A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@2 |
Resumo: | Em geral, a elaboração do currículo do Ensino Religioso enfatiza ou a tradição acadêmica que lhe dá fundamento epistemológico ou a tradição religiosa que pretende sobreviver no tempo e na história, conferindo sentido às novas gerações. Porém, com o advento da sociedade moderna secularizada e plural, é necessário tomar como ponto de partida a pessoa concreta e as suas demandas por sentido, como ficou evidenciado na pesquisa de campo. Assim, é preciso buscar naquelas tradições as mediações necessárias para a formação dos valores que devem caracterizar este componente curricular. Neste sentido, revisitamos o trabalho de um místico cristão - Inácio de Loyola - o qual viveu entre a Idade Média e a Renascença e que nos apresenta um itinerário mistagógico espiritual centrado, ao mesmo tempo, nas Pessoas Divinas e na pessoa do exercitante. Na contemplação dos mistérios da vida divina, verdadeiro fundamento da história, a pessoa, em todas as suas dimensões, vai sendo atingida e exigida nesse processo de descoberta e de encontro da vontade de Deus para sua vida. Esta pedagogia espiritual lança luzes sobre o currículo do ensino religioso posto que sugere itinerários personalizados de educação na fé e à fé, rompendo com uma apresentação meramente racional ou emocional da experiência cristã, além de tomar em devida conta o processo de desenvolvimento dos educandos. |
id |
PUC_RIO-1_b817ae4823f203cedbb61e92daffb27e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:16262 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANATHE CENTRALITY OF THE PERSON ON RELIGIOUS EDUCATION: CURRICULUM IDENTITY FROM THE IGNATIAN MYSTICISM2010-03-04MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER52959880749lattes.cnpq.br/8374950313063279MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMERABIMAR OLIVEIRA DE MORAESALFONSO GARCIA RUBIOPAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTAULPIANO VAZQUEZ MORO74879537004MATEUS GERALDO XAVIERPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM TEOLOGIAPUC-RioBREm geral, a elaboração do currículo do Ensino Religioso enfatiza ou a tradição acadêmica que lhe dá fundamento epistemológico ou a tradição religiosa que pretende sobreviver no tempo e na história, conferindo sentido às novas gerações. Porém, com o advento da sociedade moderna secularizada e plural, é necessário tomar como ponto de partida a pessoa concreta e as suas demandas por sentido, como ficou evidenciado na pesquisa de campo. Assim, é preciso buscar naquelas tradições as mediações necessárias para a formação dos valores que devem caracterizar este componente curricular. Neste sentido, revisitamos o trabalho de um místico cristão - Inácio de Loyola - o qual viveu entre a Idade Média e a Renascença e que nos apresenta um itinerário mistagógico espiritual centrado, ao mesmo tempo, nas Pessoas Divinas e na pessoa do exercitante. Na contemplação dos mistérios da vida divina, verdadeiro fundamento da história, a pessoa, em todas as suas dimensões, vai sendo atingida e exigida nesse processo de descoberta e de encontro da vontade de Deus para sua vida. Esta pedagogia espiritual lança luzes sobre o currículo do ensino religioso posto que sugere itinerários personalizados de educação na fé e à fé, rompendo com uma apresentação meramente racional ou emocional da experiência cristã, além de tomar em devida conta o processo de desenvolvimento dos educandos.In general the development of a religious educational curriculum emphasizes either academic tradition due to epistemological support or religious tradition for its historic survival for the generations to come. However with the emergence of a modern-secular-pluralistic society, it is necessary to take people and their demands for meanings as the starting point, as it was observed in the research field. So we need to find necessary traditional mediations for the formation of values that should characterize the curricular component. Thus we revisited the writings of a christian mystic - Ignatius of Loyola - who lived between Middle Ages and Renaissance and provides a centered-spiritual- mystagogical itinerary, focusing on the Divine Persons and on the practitioner at the same time. In contemplation of the mysteries of divine life, the real basis of history, the person, in all dimensions, is being achieved and required in the process of discovery and encounter with God s will in his/her life. Such spiritual pedagogy enlights the curriculum of religious education since it suggests customized itineraries for education under faith and aiming faith, breaking with a merely rational or emotional presentation of christian experience, while taking the global development process of learners into account.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:09:17Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16262Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE CENTRALITY OF THE PERSON ON RELIGIOUS EDUCATION: CURRICULUM IDENTITY FROM THE IGNATIAN MYSTICISM |
title |
A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA |
spellingShingle |
A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA MATEUS GERALDO XAVIER |
title_short |
A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA |
title_full |
A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA |
title_fullStr |
A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA |
title_full_unstemmed |
A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA |
title_sort |
A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
MATEUS GERALDO XAVIER |
author_facet |
MATEUS GERALDO XAVIER |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
52959880749 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8374950313063279 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ALFONSO GARCIA RUBIO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ULPIANO VAZQUEZ MORO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
74879537004 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MATEUS GERALDO XAVIER |
contributor_str_mv |
MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES ALFONSO GARCIA RUBIO PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTA ULPIANO VAZQUEZ MORO |
description |
Em geral, a elaboração do currículo do Ensino Religioso enfatiza ou a tradição acadêmica que lhe dá fundamento epistemológico ou a tradição religiosa que pretende sobreviver no tempo e na história, conferindo sentido às novas gerações. Porém, com o advento da sociedade moderna secularizada e plural, é necessário tomar como ponto de partida a pessoa concreta e as suas demandas por sentido, como ficou evidenciado na pesquisa de campo. Assim, é preciso buscar naquelas tradições as mediações necessárias para a formação dos valores que devem caracterizar este componente curricular. Neste sentido, revisitamos o trabalho de um místico cristão - Inácio de Loyola - o qual viveu entre a Idade Média e a Renascença e que nos apresenta um itinerário mistagógico espiritual centrado, ao mesmo tempo, nas Pessoas Divinas e na pessoa do exercitante. Na contemplação dos mistérios da vida divina, verdadeiro fundamento da história, a pessoa, em todas as suas dimensões, vai sendo atingida e exigida nesse processo de descoberta e de encontro da vontade de Deus para sua vida. Esta pedagogia espiritual lança luzes sobre o currículo do ensino religioso posto que sugere itinerários personalizados de educação na fé e à fé, rompendo com uma apresentação meramente racional ou emocional da experiência cristã, além de tomar em devida conta o processo de desenvolvimento dos educandos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM TEOLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324906602332160 |