BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@2 |
Resumo: | Esta dissertação constitui uma abordagem do signo verbal (gráfico/tipográfico) no design gráfico. A questão motivadora da pesquisa foi o modo como são expressas as dimensões sonora e visual presentes no signo verbal. A partir dessa reflexão nos deparamos com o seguinte problema: em que fundamentos lógicos se apoiam os signos verbais manifestados pela materialidade visual (tipográfico), apreendidos, articulados e expressos no design gráfico para além de seu peso linguístico? Partimos da premissa de que o signo verbal, da maneira como vem a ser empregado no design gráfico, composto pelas mais diversas formas tipográficas, leva em consideração sua dimensão sonora e, principalmente, visual. Este aspecto o transporta para além da sua dimensão verbal. Essa particularidade encontra ressonância na poesia verbivocovisual dos poetas concretos que preconizou a materialidade da palavra. Estabelecemos como objeto empírico os projetos de design gráfico selecionados para as Bienais de Design Gráfico da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil), e publicados nos catálogos das respectivas mostras. Empreendemos as análises desse corpus segundo os aportes teóricos da semiótica, considerando as dimensões sintática, semântica e pragmática dos objetos de design. Conforme os resultados desta pesquisa, concluímos que o signo verbal no design gráfico apresenta um amplo repertório baseado nas hibridizações com as dimensões sonora e visual. A conclusão a que chegamos permite ainda depreender que a semiótica peirciana se constitui tanto como um percurso analítico de projetos de design já concebidos, como também, como um mapa orientador e metodológico que vem se somar aos demais processos da ação projetual. |
id |
PUC_RIO-1_bb614e8b53b92a7c30b763b1a8010f8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:25599 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGNPARA ALÉM DA DIMENSÃO VERBAL: AS LINGUAGENS DO SIGNO TIPOGRÁFICO NO DESIGN2015-04-14VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA01788787900lattes.cnpq.br/0417467366901642FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA01350871630lattes.cnpq.br/5018338717420441FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA01350871630lattes.cnpq.br/5018338717420441VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMAFREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULAOTAVIO LEONIDIO RIBEIROANDRÉ FÁBIO VILLAS-BOASFREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA08720812736lattes.cnpq.br/5341944613219918SAMUEL FLORENSIO RODRIGUES OTAVIANOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta dissertação constitui uma abordagem do signo verbal (gráfico/tipográfico) no design gráfico. A questão motivadora da pesquisa foi o modo como são expressas as dimensões sonora e visual presentes no signo verbal. A partir dessa reflexão nos deparamos com o seguinte problema: em que fundamentos lógicos se apoiam os signos verbais manifestados pela materialidade visual (tipográfico), apreendidos, articulados e expressos no design gráfico para além de seu peso linguístico? Partimos da premissa de que o signo verbal, da maneira como vem a ser empregado no design gráfico, composto pelas mais diversas formas tipográficas, leva em consideração sua dimensão sonora e, principalmente, visual. Este aspecto o transporta para além da sua dimensão verbal. Essa particularidade encontra ressonância na poesia verbivocovisual dos poetas concretos que preconizou a materialidade da palavra. Estabelecemos como objeto empírico os projetos de design gráfico selecionados para as Bienais de Design Gráfico da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil), e publicados nos catálogos das respectivas mostras. Empreendemos as análises desse corpus segundo os aportes teóricos da semiótica, considerando as dimensões sintática, semântica e pragmática dos objetos de design. Conforme os resultados desta pesquisa, concluímos que o signo verbal no design gráfico apresenta um amplo repertório baseado nas hibridizações com as dimensões sonora e visual. A conclusão a que chegamos permite ainda depreender que a semiótica peirciana se constitui tanto como um percurso analítico de projetos de design já concebidos, como também, como um mapa orientador e metodológico que vem se somar aos demais processos da ação projetual.This dissertation constitutes an approach to the verbal sign (graphic/typografic) in graphic design. The motivating question for this research is how the sonorous and visual dimensions showed in the verbal sign are expressed. From this reflection we are faced with the following problem: in which logical grounds are supported the verbal signs expressed by their visual materiality (typographic), seized, articulated