[pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMILO DE LELLIS MORAIS
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5263@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5263@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5263
Resumo: [pt] Hoje o discurso das companhias de telecomunicações gira em torno do trabalho focado na obtenção de um bom desempenho alinhado com a estratégia empresarial, em função disso, têm surgido propostas de Modelos de Gestão de Desempenho que não focalizam, somente, os indicadores financeiros. Esses modelos têm como objetivo mobilizar a empresa de modo que todos trabalhem alinhados com as diretrizes definidas no Planejamento Estratégico. O foco principal, de tais modelos, é a construção de uma visão integradora, não apenas das diferentes dimensões que compõem a estratégia, como, também, dos diferentes atores organizacionais envolvidos na sua definição e implementação. Nesse sentido, o primeiro passo é a construção de um senso comum sobre o que é Desempenho Organizacional e o que gira em torno desse conceito. Essa pesquisa tem por objetivo identificar os aspectos que dificultam a construção de um senso compartilhado sobre o desempenho organizacional. Além disso, pretende viabilizar uma melhor integração das ações estratégicas que ajude a organização a fazer frente aos desafios complexos, no contexto da sua competitividade. O objeto de estudo em questão é a Star One, uma joint- venture do setor de telecomunicações, recém-constituída e inserida em um ambiente competitivo de grande complexidade. Foram realizadas entrevistas com toda a diretoria da empresa e um grupo de gerentes envolvidos com o Planejamento Estratégico. Os resultados sugerem que o nível de engajamento dos indivíduos e o modo como se desenvolve a comunicação sobre a estratégia organizacional são os elementos mais importantes para o sucesso de um modelo de Gestão do Desempenho Organizacional.
id PUC_RIO-1_c41f8915fcbef7daf5acd8cfe2700c6b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:5263
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO[en] THE DIFFICULTIES FOR THE CONSTRUCTION OF COMMON SENSE FOR ORGANIZATIONAL PERFORMANCE MANAGEMENT: A CASE STUDY[pt] COMUNICACAO[pt] DESEMPENHO ORGANIZACIONAL[pt] GESTAO ESTRATEGICA[en] COMMUNICATION[en] ORGANIZATIONAL PERFORMANCE[en] STRATEGIC MANAGEMENT[pt] Hoje o discurso das companhias de telecomunicações gira em torno do trabalho focado na obtenção de um bom desempenho alinhado com a estratégia empresarial, em função disso, têm surgido propostas de Modelos de Gestão de Desempenho que não focalizam, somente, os indicadores financeiros. Esses modelos têm como objetivo mobilizar a empresa de modo que todos trabalhem alinhados com as diretrizes definidas no Planejamento Estratégico. O foco principal, de tais modelos, é a construção de uma visão integradora, não apenas das diferentes dimensões que compõem a estratégia, como, também, dos diferentes atores organizacionais envolvidos na sua definição e implementação. Nesse sentido, o primeiro passo é a construção de um senso comum sobre o que é Desempenho Organizacional e o que gira em torno desse conceito. Essa pesquisa tem por objetivo identificar os aspectos que dificultam a construção de um senso compartilhado sobre o desempenho organizacional. Além disso, pretende viabilizar uma melhor integração das ações estratégicas que ajude a organização a fazer frente aos desafios complexos, no contexto da sua competitividade. O objeto de estudo em questão é a Star One, uma joint- venture do setor de telecomunicações, recém-constituída e inserida em um ambiente competitivo de grande complexidade. Foram realizadas entrevistas com toda a diretoria da empresa e um grupo de gerentes envolvidos com o Planejamento Estratégico. Os resultados sugerem que o nível de engajamento dos indivíduos e o modo como se desenvolve a comunicação sobre a estratégia organizacional são os elementos mais importantes para o sucesso de um modelo de Gestão do Desempenho Organizacional.