A DRAMATURGIA FORA DE SI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIOGO LIBERANO RIBEIRO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@4
Resumo: A tese aborda a dramaturgia para além do sentido clássico que a define como um tipo de literatura diretamente encenável, um texto ou uma peça de teatro. Mais do que recusar tal convenção, busca aproximá-la de outras experimentações visando confirmar o quanto, através de sucessivas crises, a dramaturgia segue em transformação. Em oito capítulos e por meio de um repertório heterogêneo de referências dos campos da filosofia, da sociologia, da teoria literária e da performance, a pesquisa conjura noções que atualizam aspectos da criação dramatúrgica, tais como a participação do corpo de um(a) dramaturgo(a) no processo criativo bem como a proveitosa relação de problema entre texto e cena teatral; propõe críticas às expansões da dramaturgia contemporânea, reconhecendo como o realismo capitalista, enquanto poética do capitalismo, impõe formas e visões de mundo às dramaturgias; e, em contraponto, tece elogios às capacidades da ficção em modificar o texto do mundo bem como à sua transgeneridade como um modo de proteger a alegria textual. Em suas investidas, a tese busca oferecer abordagens que valorizam a dramaturgia como uma prática responsiva a cada época e indisposta a qualquer norma ou modelo que tente enquadrá-la.
id PUC_RIO-1_bdfa6dbf19942a7f19dd6519b82d0aca
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:60702
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA DRAMATURGIA FORA DE SI LA DRAMATURGIA FUERA DE SÍ MISMA 2022-08-26ROSANA KOHL BINES00364732784lattes.cnpq.br/5917182189881826ROSANA KOHL BINES00364732784lattes.cnpq.br/5917182189881826HELENA FRANCO MARTINSMANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSAROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESCAMILA BAUER BRONSTRUP06880057640DIOGO LIBERANO RIBEIROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRA tese aborda a dramaturgia para além do sentido clássico que a define como um tipo de literatura diretamente encenável, um texto ou uma peça de teatro. Mais do que recusar tal convenção, busca aproximá-la de outras experimentações visando confirmar o quanto, através de sucessivas crises, a dramaturgia segue em transformação. Em oito capítulos e por meio de um repertório heterogêneo de referências dos campos da filosofia, da sociologia, da teoria literária e da performance, a pesquisa conjura noções que atualizam aspectos da criação dramatúrgica, tais como a participação do corpo de um(a) dramaturgo(a) no processo criativo bem como a proveitosa relação de problema entre texto e cena teatral; propõe críticas às expansões da dramaturgia contemporânea, reconhecendo como o realismo capitalista, enquanto poética do capitalismo, impõe formas e visões de mundo às dramaturgias; e, em contraponto, tece elogios às capacidades da ficção em modificar o texto do mundo bem como à sua transgeneridade como um modo de proteger a alegria textual. Em suas investidas, a tese busca oferecer abordagens que valorizam a dramaturgia como uma prática responsiva a cada época e indisposta a qualquer norma ou modelo que tente enquadrá-la.La tesis aborda la dramaturgia más allá del sentido clásico que la define como un tipo de literatura directamente escenificable, un texto o una pieza de teatro. Más que rechazar tal convención, busca acercarla a otros experimentos para comprobar cuánto, a través de sucesivas crisis, la dramaturgia sigue cambiando. En ocho capítulos y por medio de un repertorio heterogéneo de referencias provenientes de los campos de la filosofía, la sociología, la teoría literaria y la performance, la investigación evoca nociones que actualizan aspectos de la creación dramatúrgica, como la participación del cuerpo de un(a) dramaturgo(a) en el proceso creativo así como la fructífera relación de problema entre texto y escena teatral; propone críticas a las expansiones de la dramaturgia contemporánea, reconociendo de qué maneras el realismo capitalista, como poética del capitalismo, impone formas y cosmovisiones a las dramaturgias; y, en cambio, alaba la capacidad de la ficción en modificar el texto del mundo así como su transgenerismo como forma de proteger la alegría textual. En sus incursiones, la tesis busca plantear enfoques que valoren la dramaturgia como una práctica de respuesta a cada época y reacia a cualquier norma o modelo que intente enmarcarla.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@4porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:08:15Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60702Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-10-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A DRAMATURGIA FORA DE SI
dc.title.alternative.es.fl_str_mv LA DRAMATURGIA FUERA DE SÍ MISMA
title A DRAMATURGIA FORA DE SI
spellingShingle A DRAMATURGIA FORA DE SI
DIOGO LIBERANO RIBEIRO
title_short A DRAMATURGIA FORA DE SI
title_full A DRAMATURGIA FORA DE SI
title_fullStr A DRAMATURGIA FORA DE SI
title_full_unstemmed A DRAMATURGIA FORA DE SI
title_sort A DRAMATURGIA FORA DE SI
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author DIOGO LIBERANO RIBEIRO
author_facet DIOGO LIBERANO RIBEIRO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 00364732784
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00364732784
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5917182189881826
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5917182189881826
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HELENA FRANCO MARTINS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CAMILA BAUER BRONSTRUP
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06880057640
dc.contributor.author.fl_str_mv DIOGO LIBERANO RIBEIRO
contributor_str_mv ROSANA KOHL BINES
ROSANA KOHL BINES
HELENA FRANCO MARTINS
MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
ROSANA KOHL BINES
ROSANA KOHL BINES
CAMILA BAUER BRONSTRUP
description A tese aborda a dramaturgia para além do sentido clássico que a define como um tipo de literatura diretamente encenável, um texto ou uma peça de teatro. Mais do que recusar tal convenção, busca aproximá-la de outras experimentações visando confirmar o quanto, através de sucessivas crises, a dramaturgia segue em transformação. Em oito capítulos e por meio de um repertório heterogêneo de referências dos campos da filosofia, da sociologia, da teoria literária e da performance, a pesquisa conjura noções que atualizam aspectos da criação dramatúrgica, tais como a participação do corpo de um(a) dramaturgo(a) no processo criativo bem como a proveitosa relação de problema entre texto e cena teatral; propõe críticas às expansões da dramaturgia contemporânea, reconhecendo como o realismo capitalista, enquanto poética do capitalismo, impõe formas e visões de mundo às dramaturgias; e, em contraponto, tece elogios às capacidades da ficção em modificar o texto do mundo bem como à sua transgeneridade como um modo de proteger a alegria textual. Em suas investidas, a tese busca oferecer abordagens que valorizam a dramaturgia como uma prática responsiva a cada época e indisposta a qualquer norma ou modelo que tente enquadrá-la.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@4
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324965097144320