[en] PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITOR DA CUNHA SILVEIRA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32555
Resumo: [pt] Nesta década, impulsionado pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cresce globalmente o número de horas despendidas assistindo-se a vídeos. Ao mesmo tempo, também se produzem mais conteúdos roteirizados e investe-se mais em product placement. O Brasil é um país que se destaca mundialmente nesse tipo de publicidade, mas não produz muitos papers acadêmicos acerca do tema. Esta dissertação se propõe a fazer uma revisão bibliográfica sobre product placement e analisar o caso das seis ações da empresa Coca-Cola na primeira temporada do seriado Mister Brau, veiculado pela TV Globo entre setembro e dezembro de 2015. Para essa análise, utilizou-se parte do ferramental da semiótica francesa. Os resultados indicam que as ações aconteceram nos níveis mais superficiais do percurso gerativo de sentido, desenvolvido por Greimas. Este trabalho aponta sugestões de como a Coca-Cola poderia ter se integrado em um nível mais profundo através do entendimento dos valores fundamentais do seriado. Também propõe-se um processo de trabalho, por meio de briefing e projeto de product placement, em que anunciante, agência e produtor de conteúdo possam negociar de forma mais clara quais os valores transmitidos para a marca e como isso se realiza, tirando do foco da negociação e da avaliação de resultado a proeminência das ações.
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spelling [en] PRODUCT PLACEMENT MAKES IT REAL: A SEMIOTIC ANALISYS OF COCA-COLA PLACEMENTS IN FIRST SEASON TV GLOBO S MISTER BRAU SITCOM[pt] PRODUCT PLACEMENT PODE SER ESSA COCA-COLA TODA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS AÇÕES DA COCA-COLA NA PRIMEIRA TEMPORADA DO SERIADO MISTER BRAU DA TV GLOBO[pt] SEMIOTICA[pt] PRODUCT PLACEMENT[pt] PUBLICIDADE[en] SEMIOTICS[en] PRODUCT PLACEMENT[en] PUBLICITY[pt] Nesta década, impulsionado pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cresce globalmente o número de horas despendidas assistindo-se a vídeos. Ao mesmo tempo, também se produzem mais conteúdos roteirizados e investe-se mais em product placement. O Brasil é um país que se destaca mundialmente nesse tipo de publicidade, mas não produz muitos papers acadêmicos acerca do tema. Esta dissertação se propõe a fazer uma revisão bibliográfica sobre product placement e analisar o caso das seis ações da empresa Coca-Cola na primeira temporada do seriado Mister Brau, veiculado pela TV Globo entre setembro e dezembro de 2015. Para essa análise, utilizou-se parte do ferramental da semiótica francesa. Os resultados indicam que as ações aconteceram nos níveis mais superficiais do percurso gerativo de sentido, desenvolvido por Greimas. Este trabalho aponta sugestões de como a Coca-Cola poderia ter se integrado em um nível mais profundo através do entendimento dos valores fundamentais do seriado. Também propõe-se um processo de trabalho, por meio de briefing e projeto de product placement, em que anunciante, agência e produtor de conteúdo possam negociar de forma mais clara quais os valores transmitidos para a marca e como isso se realiza, tirando do foco da negociação e da avaliação de resultado a proeminência das ações.[en] In this decade, pulled by mobile devices such as smartphones and tablets, the number of hours spent watching videos globally grows. At the same time it also produces more scripted content and invests more in product placement. Brazil is a country that stands out worldwide in this type of advertising, but does not produce many academic papers on the subject. This dissertation proposes to make a literature review on product placement and analyze the case of Coca-Cola s six placements in first season of Mister Brau sitcom broadcasted by TV Globo between September and December 2015. For this analysis, was used part of the tool of French Semiotics. The results indicate that the actions happened at the most superficial levels of the generative path of sense developed by Greimas. This work points to suggestions on how Coca-Cola could have integrated itself at a deeper level by understanding the core values of the show. It is also proposed a working process through briefing and product placement project where the advertiser, agency and producer of the content can negotiate more clearly what and how the values are transmitted to the brand, taking the prominence out of the focus of placements negotiation and evaluation.MAXWELLLUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAVITOR DA CUNHA SILVEIRA2018-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32555@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32555porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32555Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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