[en] Currently, corporation work is focused on good performance in balance with strategy itself. In addition, a Performance Management Model proposal has come forth prioritizing not only financial indicators but also the non-financial indicators. Such model aims to mobilize the corporation with the aim work in line with the objectives defined in the corporation strategic plan. The main focus of such model is the construction of an integrated vision, not only considering the different dimensions that comprised the strategy, but also the different organizational players, involved in its definition and implementation. Following this concept, the first step is to build common sense on what organization performance is and what this concept means. In view of that, this research aims to identify the aspects that render the construction of shared senses in the organization performance difficult allowing for better integration of strategic actions and supporting the organization in tackling the complex challenges within the competitive corporation environment. This study is centrered on a joint-venture corporation from the telecommunications sector, called Star One. The company is part of a greatly complex competitive environment considering that it is a brand-new corporation that, therefore, it pursues the construction of its own identity. To materialize such document, all Corporation Board and strategic planning Managers have been interviewed. The results emphasize staff commitment level and the communications process on the organizational strategy. These are significant elements for the success of an organizational performance management model. MAXWELLJOSE ROBERTO GOMES DA SILVACAMILO DE LELLIS MORAIS2004-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5263@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5263@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5263porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5263Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
[en] THE DIFFICULTIES FOR THE CONSTRUCTION OF COMMON SENSE FOR ORGANIZATIONAL PERFORMANCE MANAGEMENT: A CASE STUDY
title [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
CAMILO DE LELLIS MORAIS
[pt] COMUNICACAO
[pt] DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
[pt] GESTAO ESTRATEGICA
[en] COMMUNICATION
[en] ORGANIZATIONAL PERFORMANCE
[en] STRATEGIC MANAGEMENT
title_short [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
title_full [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
title_sort [pt] AS DIFICULDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM SENSO INTEGRADO PARA A GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
author CAMILO DE LELLIS MORAIS
author_facet CAMILO DE LELLIS MORAIS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMILO DE LELLIS MORAIS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COMUNICACAO
[pt] DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
[pt] GESTAO ESTRATEGICA
[en] COMMUNICATION
[en] ORGANIZATIONAL PERFORMANCE
[en] STRATEGIC MANAGEMENT
topic [pt] COMUNICACAO
[pt] DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
[pt] GESTAO ESTRATEGICA
[en] COMMUNICATION
[en] ORGANIZATIONAL PERFORMANCE
[en] STRATEGIC MANAGEMENT
description [pt] Hoje o discurso das companhias de telecomunicações gira em torno do trabalho focado na obtenção de um bom desempenho alinhado com a estratégia empresarial, em função disso, têm surgido propostas de Modelos de Gestão de Desempenho que não focalizam, somente, os indicadores financeiros. Esses modelos têm como objetivo mobilizar a empresa de modo que todos trabalhem alinhados com as diretrizes definidas no Planejamento Estratégico. O foco principal, de tais modelos, é a construção de uma visão integradora, não apenas das diferentes dimensões que compõem a estratégia, como, também, dos diferentes atores organizacionais envolvidos na sua definição e implementação. Nesse sentido, o primeiro passo é a construção de um senso comum sobre o que é Desempenho Organizacional e o que gira em torno desse conceito. Essa pesquisa tem por objetivo identificar os aspectos que dificultam a construção de um senso compartilhado sobre o desempenho organizacional. Além disso, pretende viabilizar uma melhor integração das ações estratégicas que ajude a organização a fazer frente aos desafios complexos, no contexto da sua competitividade. O objeto de estudo em questão é a Star One, uma joint- venture do setor de telecomunicações, recém-constituída e inserida em um ambiente competitivo de grande complexidade. Foram realizadas entrevistas com toda a diretoria da empresa e um grupo de gerentes envolvidos com o Planejamento Estratégico. Os resultados sugerem que o nível de engajamento dos indivíduos e o modo como se desenvolve a comunicação sobre a estratégia organizacional são os elementos mais importantes para o sucesso de um modelo de Gestão do Desempenho Organizacional.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5263@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5263@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5263
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5263@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5263@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822550325166080