or expressed in graphic design to beyond their linguistic weight? We depart from the premise that the verbal sign, from the way it s being employed in graphic design, considers his sonorous dimension and, mainly, the visual one. This aspect takes it beyond its verbal dimension. This particularity encounters ressonance in the verbivocovisual poetry of the concrete poets, that preconized the materiality of the word. We ve established as empirical object the graphic design projects selected for the Biennial of Graphic Design of ADG Brazil (Associação dos Designers Gráficos), and published in the catalogs of their shows. We have managed analysis of this corpus according to the theoretical contributions of semiotics, considering the dimensions syntactic, semantic and pragmatic of design objects. As a result of this research, we conclude that the verbal sign in graphic design features a large repertoire based on hybridizations with the sonorous and visual dimensions. The conclusion we reached also allows infer that peirce s semiotics constitutes so much as an analytical course for conceived design projects, but also as a mastermind and methodological road map that adds to other kinds of design process.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:07Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25599Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
PARA ALÉM DA DIMENSÃO VERBAL: AS LINGUAGENS DO SIGNO TIPOGRÁFICO NO DESIGN |
title |
BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN |
spellingShingle |
BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN SAMUEL FLORENSIO RODRIGUES OTAVIANO |
title_short |
BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN |
title_full |
BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN |
title_fullStr |
BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN |
title_full_unstemmed |
BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN |
title_sort |
BEYOND THE VERBAL DIMENSION: THE TYPOGRAPHIC SIGN LANGUAGE IN DESIGN |
author |
SAMUEL FLORENSIO RODRIGUES OTAVIANO |
author_facet |
SAMUEL FLORENSIO RODRIGUES OTAVIANO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01788787900 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0417467366901642 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
01350871630 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5018338717420441 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
01350871630 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5018338717420441 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ANDRÉ FÁBIO VILLAS-BOAS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
08720812736 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5341944613219918 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAMUEL FLORENSIO RODRIGUES OTAVIANO |
contributor_str_mv |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO ANDRÉ FÁBIO VILLAS-BOAS FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA |
description |
Esta dissertação constitui uma abordagem do signo verbal (gráfico/tipográfico) no design gráfico. A questão motivadora da pesquisa foi o modo como são expressas as dimensões sonora e visual presentes no signo verbal. A partir dessa reflexão nos deparamos com o seguinte problema: em que fundamentos lógicos se apoiam os signos verbais manifestados pela materialidade visual (tipográfico), apreendidos, articulados e expressos no design gráfico para além de seu peso linguístico? Partimos da premissa de que o signo verbal, da maneira como vem a ser empregado no design gráfico, composto pelas mais diversas formas tipográficas, leva em consideração sua dimensão sonora e, principalmente, visual. Este aspecto o transporta para além da sua dimensão verbal. Essa particularidade encontra ressonância na poesia verbivocovisual dos poetas concretos que preconizou a materialidade da palavra. Estabelecemos como objeto empírico os projetos de design gráfico selecionados para as Bienais de Design Gráfico da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil), e publicados nos catálogos das respectivas mostras. Empreendemos as análises desse corpus segundo os aportes teóricos da semiótica, considerando as dimensões sintática, semântica e pragmática dos objetos de design. Conforme os resultados desta pesquisa, concluímos que o signo verbal no design gráfico apresenta um amplo repertório baseado nas hibridizações com as dimensões sonora e visual. A conclusão a que chegamos permite ainda depreender que a semiótica peirciana se constitui tanto como um percurso analítico de projetos de design já concebidos, como também, como um mapa orientador e metodológico que vem se somar aos demais processos da ação projetual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324922678050816 |