[en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026
Resumo: [pt] A dissertação em tela foi desenvolvida com o intuito de proporcionar ao professor de matemática uma introdução ao estudo das Geometrias Não Euclidianas, um assunto carente em nossas salas de aulas tanto do Ensino Básico como das Licenciaturas em Matemática. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são historicamente construídos os conhecimentos matemáticos apresentados para discutir o Quinto Postulado dos Elementos de Euclides e para apresentar a descoberta de novas geometrias. Para ser apresentada de forma mais detalhada, foi escolhida uma Geometria Não Euclidiana que pode ser facilmente entendida e contextualizada por alunos do Ensino Médio: a Geometria do Táxi. Tal geometria, além de possibilitar ligações com outros conteúdos do Ensino Básico também é um modelo para a geografia urbana, oferecendo ao alunado a possibilidade de interação com questões motivadoras, interdisciplinares e próximas do seu cotidiano. É apresentada uma sugestão de dinâmica que compara os conceitos das distâncias euclidiana e do táxi além de discutir a definição de circunferência e sua representação tanto na Geometria Euclidiana como na Geometria do Táxi. Além disso, alguns resultados da aplicação da referida dinâmica em turmas do 3o. ano do Ensino Médio do C.E. Professor Ney Cidade Palmeiro, localizado na cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro, também são relatados. Pretende-se que este trabalho seja mais uma contribuição para o aprimoramento da formação continuada dos professores das escolas de ensino básico no país.
id PUC_RIO-1_b6a48a2be97364b7e30a43a7b2aaa763
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25026
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION[pt] UM TAXI PARA EUCLIDES: UMA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA[pt] ENSINO[pt] LUGAR GEOMETRICO[pt] GEOMETRIA DO TAXI[pt] QUINTO POSTULADO[pt] EUCLIDES[en] TEACHING[en] LOCUS[en] TAXICAB GEOMETRY[en] FIFTH POSTULATE[en] EUCLID[pt] A dissertação em tela foi desenvolvida com o intuito de proporcionar ao professor de matemática uma introdução ao estudo das Geometrias Não Euclidianas, um assunto carente em nossas salas de aulas tanto do Ensino Básico como das Licenciaturas em Matemática. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são historicamente construídos os conhecimentos matemáticos apresentados para discutir o Quinto Postulado dos Elementos de Euclides e para apresentar a descoberta de novas geometrias. Para ser apresentada de forma mais detalhada, foi escolhida uma Geometria Não Euclidiana que pode ser facilmente entendida e contextualizada por alunos do Ensino Médio: a Geometria do Táxi. Tal geometria, além de possibilitar ligações com outros conteúdos do Ensino Básico também é um modelo para a geografia urbana, oferecendo ao alunado a possibilidade de interação com questões motivadoras, interdisciplinares e próximas do seu cotidiano. É apresentada uma sugestão de dinâmica que compara os conceitos das distâncias euclidiana e do táxi além de discutir a definição de circunferência e sua representação tanto na Geometria Euclidiana como na Geometria do Táxi. Além disso, alguns resultados da aplicação da referida dinâmica em turmas do 3o. ano do Ensino Médio do C.E. Professor Ney Cidade Palmeiro, localizado na cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro, também são relatados. Pretende-se que este trabalho seja mais uma contribuição para o aprimoramento da formação continuada dos professores das escolas de ensino básico no país.[en] The present dissertation was developed with the intention of providing the mathematics teacher an introduction to the study of Non Euclidean Geometry, one lacking subject in our classrooms as much as the basic education and undergraduate mathematics. In line with the National Curriculum Parameters, mathematical knowledge presented to discuss the Fifth Postulate of Euclid s Elements, and to present the discovery of new geometries are historically constructed. To be presented in more details, we choose a non Euclidean Geometry that can be easily understood and contextualized by high school students: the Taxicab Geometry. This geometry, in addition to allowing connections with other content of basic education, such geometry is a model for urban geography, offering the pupils the opportunity to their everyday issues. A suggested activity to be developed in the classroom by students who compares the concepts of taxi distance and euclidean distance and besides discussing the definition of a circle and its representation in both Euclidean Geometry as in the Taxi appears. Futhermore, some results of implementing this activity in class 3rd. year of high school the Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro, located in Itaguaí in Rio de Janeiro, are also reported. It is intended that this work is a futher contribuition to the improvement of continuing education of teachers of primary schools in the country.MAXWELLCHRISTINE SERTA COSTACHRISTINE SERTA COSTACARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA2015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25026Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
[pt] UM TAXI PARA EUCLIDES: UMA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
spellingShingle [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA
[pt] ENSINO
[pt] LUGAR GEOMETRICO
[pt] GEOMETRIA DO TAXI
[pt] QUINTO POSTULADO
[pt] EUCLIDES
[en] TEACHING
[en] LOCUS
[en] TAXICAB GEOMETRY
[en] FIFTH POSTULATE
[en] EUCLID
title_short [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
title_full [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
title_fullStr [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
title_full_unstemmed [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
title_sort [en] A TAXICAB FOR EUCLID: A NON EUCLIDEAN GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
author CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA
author_facet CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ENSINO
[pt] LUGAR GEOMETRICO
[pt] GEOMETRIA DO TAXI
[pt] QUINTO POSTULADO
[pt] EUCLIDES
[en] TEACHING
[en] LOCUS
[en] TAXICAB GEOMETRY
[en] FIFTH POSTULATE
[en] EUCLID
topic [pt] ENSINO
[pt] LUGAR GEOMETRICO
[pt] GEOMETRIA DO TAXI
[pt] QUINTO POSTULADO
[pt] EUCLIDES
[en] TEACHING
[en] LOCUS
[en] TAXICAB GEOMETRY
[en] FIFTH POSTULATE
[en] EUCLID
description [pt] A dissertação em tela foi desenvolvida com o intuito de proporcionar ao professor de matemática uma introdução ao estudo das Geometrias Não Euclidianas, um assunto carente em nossas salas de aulas tanto do Ensino Básico como das Licenciaturas em Matemática. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são historicamente construídos os conhecimentos matemáticos apresentados para discutir o Quinto Postulado dos Elementos de Euclides e para apresentar a descoberta de novas geometrias. Para ser apresentada de forma mais detalhada, foi escolhida uma Geometria Não Euclidiana que pode ser facilmente entendida e contextualizada por alunos do Ensino Médio: a Geometria do Táxi. Tal geometria, além de possibilitar ligações com outros conteúdos do Ensino Básico também é um modelo para a geografia urbana, oferecendo ao alunado a possibilidade de interação com questões motivadoras, interdisciplinares e próximas do seu cotidiano. É apresentada uma sugestão de dinâmica que compara os conceitos das distâncias euclidiana e do táxi além de discutir a definição de circunferência e sua representação tanto na Geometria Euclidiana como na Geometria do Táxi. Além disso, alguns resultados da aplicação da referida dinâmica em turmas do 3o. ano do Ensino Médio do C.E. Professor Ney Cidade Palmeiro, localizado na cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro, também são relatados. Pretende-se que este trabalho seja mais uma contribuição para o aprimoramento da formação continuada dos professores das escolas de ensino básico no país.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822591762792448