[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66600 |
Resumo: | [pt] A presente pesquisa trata da concepção de uma proposta pedagógica, denominada Ensino Ágil, e sua implementação na disciplina Projeto Básico Desenvolvimento DSG1003, nas turmas da habilitação de Mídia Digital e Comunicação Visual, do curso de Design da PUC-Rio. Tem por objetivo discutir a pertinência do Ensino Ágil em situações de ensino aprendizagem inseridas no contexto da Cibercultura levyniana, presente na atual Era da Informação Móvel. Como arcabouço teórico da pesquisa, foi estabelecida uma relação entre a Teoria Geral de Sistemas, de Ludwig Von Bertalanffy, e o Estruturalismo, de Jean Piaget, bem como seus reflexos nos princípios do Manifesto Ágil para desenvolvimento de software, que, por sua vez, inspiraram a concepção do Ensino Ágil. No desenvolvimento da presente dissertação, foram contempladas questões relativas ao processo de aprendizagem significativa e o papel das emoções nas relações de ensino aprendizagem, dentre outros conceitos atinentes à Psicologia da Educação. A pesquisa realizada traz como principal conclusão que a flexibilidade e a agilidade do Ensino Ágil possibilitam sua adaptação a diferentes perfis cognitivos, sociais e emocionais de alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se o desenvolvimento de habilidades e competências planejadas para a disciplina DSG1003. |
id |
PUC_RIO-1_b8e5bc96eb7a0a28b3bde5cc3798b90b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:66600 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE[pt] METODOLOGIA DE ENSINO ÁGIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ERA DA INFORMAÇÃO MÓVEL[pt] METODO AGIL[pt] ENSINO APRENDIZAGEM[pt] METODOLOGIA PEDAGOGICA[pt] ENSINO DE DESIGN[en] AGILE METHOD[en] TEACHING LEARNING[en] PEDAGOGICAL METHODOLOGY[en] DESIGN EDUCATION[pt] A presente pesquisa trata da concepção de uma proposta pedagógica, denominada Ensino Ágil, e sua implementação na disciplina Projeto Básico Desenvolvimento DSG1003, nas turmas da habilitação de Mídia Digital e Comunicação Visual, do curso de Design da PUC-Rio. Tem por objetivo discutir a pertinência do Ensino Ágil em situações de ensino aprendizagem inseridas no contexto da Cibercultura levyniana, presente na atual Era da Informação Móvel. Como arcabouço teórico da pesquisa, foi estabelecida uma relação entre a Teoria Geral de Sistemas, de Ludwig Von Bertalanffy, e o Estruturalismo, de Jean Piaget, bem como seus reflexos nos princípios do Manifesto Ágil para desenvolvimento de software, que, por sua vez, inspiraram a concepção do Ensino Ágil. No desenvolvimento da presente dissertação, foram contempladas questões relativas ao processo de aprendizagem significativa e o papel das emoções nas relações de ensino aprendizagem, dentre outros conceitos atinentes à Psicologia da Educação. A pesquisa realizada traz como principal conclusão que a flexibilidade e a agilidade do Ensino Ágil possibilitam sua adaptação a diferentes perfis cognitivos, sociais e emocionais de alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se o desenvolvimento de habilidades e competências planejadas para a disciplina DSG1003. [en] The present research deals with the conception of a pedagogical proposal, which is called Agile Teaching, and its implementation in the discipline Basic Project Development DSG1003, in the Digital Media and Visual Communication classes, in the Design course at PUC-Rio. The research aims to discuss the relevance of Agile Teaching in teaching learning situations inserted in the context of Levynian Cyberculture, present in the current Mobile Information Age. As a theoretical framework for the research, was established a relationship between Ludwig Von Bertalanffy s General Systems Theory and Jean Piaget s Structuralism, as well as their reflections on the principles of the Agile Manifesto for software development, which, in turn, inspired the concept of Agile Teaching. In the development of this dissertation, it was addressed issues related to the meaningful learning process and the role of emotions in teaching learning relationships, among other concepts pertaining to educational psychology. The research has as its main conclusion that the flexibility and agility of Agile Teaching enable its adaptation to different cognitive, social and emotional profiles of students. As a result of the research, it was verified the development of skills and competencies planned for the discipline DSG1003.MAXWELLRITA MARIA DE SOUZA COUTOFABIANA PRADO2024-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66600porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:66600Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-05-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE [pt] METODOLOGIA DE ENSINO ÁGIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ERA DA INFORMAÇÃO MÓVEL |
title |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE |
spellingShingle |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE FABIANA PRADO [pt] METODO AGIL [pt] ENSINO APRENDIZAGEM [pt] METODOLOGIA PEDAGOGICA [pt] ENSINO DE DESIGN [en] AGILE METHOD [en] TEACHING LEARNING [en] PEDAGOGICAL METHODOLOGY [en] DESIGN EDUCATION |
title_short |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE |
title_full |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE |
title_fullStr |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE |
title_full_unstemmed |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE |
title_sort |
[en] AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE |
author |
FABIANA PRADO |
author_facet |
FABIANA PRADO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FABIANA PRADO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] METODO AGIL [pt] ENSINO APRENDIZAGEM [pt] METODOLOGIA PEDAGOGICA [pt] ENSINO DE DESIGN [en] AGILE METHOD [en] TEACHING LEARNING [en] PEDAGOGICAL METHODOLOGY [en] DESIGN EDUCATION |
topic |
[pt] METODO AGIL [pt] ENSINO APRENDIZAGEM [pt] METODOLOGIA PEDAGOGICA [pt] ENSINO DE DESIGN [en] AGILE METHOD [en] TEACHING LEARNING [en] PEDAGOGICAL METHODOLOGY [en] DESIGN EDUCATION |
description |
[pt] A presente pesquisa trata da concepção de uma proposta pedagógica, denominada Ensino Ágil, e sua implementação na disciplina Projeto Básico Desenvolvimento DSG1003, nas turmas da habilitação de Mídia Digital e Comunicação Visual, do curso de Design da PUC-Rio. Tem por objetivo discutir a pertinência do Ensino Ágil em situações de ensino aprendizagem inseridas no contexto da Cibercultura levyniana, presente na atual Era da Informação Móvel. Como arcabouço teórico da pesquisa, foi estabelecida uma relação entre a Teoria Geral de Sistemas, de Ludwig Von Bertalanffy, e o Estruturalismo, de Jean Piaget, bem como seus reflexos nos princípios do Manifesto Ágil para desenvolvimento de software, que, por sua vez, inspiraram a concepção do Ensino Ágil. No desenvolvimento da presente dissertação, foram contempladas questões relativas ao processo de aprendizagem significativa e o papel das emoções nas relações de ensino aprendizagem, dentre outros conceitos atinentes à Psicologia da Educação. A pesquisa realizada traz como principal conclusão que a flexibilidade e a agilidade do Ensino Ágil possibilitam sua adaptação a diferentes perfis cognitivos, sociais e emocionais de alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se o desenvolvimento de habilidades e competências planejadas para a disciplina DSG1003. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66600 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822645714124800 |