[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4809@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4809@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4809 |
Resumo: | [pt] Colaborar, essencial para o sucesso no mundo globalizado e conectado, exige comunicação, coordenação e cooperação entre os trabalhadores, cujas atividades se dão em grupos freqüentemente multidisciplinares, dinâmicos e geograficamente dispersos. Em resposta à necessidade de aprendizagem permanente, iniciativas em e-learning tem papel de destaque. E a conseqüente contínua evolução das competências pessoais enseja a adoção da gestão de pessoas para permitir, por exemplo, a localização de especialistas, a formação de grupos, a orientação do desenvolvimento individual e o planejamento estratégico da empresa. Unindo colaboração, educação à distância via Web e gestão de pessoas por competências, esta dissertação contém a pesquisa da extensão de um ambiente para a aprendizagem colaborativa (Ambiente AulaNet) com ferramentas de gestão por competências. É apresentado um embasamento teórico que esclarece vários conceitos da área, apresenta as três dimensões de uma competência e contrasta a gestão de conhecimento com a gestão de pessoas, informando também que tipos de perguntas esta última pode responder. Em seguida, explica-se em detalhes o modelo de competências desenvolvido para o AulaNet e como os diversos atores do ambiente podem se valer destas novas funcionalidades. Finalmente, apresenta-se um experimento realizado em 4 turmas de graduação da PUC-Rio utilizando o modelo proposto, bem como a conclusão tirada de seus resultados. |
id |
PUC_RIO-1_bc210593314d5f0ed20b9e4cbc2868bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:4809 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT [pt] GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE AULANET [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] COLABORACAO[pt] MODELO DE COMPETENCIA[pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA[pt] MARKETING INTERNACIONAL[en] DISTANCE EDUCATION[en] COLLABORATION[en] COMPETENCY MODEL[en] COLLABORATIVE LEARNING[en] INTERNATIONAL MARKETING[pt] Colaborar, essencial para o sucesso no mundo globalizado e conectado, exige comunicação, coordenação e cooperação entre os trabalhadores, cujas atividades se dão em grupos freqüentemente multidisciplinares, dinâmicos e geograficamente dispersos. Em resposta à necessidade de aprendizagem permanente, iniciativas em e-learning tem papel de destaque. E a conseqüente contínua evolução das competências pessoais enseja a adoção da gestão de pessoas para permitir, por exemplo, a localização de especialistas, a formação de grupos, a orientação do desenvolvimento individual e o planejamento estratégico da empresa. Unindo colaboração, educação à distância via Web e gestão de pessoas por competências, esta dissertação contém a pesquisa da extensão de um ambiente para a aprendizagem colaborativa (Ambiente AulaNet) com ferramentas de gestão por competências. É apresentado um embasamento teórico que esclarece vários conceitos da área, apresenta as três dimensões de uma competência e contrasta a gestão de conhecimento com a gestão de pessoas, informando também que tipos de perguntas esta última pode responder. Em seguida, explica-se em detalhes o modelo de competências desenvolvido para o AulaNet e como os diversos atores do ambiente podem se valer destas novas funcionalidades. Finalmente, apresenta-se um experimento realizado em 4 turmas de graduação da PUC-Rio utilizando o modelo proposto, bem como a conclusão tirada de seus resultados.[en] Collaboration, key for the success in the connected globalized world, demands knowledge workers to communicate, coordinate and cooperate in dynamic, multidisciplinary and geographically dispersed groups. E-learning rises as an important answer to the pressing need of non-stop learning. And the resulting continuous evolution of personal competencies calls for the use of competency management practices to aid activities such as expert location, group formation, career services and strategic company-wide planning. Uniting the collaboration, e-learning and competency management fields, the present work encloses the research on the extension of a collaborative learning environment (the AulaNet) with competency management tools. The theory guiding this research clarifies many of the concepts of the area, introduces the three dimensions of a competency and compares knowledge management with competency-based people management while lists the questions competency management can address. Then, details of the competency model developed for the AulaNet Environment are explained, as well as how the actors playing their roles in the environment can benefit from its new features. The document finishes by presenting the conclusion drawn from an experiment using the competency model, carried out in 4 editions of disciplines at undergraduate courses at PUC-Rio.MAXWELLHUGO FUKSLUIS HENRIQUE RAJA GABAGLIA MITCHELL2004-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4809@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4809@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4809porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4809Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT [pt] GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE AULANET |
title |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT |
spellingShingle |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT LUIS HENRIQUE RAJA GABAGLIA MITCHELL [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] COLABORACAO [pt] MODELO DE COMPETENCIA [pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA [pt] MARKETING INTERNACIONAL [en] DISTANCE EDUCATION [en] COLLABORATION [en] COMPETENCY MODEL [en] COLLABORATIVE LEARNING [en] INTERNATIONAL MARKETING |
title_short |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT |
title_full |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT |
title_fullStr |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT |
title_full_unstemmed |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT |
title_sort |
[en] COMPETENCY-BASED PEOPLE MANAGEMENT AT THE AULANET ENVIRONMENT |
author |
LUIS HENRIQUE RAJA GABAGLIA MITCHELL |
author_facet |
LUIS HENRIQUE RAJA GABAGLIA MITCHELL |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
HUGO FUKS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUIS HENRIQUE RAJA GABAGLIA MITCHELL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] COLABORACAO [pt] MODELO DE COMPETENCIA [pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA [pt] MARKETING INTERNACIONAL [en] DISTANCE EDUCATION [en] COLLABORATION [en] COMPETENCY MODEL [en] COLLABORATIVE LEARNING [en] INTERNATIONAL MARKETING |
topic |
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] COLABORACAO [pt] MODELO DE COMPETENCIA [pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA [pt] MARKETING INTERNACIONAL [en] DISTANCE EDUCATION [en] COLLABORATION [en] COMPETENCY MODEL [en] COLLABORATIVE LEARNING [en] INTERNATIONAL MARKETING |
description |
[pt] Colaborar, essencial para o sucesso no mundo globalizado e conectado, exige comunicação, coordenação e cooperação entre os trabalhadores, cujas atividades se dão em grupos freqüentemente multidisciplinares, dinâmicos e geograficamente dispersos. Em resposta à necessidade de aprendizagem permanente, iniciativas em e-learning tem papel de destaque. E a conseqüente contínua evolução das competências pessoais enseja a adoção da gestão de pessoas para permitir, por exemplo, a localização de especialistas, a formação de grupos, a orientação do desenvolvimento individual e o planejamento estratégico da empresa. Unindo colaboração, educação à distância via Web e gestão de pessoas por competências, esta dissertação contém a pesquisa da extensão de um ambiente para a aprendizagem colaborativa (Ambiente AulaNet) com ferramentas de gestão por competências. É apresentado um embasamento teórico que esclarece vários conceitos da área, apresenta as três dimensões de uma competência e contrasta a gestão de conhecimento com a gestão de pessoas, informando também que tipos de perguntas esta última pode responder. Em seguida, explica-se em detalhes o modelo de competências desenvolvido para o AulaNet e como os diversos atores do ambiente podem se valer destas novas funcionalidades. Finalmente, apresenta-se um experimento realizado em 4 turmas de graduação da PUC-Rio utilizando o modelo proposto, bem como a conclusão tirada de seus resultados. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4809@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4809@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4809 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4809@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4809@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822549067923456 |