da qual Plotino justifica a arquitetura de seu sistema com base nas três hipóstases principais, a saber: o Uno, a Inteligência e a Alma, sendo o Uno o princípio, fundamento e finalidade de toda a realidade. Cada uma dessas hipóstases corresponderá, segundo Plotino, ao sujeito das três primeiras hipóteses do Parmênides. Por fim, descreveremos como Plotino, a partir deste seu princípio radicalmente unitário e transcendente – o Uno – e de toda a estruturação de sua henologia, parece apontar para outros caminhos que escapam das aporias presentes na primeira parte do Parmênides. Para tanto, apresentaremos as concepções plotinianas de 1) radicalidade da transcendência, 2) emanação ou teoria da dupla atividade, 3) distinção de semelhança e 4) inefabilidade do Uno. Cada uma delas, respectivamente, nos auxiliará na análise de cada uma das principais aporias resultantes da unidade dos princípios-Formas presentes na primeira parte do Parmênides.
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Uma vez que os princípios-Formas são concebidos nesta parte do diálogo enquanto unidades separadas, sendo em si e por si (autò kath’autò), quatro principais aporias resultam desta concepção: 1) o estabelecimento da população do mundo das Formas, 2) a impossibilidade da relação de causalidade entre Formas e a multiplicidade dos objetos sensíveis, 3) a Aporia (ou Argumento) do Terceiro Homem (ATH) e 4) a incognoscibilidade das Formas. Posteriormente, apresenta-se o intrincado desenvolvimento do exercício de hipóteses que constitui a segunda parte do Parmênides (137c-166c), sobretudo no que diz respeito ao problema das antinomias (ou aparentes antinomias), à discussão sobre o status da passagem 155e-157b e à interpretação neoplatônica dessas questões a partir da noção de sujeito das hipóteses. Logo após, examina-se especificamente a interpretação plotiniana das hipóteses presentes na segunda parte do Parmênides, tomando como base a citação direta que se encontra no tratado V 1 [10], a partir da qual Plotino justifica a arquitetura de seu sistema com base nas três hipóstases principais, a saber: o Uno, a Inteligência e a Alma, sendo o Uno o princípio, fundamento e finalidade de toda a realidade. Cada uma dessas hipóstases corresponderá, segundo Plotino, ao sujeito das três primeiras hipóteses do Parmênides. Por fim, descreveremos como Plotino, a partir deste seu princípio radicalmente unitário e transcendente – o Uno – e de toda a estruturação de sua henologia, parece apontar para outros caminhos que escapam das aporias presentes na primeira parte do Parmênides. Para tanto, apresentaremos as concepções plotinianas de 1) radicalidade da transcendência, 2) emanação ou teoria da dupla atividade, 3) distinção de semelhança e 4) inefabilidade do Uno. Cada uma delas, respectivamente, nos auxiliará na análise de cada uma das principais aporias resultantes da unidade dos princípios-Formas presentes na primeira parte do Parmênides.[en] This thesis objective is to analyze how the development of the notion of the One in Plotinus – the radically unitary principle of his system – can answer the problems presented by Plato, namely the problems about the unity of the Forms in the Parmenides dialogue. In order to do that, we first reconstruct the platonic presentation of the Theory of Forms in the first part of Parmenides (127a-137c), as well as the resulting aporias. Since the Forms are conceived in this part of the dialogue as separated unities, being in itself and for itself (autò kath’autò), four major aporias result from such conception: 1) the constitution of world of the Forms, 2) the impossibility of the relation of causality between Forms and the multiplicity of the sensible objects, 3) the Third Man Aporia (or Argument), and 4) the unknowability of the Forms. Later, we present the difficult development of the exercise of hypotheses that constitute the second part of the Parmenides (137c-166c), especially regarding the problem of antinomies (or apparent antinomies), the discussion about the status of the 155e-157b lines and the neoplatonic interpretation of these questions under the perspective of the diferente subjects of the hypotheses. Next, we specifically examine the Plotinian interpretation of the hypotheses in the second part of the Parmenides, based on direct quotation from the treatise V 1 [10], where Plotinus justifies the architecture of his system based on the three major hypostases, i.e.: the One, the Intelligence and the Soul, being the One the principle, the foundation and finality of all reality. According to Plotinus, each of these three hypostases corresponds to the subject of the first three hypotheses of the Parmenides. Finaly, we describe how Plotinus seems to point to different ways to escape the aporias of the first part of the Parmenides. These ways, are based on Plotinus s radically unitary and radically transcendent One, together with the structure of his henology. Thus, this last moment develops the Plotinian conceptions of 1) transcendence radicality, 2) emanation or the theory of double activity, 3) likeness distinction, and 4) ineffability of the One. Each one these concepts will, respectively, help in the analysis of each of the main aporias from the first part of the Parmenides.MAXWELLRENATO MATOSO RIBEIRO GOMES BRANDAORENATO MATOSO RIBEIRO GOMES BRANDAORENATO MATOSO RIBEIRO GOMES BRANDAORENATO MATOSO RIBEIRO GOMES BRANDAODEYSIELLE COSTA DAS CHAGAS2023-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64509@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64509@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64509porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:64509Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-10-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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