ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MURILO SCOZ
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@2
Resumo: Este estudo discute a presença cada vez mais marcante de iniciativas publicitárias fora de suportes midiáticos massivos. A origem deste fenômeno está ligada a diferentes aspectos que fazem do cenário comunicacional contemporâneo um espaço de convergência de mídias, de interação direta entre consumidores e de individualização como novo paradigma social. Abrindo mão das grandes tiragens e do alcance dito massivo para circunscrever grupos menores de interlocutores, os anunciantes passam a dirigir suas mensagens de forma cada vez mais específica e pontual a um destinatário tomado em suas próprias individualidades, e cada vez mais autonomizado das coerções sociais. Neste sentido, o trabalho discute o papel dos chamados hiperconsumidores como reverberadores das mensagens publicitárias e das marcas, bem como a emergência de uma forma de distribuição de conteúdos centrada na coparticipação dos próprios indivíduos. Tendo como pano de fundo a perspectiva semiótica, o estudo busca analisar os aspectos semânticos envolvidos nesta forma pessoalizada de comunicação comercial, geralmente marcada por um forte caráter lúdico e imersivo. Finalmente, por meio da análise dos pontos de contato entre o processo de design e o da publicidade, a pesquisa propõe uma aproximação interdisciplinar das áreas, tendo como objetivo indicar possíveis contribuições da metodologia projetual do Design na prática da comunicação publicitária.
id PUC_RIO-1_beeb2f2ee30b4d514dfb7fe50044b79b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19274
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACHMÍDIAS ALTERNATIVAS NO CAMINHO DO SUJEITO: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA2011-09-13LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO26870797749lattes.cnpq.br/3996072254298525EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMALUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYERLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOLUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYERGUILHERME SILVA DA CUNHA LIMAMURILO SCOZPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREste estudo discute a presença cada vez mais marcante de iniciativas publicitárias fora de suportes midiáticos massivos. A origem deste fenômeno está ligada a diferentes aspectos que fazem do cenário comunicacional contemporâneo um espaço de convergência de mídias, de interação direta entre consumidores e de individualização como novo paradigma social. Abrindo mão das grandes tiragens e do alcance dito massivo para circunscrever grupos menores de interlocutores, os anunciantes passam a dirigir suas mensagens de forma cada vez mais específica e pontual a um destinatário tomado em suas próprias individualidades, e cada vez mais autonomizado das coerções sociais. Neste sentido, o trabalho discute o papel dos chamados hiperconsumidores como reverberadores das mensagens publicitárias e das marcas, bem como a emergência de uma forma de distribuição de conteúdos centrada na coparticipação dos próprios indivíduos. Tendo como pano de fundo a perspectiva semiótica, o estudo busca analisar os aspectos semânticos envolvidos nesta forma pessoalizada de comunicação comercial, geralmente marcada por um forte caráter lúdico e imersivo. Finalmente, por meio da análise dos pontos de contato entre o processo de design e o da publicidade, a pesquisa propõe uma aproximação interdisciplinar das áreas, tendo como objetivo indicar possíveis contribuições da metodologia projetual do Design na prática da comunicação publicitária.This study discusses the growing presence of non-massive advertising initiatives. The origin of this phenomenon is associated with different aspects that make the contemporary communicational scenario a space of media convergence, direct interaction between consumers and individualisation. Focusing on smaller groups of actors rather than big massive targets, advertisers are directing specific messages to one-person targets, taken into their own idiosyncrasies, and increasingly independent of social imperatives. In this sense, the work discusses the role of so-called hyperconsumers as brands and advertising agents, and the emergence of a form of content distribution centered on the co-presence of individuals. From a semiotic perspective, the study seeks to analyze the semantic aspects involved in this personalized form of communication, usually marked by ludicism and immersion. Finally, through the contact between design process and advertising, this research proposes an interdisciplinary approach of both areas, which can indicate some contributions of Design methodology in advertising communication practice.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19274Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-11-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MÍDIAS ALTERNATIVAS NO CAMINHO DO SUJEITO: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
title ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
spellingShingle ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
MURILO SCOZ
title_short ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
title_full ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
title_fullStr ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
title_full_unstemmed ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
title_sort ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MURILO SCOZ
author_facet MURILO SCOZ
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26870797749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3996072254298525
dc.contributor.referee1.fl_str_mv EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
dc.contributor.referee5.fl_str_mv GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA
dc.contributor.author.fl_str_mv MURILO SCOZ
contributor_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA
description Este estudo discute a presença cada vez mais marcante de iniciativas publicitárias fora de suportes midiáticos massivos. A origem deste fenômeno está ligada a diferentes aspectos que fazem do cenário comunicacional contemporâneo um espaço de convergência de mídias, de interação direta entre consumidores e de individualização como novo paradigma social. Abrindo mão das grandes tiragens e do alcance dito massivo para circunscrever grupos menores de interlocutores, os anunciantes passam a dirigir suas mensagens de forma cada vez mais específica e pontual a um destinatário tomado em suas próprias individualidades, e cada vez mais autonomizado das coerções sociais. Neste sentido, o trabalho discute o papel dos chamados hiperconsumidores como reverberadores das mensagens publicitárias e das marcas, bem como a emergência de uma forma de distribuição de conteúdos centrada na coparticipação dos próprios indivíduos. Tendo como pano de fundo a perspectiva semiótica, o estudo busca analisar os aspectos semânticos envolvidos nesta forma pessoalizada de comunicação comercial, geralmente marcada por um forte caráter lúdico e imersivo. Finalmente, por meio da análise dos pontos de contato entre o processo de design e o da publicidade, a pesquisa propõe uma aproximação interdisciplinar das áreas, tendo como objetivo indicar possíveis contribuições da metodologia projetual do Design na prática da comunicação publicitária.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324911743500288