EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@2 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo estudar o currículo da Educação Infantil organizado em torno das datas comemorativas do calendário civil e religioso em duas escolas de Educação Infantil em um dos cinco municípios mais populosos em relação à faixa etária de 0 a 6 anos do estado do Rio de Janeiro. Compreendendo a infância como categoria social e da história, parte da cultura e produtora de cultura, a Educação Infantil como direito da criança e o currículo como experiência de cultura, tem como referência teórica Bakhtin, Vygotsky, Benjamin, Sarmento e autores que pesquisam a escola e o currículo. Procurando compreender por que as escolas de Educação Infantil organizam o currículo em torno de datas comemorativas, se é orientação da rede de ensino e a origem dessa prática; conhecer e compreender práticas e interações entre crianças e adultos, possíveis implicações na constituição de suas subjetividades, se essa prática se relaciona a outras práticas e concepções presentes na instituição e identificar aprendizagens que circulam nesse ambiente. O primeiro capítulo apresenta brevemente a história recente da Educação Infantil no Brasil e a concepção de infância assumida nessa pesquisa. O segundo capítulo procura demonstrar como o tema se encontra presente, apresenta o currículo, as políticas, o debate sobre a Educação Infantil e implicações na prática cotidiana. O terceiro expõe as referências teóricas, estratégias de pesquisa, informações sobre o município, sistema de ensino, escolas pesquisadas e processo de aproximação e inserção no campo. O quarto capítulo trata das observações, entrevistas e análise de documentos. O quinto capítulo intenta sintetizar os pontos mais relevantes dapara a percepção de outras possibilidades de trabalho que sejam efetivamente identificadas com as subjetividades que dialogam na escola. |
id |
PUC_RIO-1_c4722c7e58f2832b5d6ec54b5d9b697d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:21707 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM?EDUCAÇÃO INFANTIL: COM QUANTAS DATAS SE FAZ UM CURRÍCULO?2011-03-17SONIA KRAMER31630863734lattes.cnpq.br/6812712541815164SONIA KRAMERMARIA FERNANDA REZENDE NUNESHILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLOHILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLOMARIA FERNANDA REZENDE NUNES80615015700lattes.cnpq.br/1999281200189715MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta dissertação tem como objetivo estudar o currículo da Educação Infantil organizado em torno das datas comemorativas do calendário civil e religioso em duas escolas de Educação Infantil em um dos cinco municípios mais populosos em relação à faixa etária de 0 a 6 anos do estado do Rio de Janeiro. Compreendendo a infância como categoria social e da história, parte da cultura e produtora de cultura, a Educação Infantil como direito da criança e o currículo como experiência de cultura, tem como referência teórica Bakhtin, Vygotsky, Benjamin, Sarmento e autores que pesquisam a escola e o currículo. Procurando compreender por que as escolas de Educação Infantil organizam o currículo em torno de datas comemorativas, se é orientação da rede de ensino e a origem dessa prática; conhecer e compreender práticas e interações entre crianças e adultos, possíveis implicações na constituição de suas subjetividades, se essa prática se relaciona a outras práticas e concepções presentes na instituição e identificar aprendizagens que circulam nesse ambiente. O primeiro capítulo apresenta brevemente a história recente da Educação Infantil no Brasil e a concepção de infância assumida nessa pesquisa. O segundo capítulo procura demonstrar como o tema se encontra presente, apresenta o currículo, as políticas, o debate sobre a Educação Infantil e implicações na prática cotidiana. O terceiro expõe as referências teóricas, estratégias de pesquisa, informações sobre o município, sistema de ensino, escolas pesquisadas e processo de aproximação e inserção no campo. O quarto capítulo trata das observações, entrevistas e análise de documentos. O quinto capítulo intenta sintetizar os pontos mais relevantes dapara a percepção de outras possibilidades de trabalho que sejam efetivamente identificadas com as subjetividades que dialogam na escola.This thesis aims to study the curriculum of early childhood education organized around the holidays and the calendar in two religious schools Early Childhood Education at one of the five most populous cities in the age group 0 to 6 years in the state of Rio de Janeiro. Understanding childhood as a social category and history, part of the culture and culture producer, early childhood education as a right of the child and the curriculum as experience of culture, has the theoretical background Bakhtin, Vygotsky, Benjamin, Sarmento and authors who have researched the school and curriculum. Trying to understand why schools from kindergarten curriculum organized around the holidays, whether it is orientation of the school system and the origin of this practice, knowledge and understanding of practices and interactions between children and adults, possible implications for the constitution of their subjectivities, if this practice relates to other conceptions in practice and identify learning institution that circulate in this environment. The first chapter briefly presents the recent history of early childhood education in Brazil and the conception of children taken in this research. The second chapter explains how the theme is present, presents the curriculum, policies, the debate on early childhood education and implications for daily practice. The third presents the theoretical references, research strategies, Information about the council, education system, schools and studied the process of approximation and integration in the field. The fourth chapter deals with observations, interviews and document analysis. The fifth chapter attempts to summarize the most relevant aspects of research and dialogue with schools and professionals in their desire to contribute to the perception of other job opportunities that are actually identified with the subjectivities that dialogue at the school.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:24Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21707Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL: COM QUANTAS DATAS SE FAZ UM CURRÍCULO? |
title |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? |
spellingShingle |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA |
title_short |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? |
title_full |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? |
title_fullStr |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? |
title_full_unstemmed |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? |
title_sort |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? |
author |
MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA |
author_facet |
MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SONIA KRAMER |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
31630863734 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6812712541815164 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SONIA KRAMER |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA FERNANDA REZENDE NUNES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
HILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
HILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARIA FERNANDA REZENDE NUNES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
80615015700 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1999281200189715 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA |
contributor_str_mv |
SONIA KRAMER SONIA KRAMER MARIA FERNANDA REZENDE NUNES HILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLO HILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLO MARIA FERNANDA REZENDE NUNES |
description |
Esta dissertação tem como objetivo estudar o currículo da Educação Infantil organizado em torno das datas comemorativas do calendário civil e religioso em duas escolas de Educação Infantil em um dos cinco municípios mais populosos em relação à faixa etária de 0 a 6 anos do estado do Rio de Janeiro. Compreendendo a infância como categoria social e da história, parte da cultura e produtora de cultura, a Educação Infantil como direito da criança e o currículo como experiência de cultura, tem como referência teórica Bakhtin, Vygotsky, Benjamin, Sarmento e autores que pesquisam a escola e o currículo. Procurando compreender por que as escolas de Educação Infantil organizam o currículo em torno de datas comemorativas, se é orientação da rede de ensino e a origem dessa prática; conhecer e compreender práticas e interações entre crianças e adultos, possíveis implicações na constituição de suas subjetividades, se essa prática se relaciona a outras práticas e concepções presentes na instituição e identificar aprendizagens que circulam nesse ambiente. O primeiro capítulo apresenta brevemente a história recente da Educação Infantil no Brasil e a concepção de infância assumida nessa pesquisa. O segundo capítulo procura demonstrar como o tema se encontra presente, apresenta o currículo, as políticas, o debate sobre a Educação Infantil e implicações na prática cotidiana. O terceiro expõe as referências teóricas, estratégias de pesquisa, informações sobre o município, sistema de ensino, escolas pesquisadas e processo de aproximação e inserção no campo. O quarto capítulo trata das observações, entrevistas e análise de documentos. O quinto capítulo intenta sintetizar os pontos mais relevantes dapara a percepção de outras possibilidades de trabalho que sejam efetivamente identificadas com as subjetividades que dialogam na escola. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324915926269952 |