PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITOR DA CUNHA SILVEIRA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@2
Resumo: Nesta década, impulsionado pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cresce globalmente o número de horas despendidas assistindo-se a vídeos. Ao mesmo tempo, também se produzem mais conteúdos roteirizados e investe-se mais em product placement. O Brasil é um país que se destaca mundialmente nesse tipo de publicidade, mas não produz muitos papers acadêmicos acerca do tema. Esta dissertação se propõe a fazer uma revisão bibliográfica sobre product placement e analisar o caso das seis ações da empresa Coca-Cola na primeira temporada do seriado Mister Brau, veiculado pela TV Globo entre setembro e dezembro de 2015. Para essa análise, utilizou-se parte do ferramental da semiótica francesa. Os resultados indicam que as ações aconteceram nos níveis mais superficiais do percurso gerativo de sentido, desenvolvido por Greimas. Este trabalho aponta sugestões de como a Coca-Cola poderia ter se integrado em um nível mais profundo através do entendimento dos valores fundamentais do seriado. Também propõe-se um processo de trabalho, por meio de briefing e projeto de product placement, em que anunciante, agência e produtor de conteúdo possam negociar de forma mais clara quais os valores transmitidos para a marca e como isso se realiza, tirando do foco da negociação e da avaliação de resultado a proeminência das ações.
id PUC_RIO-1_b5132cdc175f2f8d326540eddd0a31de
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:32555
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOMPRODUCT PLACEMENT PODE SER ESSA COCA-COLA TODA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS AÇÕES DA COCA-COLA NA PRIMEIRA TEMPORADA DO SERIADO MISTER BRAU DA TV GLOBO2017-02-17LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOADENISE FRANCA BARROS08237650751lattes.cnpq.br/3797530210263143VITOR DA CUNHA SILVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRNesta década, impulsionado pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cresce globalmente o número de horas despendidas assistindo-se a vídeos. Ao mesmo tempo, também se produzem mais conteúdos roteirizados e investe-se mais em product placement. O Brasil é um país que se destaca mundialmente nesse tipo de publicidade, mas não produz muitos papers acadêmicos acerca do tema. Esta dissertação se propõe a fazer uma revisão bibliográfica sobre product placement e analisar o caso das seis ações da empresa Coca-Cola na primeira temporada do seriado Mister Brau, veiculado pela TV Globo entre setembro e dezembro de 2015. Para essa análise, utilizou-se parte do ferramental da semiótica francesa. Os resultados indicam que as ações aconteceram nos níveis mais superficiais do percurso gerativo de sentido, desenvolvido por Greimas. Este trabalho aponta sugestões de como a Coca-Cola poderia ter se integrado em um nível mais profundo através do entendimento dos valores fundamentais do seriado. Também propõe-se um processo de trabalho, por meio de briefing e projeto de product placement, em que anunciante, agência e produtor de conteúdo possam negociar de forma mais clara quais os valores transmitidos para a marca e como isso se realiza, tirando do foco da negociação e da avaliação de resultado a proeminência das ações.In this decade, pulled by mobile devices such as smartphones and tablets, the number of hours spent watching videos globally grows. At the same time it also produces more scripted content and invests more in product placement. Brazil is a country that stands out worldwide in this type of advertising, but does not produce many academic papers on the subject. This dissertation proposes to make a literature review on product placement and analyze the case of Coca-Cola s six placements in first season of Mister Brau sitcom broadcasted by TV Globo between September and December 2015. For this analysis, was used part of the tool of French Semiotics. The results indicate that the actions happened at the most superficial levels of the generative path of sense developed by Greimas. This work points to suggestions on how Coca-Cola could have integrated itself at a deeper level by understanding the core values of the show. It is also proposed a working process through briefing and product placement project where the advertiser, agency and producer of the content can negotiate more clearly what and how the values are transmitted to the brand, taking the prominence out of the focus of placements negotiation and evaluation.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:39Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32555Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv PRODUCT PLACEMENT PODE SER ESSA COCA-COLA TODA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS AÇÕES DA COCA-COLA NA PRIMEIRA TEMPORADA DO SERIADO MISTER BRAU DA TV GLOBO
title PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM
spellingShingle PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM
VITOR DA CUNHA SILVEIRA
title_short PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM
title_full PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM
title_fullStr PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM
title_full_unstemmed PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM
title_sort PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM
author VITOR DA CUNHA SILVEIRA
author_facet VITOR DA CUNHA SILVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv DENISE FRANCA BARROS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08237650751
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3797530210263143
dc.contributor.author.fl_str_mv VITOR DA CUNHA SILVEIRA
contributor_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
DENISE FRANCA BARROS
description Nesta década, impulsionado pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cresce globalmente o número de horas despendidas assistindo-se a vídeos. Ao mesmo tempo, também se produzem mais conteúdos roteirizados e investe-se mais em product placement. O Brasil é um país que se destaca mundialmente nesse tipo de publicidade, mas não produz muitos papers acadêmicos acerca do tema. Esta dissertação se propõe a fazer uma revisão bibliográfica sobre product placement e analisar o caso das seis ações da empresa Coca-Cola na primeira temporada do seriado Mister Brau, veiculado pela TV Globo entre setembro e dezembro de 2015. Para essa análise, utilizou-se parte do ferramental da semiótica francesa. Os resultados indicam que as ações aconteceram nos níveis mais superficiais do percurso gerativo de sentido, desenvolvido por Greimas. Este trabalho aponta sugestões de como a Coca-Cola poderia ter se integrado em um nível mais profundo através do entendimento dos valores fundamentais do seriado. Também propõe-se um processo de trabalho, por meio de briefing e projeto de product placement, em que anunciante, agência e produtor de conteúdo possam negociar de forma mais clara quais os valores transmitidos para a marca e como isso se realiza, tirando do foco da negociação e da avaliação de resultado a proeminência das ações.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324935467532288