[pt] REVISITANDO A AQUISIÇÃO DE SENTENÇAS PASSIVAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL COM FOCO NA COMPREENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOAO CLAUDIO DE LIMA JUNIOR
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20650@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20650
Resumo: [pt] Esta dissertação investiga a aquisição das passivas, trazendo um tratamento conciliador entre métrica de computação e demandas de processamento para se pensar a aquisição dessas estruturas. As análises formais da Teoria Linguística Gerativa (Boeckx, 1998; Collins, 2005) são revisitadas sob o enfoque das distinções aventadas pelo Modelo Integrado da Computação on-line (Corrêa E Augusto, 2007; 2011), buscando-se adequá-las às peculiaridades do processamento em tempo real. Nossa hipótese é de que a maior complexidade associada à estrutura de uma passiva eventiva implicaria a existência de movimento com custo computacional mensurável, que seria responsável pela dificuldade das crianças com passivas verbais. A ausência de movimento do tipo relevante em construções como passivas adjetivas, com características copulares, explicaria como a criança é inicialmente capaz de lidar com passivas curtas agentivas, assumindo-se que esta tende a não tomar como essencial o uso de diferentes auxiliares da sua gramática alvo. Três experimentos psicolinguísticos buscaram investigar as hipóteses aventadas. Os dois primeiros apontam dificuldade em todas as passivas verbais do Português, exceto as curtas agentivas e, também, a relevância de traços aspectuais e semânticos para que o processamento de certas passivas seja licenciado na interface com o sistema conceptual-intencional como uma derivação mais simples do que as passivas verbais. O último experimento avaliou a capacidade de distinção entre os diferentes auxiliares envolvidos na derivação de sentenças passivas curtas. Os resultados são compatíveis com as hipóteses e sugerem que a criança valer-se-ia de construções adjetivas para alcançar a plena aquisição das passivas verbais.
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