[pt] DESIGN DE SERVIÇOS, COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KARINE DE MELLO FREIRE
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38700@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38700
Resumo: [pt] Esta tese investiga a contribuição do design para a inovação social dos serviços públicos de atenção primária à saúde. Para tanto, a tese foi organizada em três etapas (1) pesquisa em dados secundários sobre os campos do saber do design, dos serviços e do design de serviços; (2) observação participante em um projeto de pesquisa da Lancaster University, chamado Design in Practice, no qual foi possível identificar as abordagens utilizadas pelos designers de serviços voltados à criação de novos serviços de saúde para o Sistema de Saúde Público Inglês (NHS); (3) pesquisa-ação para avaliar o potencial do método, pela criação de um novo serviço de atenção à saúde, no contexto brasileiro, voltado aos portadores de diabetes tipo II. Esta foi conduzida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Gaúcha, na cidade de Porto Alegre, a partir da aplicação da abordagem projetual centrada na experiência dos usuários. Nessa etapa, foi possível fazer uma intervenção de design de serviços, criar um novo serviço de atenção de saúde aos portadores de diabetes tipo II e avaliar os resultados alcançados pelo novo serviço. Os resultados encontrados sugerem que a competência em design pode contribuir de diferentes maneiras para criação de serviços de atenção básica à saúde, a saber: (1) pela interpretação do valor e do significado do serviço para os diferentes atores envolvidos no seu uso; (2) pela tradução desse conhecimento em uma linguagem visual compreensível a todos, possibilitando a (co)criação de uma solução; (3) pela configuração do conceito do serviço, contribuindo para a construção de um argumento persuasivo sobre como as pessoas devem agir em uma determinada situação; (4) pela inclusão das pessoas, cujo comportamento precisa ser afetado, no processo de (co)criação desse argumento, favorecendo o surgimento de uma inovação social. Por fim, a tese apresenta uma proposta de método design de serviços para aqueles que têm por foco uma inovação social.
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