[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026 |
Resumo: | [pt] A dissertação em tela foi desenvolvida com o intuito de proporcionar ao professor de matemática uma introdução ao estudo das Geometrias Não Euclidianas, um assunto carente em nossas salas de aulas tanto do Ensino Básico como das Licenciaturas em Matemática. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são historicamente construídos os conhecimentos matemáticos apresentados para discutir o Quinto Postulado dos Elementos de Euclides e para apresentar a descoberta de novas geometrias. Para ser apresentada de forma mais detalhada, foi escolhida uma Geometria Não Euclidiana que pode ser facilmente entendida e contextualizada por alunos do Ensino Médio: a Geometria do Táxi. Tal geometria, além de possibilitar ligações com outros conteúdos do Ensino Básico também é um modelo para a geografia urbana, oferecendo ao alunado a possibilidade de interação com questões motivadoras, interdisciplinares e próximas do seu cotidiano. É apresentada uma sugestão de dinâmica que compara os conceitos das distâncias euclidiana e do táxi além de discutir a definição de circunferência e sua representação tanto na Geometria Euclidiana como na Geometria do Táxi. Além disso, alguns resultados da aplicação da referida dinâmica em turmas do 3o. ano do Ensino Médio do C.E. Professor Ney Cidade Palmeiro, localizado na cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro, também são relatados. Pretende-se que este trabalho seja mais uma contribuição para o aprimoramento da formação continuada dos professores das escolas de ensino básico no país. |
id |
PUC_RIO-1_b6a48a2be97364b7e30a43a7b2aaa763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:25026 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION[pt] UM TAXI PARA EUCLIDES: UMA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA[pt] ENSINO[pt] LUGAR GEOMETRICO[pt] GEOMETRIA DO TAXI[pt] QUINTO POSTULADO[pt] EUCLIDES[en] TEACHING[en] LOCUS[en] TAXICAB GEOMETRY[en] FIFTH POSTULATE[en] EUCLID[pt] A dissertação em tela foi desenvolvida com o intuito de proporcionar ao professor de matemática uma introdução ao estudo das Geometrias Não Euclidianas, um assunto carente em nossas salas de aulas tanto do Ensino Básico como das Licenciaturas em Matemática. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são historicamente construídos os conhecimentos matemáticos apresentados para discutir o Quinto Postulado dos Elementos de Euclides e para apresentar a descoberta de novas geometrias. Para ser apresentada de forma mais detalhada, foi escolhida uma Geometria Não Euclidiana que pode ser facilmente entendida e contextualizada por alunos do Ensino Médio: a Geometria do Táxi. Tal geometria, além de possibilitar ligações com outros conteúdos do Ensino Básico também é um modelo para a geografia urbana, oferecendo ao alunado a possibilidade de interação com questões motivadoras, interdisciplinares e próximas do seu cotidiano. É apresentada uma sugestão de dinâmica que compara os conceitos das distâncias euclidiana e do táxi além de discutir a definição de circunferência e sua representação tanto na Geometria Euclidiana como na Geometria do Táxi. Além disso, alguns resultados da aplicação da referida dinâmica em turmas do 3o. ano do Ensino Médio do C.E. Professor Ney Cidade Palmeiro, localizado na cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro, também são relatados. Pretende-se que este trabalho seja mais uma contribuição para o aprimoramento da formação continuada dos professores das escolas de ensino básico no país.[en] The present dissertation was developed with the intention of providing the mathematics teacher an introduction to the study of Non Euclidean Geometry, one lacking subject in our classrooms as much as the basic education and undergraduate mathematics. In line with the National Curriculum Parameters, mathematical knowledge presented to discuss the Fifth Postulate of Euclid s Elements, and to present the discovery of new geometries are historically constructed. To be presented in more details, we choose a non Euclidean Geometry that can be easily understood and contextualized by high school students: the Taxicab Geometry. This geometry, in addition to allowing connections with other content of basic education, such geometry is a model for urban geography, offering the pupils the opportunity to their everyday issues. A suggested activity to be developed in the classroom by students who compares the concepts of taxi distance and euclidean distance and besides discussing the definition of a circle and its representation in both Euclidean Geometry as in the Taxi appears. Futhermore, some results of implementing this activity in class 3rd. year of high school the Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro, located in Itaguaí in Rio de Janeiro, are also reported. It is intended that this work is a futher contribuition to the improvement of continuing education of teachers of primary schools in the country.MAXWELLCHRISTINE SERTA COSTACHRISTINE SERTA COSTACARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA2015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25026Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION [pt] UM TAXI PARA EUCLIDES: UMA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
spellingShingle |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA [pt] ENSINO [pt] LUGAR GEOMETRICO [pt] GEOMETRIA DO TAXI [pt] QUINTO POSTULADO [pt] EUCLIDES [en] TEACHING [en] LOCUS [en] TAXICAB GEOMETRY [en] FIFTH POSTULATE [en] EUCLID |
title_short |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
title_full |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
title_fullStr |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
title_full_unstemmed |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
title_sort |
[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
author |
CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA |
author_facet |
CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CHRISTINE SERTA COSTA CHRISTINE SERTA COSTA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] ENSINO [pt] LUGAR GEOMETRICO [pt] GEOMETRIA DO TAXI [pt] QUINTO POSTULADO [pt] EUCLIDES [en] TEACHING [en] LOCUS [en] TAXICAB GEOMETRY [en] FIFTH POSTULATE [en] EUCLID |
topic |
[pt] ENSINO [pt] LUGAR GEOMETRICO [pt] GEOMETRIA DO TAXI [pt] QUINTO POSTULADO [pt] EUCLIDES [en] TEACHING [en] LOCUS [en] TAXICAB GEOMETRY [en] FIFTH POSTULATE [en] EUCLID |
description |
[pt] A dissertação em tela foi desenvolvida com o intuito de proporcionar ao professor de matemática uma introdução ao estudo das Geometrias Não Euclidianas, um assunto carente em nossas salas de aulas tanto do Ensino Básico como das Licenciaturas em Matemática. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são historicamente construídos os conhecimentos matemáticos apresentados para discutir o Quinto Postulado dos Elementos de Euclides e para apresentar a descoberta de novas geometrias. Para ser apresentada de forma mais detalhada, foi escolhida uma Geometria Não Euclidiana que pode ser facilmente entendida e contextualizada por alunos do Ensino Médio: a Geometria do Táxi. Tal geometria, além de possibilitar ligações com outros conteúdos do Ensino Básico também é um modelo para a geografia urbana, oferecendo ao alunado a possibilidade de interação com questões motivadoras, interdisciplinares e próximas do seu cotidiano. É apresentada uma sugestão de dinâmica que compara os conceitos das distâncias euclidiana e do táxi além de discutir a definição de circunferência e sua representação tanto na Geometria Euclidiana como na Geometria do Táxi. Além disso, alguns resultados da aplicação da referida dinâmica em turmas do 3o. ano do Ensino Médio do C.E. Professor Ney Cidade Palmeiro, localizado na cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro, também são relatados. Pretende-se que este trabalho seja mais uma contribuição para o aprimoramento da formação continuada dos professores das escolas de ensino básico no país. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822591762792448 |