[pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11761@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11761@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11761
Resumo: [pt] Esta Tese investiga mudanças ocorridas no texto de demonstração em geometria plana elementar, em livros-textos usados no ensino brasileiro a partir do século XIX. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira, um estudo histórico de releituras dos Elementos de Euclides que, a partir do século XVI, em cada época influenciaram a constituição da matemática escolar em seu sentido mais amplo e a segunda, as análises das demonstrações. A base documental inclui obras históricas e livros relevantes no ensino-aprendizagem da geometria dedutiva no Brasil. As releituras de Euclides e os livros-texto permitiram estabelecer os parâmetros de análise das demonstrações e de inferências de ordem mais geral. As análises das demonstrações mostram evidências que confirmam mudanças de várias ordens: a redação, o método e a justificativa da prova. Foi possível identificar dois tipos básicos de livros-texto que denominamos elementos de geometria e livros de matemática, e caracterizar a correlação existente entre eles: o estudo dedutivo em geometria, originário no livro tipo elementos de geometria que se estrutura conforme o padrão euclidiano teorema- problema, se altera devido à interação geometria-álgebra- aritmética, a qual caracteriza o livro de matemática desde a sua origem até a atualidade. Foi possível constatar, ainda, que o estudo dedutivo em geometria tende a desaparecer quase totalmente nos textos tipo livro de matemática. O estudo - texto demonstrativo e suas mudanças - mostra uma história dos conteúdos matemáticos, dos livros-texto e da matemática escolar no Brasil.
id PUC_RIO-1_b76c789ec32ef1f65cab760ca76ddcd2
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11761
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX [en] PROOFS OF PLANE GEOMETRY FOUND IN BRAZILIAN TEXTBOOKS SINCE THE XIXTH CENTURY [pt] APRENDIZAGEM[pt] LIVRO ESCOLAR[pt] HISTORIA DA MATEMATICA[pt] GEOMETRIA[pt] ENSINO[en] LEARNING[en] TEXT-BOOKS[en] HISTORY OF MATHEMATICS[en] GEOMETRY[en] TEACHING[pt] Esta Tese investiga mudanças ocorridas no texto de demonstração em geometria plana elementar, em livros-textos usados no ensino brasileiro a partir do século XIX. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira, um estudo histórico de releituras dos Elementos de Euclides que, a partir do século XVI, em cada época influenciaram a constituição da matemática escolar em seu sentido mais amplo e a segunda, as análises das demonstrações. A base documental inclui obras históricas e livros relevantes no ensino-aprendizagem da geometria dedutiva no Brasil. As releituras de Euclides e os livros-texto permitiram estabelecer os parâmetros de análise das demonstrações e de inferências de ordem mais geral. As análises das demonstrações mostram evidências que confirmam mudanças de várias ordens: a redação, o método e a justificativa da prova. Foi possível identificar dois tipos básicos de livros-texto que denominamos elementos de geometria e livros de matemática, e caracterizar a correlação existente entre eles: o estudo dedutivo em geometria, originário no livro tipo elementos de geometria que se estrutura conforme o padrão euclidiano teorema- problema, se altera devido à interação geometria-álgebra- aritmética, a qual caracteriza o livro de matemática desde a sua origem até a atualidade. Foi possível constatar, ainda, que o estudo dedutivo em geometria tende a desaparecer quase totalmente nos textos tipo livro de matemática. O estudo - texto demonstrativo e suas mudanças - mostra uma história dos conteúdos matemáticos, dos livros-texto e da matemática escolar no Brasil.[en] This thesis studies changes in proofs of elementary geometry theorems found in brazilian textbooks from the XVIIIth century on. The thesis is composed of two parts. The first one contains a historic survey of re-readings of Euclid´s Elements which, from the XVIth century on influenced the constitution of the school mathematics corpus, in its wide sense. The second ´part contains the actual analysis of proofs. We examine both historically important Works and books that were influential in the teaching and learning of deductive geometry in Brazil. The study of Euclid´s Elements and later works enabled us to set up the guidelines for the proofs analysis and all of more general inferences. The proofs analysis shows several types of change: the style, the method and the actual proof. It was possible to identify two basic kinds of text-books, which we call elements of geometry and mathematics books, respectively, and to establish the correlation between the two types: the deductive study of geometry, present in the elements of geometry, that adopted the Euclidean pattern of theorem - problem, changes due to the interaction between geometry, arithmetic and algebra, which characterizes the mathematics book, from their beginnings to the present. It was also possible to establish that the deductive study of geometry almost disappears in the mathematics books. The study of proofs and their changes shows the history of the contents of school mathematics, their text-books and of school mathematics in Brazil.MAXWELLJOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA2008-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11761@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11761@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11761porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11761Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX
[en] PROOFS OF PLANE GEOMETRY FOUND IN BRAZILIAN TEXTBOOKS SINCE THE XIXTH CENTURY
title [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX
spellingShingle [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX
REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
[pt] APRENDIZAGEM
[pt] LIVRO ESCOLAR
[pt] HISTORIA DA MATEMATICA
[pt] GEOMETRIA
[pt] ENSINO
[en] LEARNING
[en] TEXT-BOOKS
[en] HISTORY OF MATHEMATICS
[en] GEOMETRY
[en] TEACHING
title_short [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX
title_full [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX
title_fullStr [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX
title_full_unstemmed [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX
title_sort [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX
author REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
author_facet REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
dc.contributor.author.fl_str_mv REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] APRENDIZAGEM
[pt] LIVRO ESCOLAR
[pt] HISTORIA DA MATEMATICA
[pt] GEOMETRIA
[pt] ENSINO
[en] LEARNING
[en] TEXT-BOOKS
[en] HISTORY OF MATHEMATICS
[en] GEOMETRY
[en] TEACHING
topic [pt] APRENDIZAGEM
[pt] LIVRO ESCOLAR
[pt] HISTORIA DA MATEMATICA
[pt] GEOMETRIA
[pt] ENSINO
[en] LEARNING
[en] TEXT-BOOKS
[en] HISTORY OF MATHEMATICS
[en] GEOMETRY
[en] TEACHING
description [pt] Esta Tese investiga mudanças ocorridas no texto de demonstração em geometria plana elementar, em livros-textos usados no ensino brasileiro a partir do século XIX. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira, um estudo histórico de releituras dos Elementos de Euclides que, a partir do século XVI, em cada época influenciaram a constituição da matemática escolar em seu sentido mais amplo e a segunda, as análises das demonstrações. A base documental inclui obras históricas e livros relevantes no ensino-aprendizagem da geometria dedutiva no Brasil. As releituras de Euclides e os livros-texto permitiram estabelecer os parâmetros de análise das demonstrações e de inferências de ordem mais geral. As análises das demonstrações mostram evidências que confirmam mudanças de várias ordens: a redação, o método e a justificativa da prova. Foi possível identificar dois tipos básicos de livros-texto que denominamos elementos de geometria e livros de matemática, e caracterizar a correlação existente entre eles: o estudo dedutivo em geometria, originário no livro tipo elementos de geometria que se estrutura conforme o padrão euclidiano teorema- problema, se altera devido à interação geometria-álgebra- aritmética, a qual caracteriza o livro de matemática desde a sua origem até a atualidade. Foi possível constatar, ainda, que o estudo dedutivo em geometria tende a desaparecer quase totalmente nos textos tipo livro de matemática. O estudo - texto demonstrativo e suas mudanças - mostra uma história dos conteúdos matemáticos, dos livros-texto e da matemática escolar no Brasil.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11761@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11761@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11761
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11761@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11761@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822567843725312